- Advertisement -

cab desportos motorizados

Em julho escrevi aqui para o Bola na Rede que o Diogo Gago era um dos pilotos em quem os portugueses mais podiam depositar esperanças, no futuro. O tempo vai passando e as certezas neste sentido vão aumentando. No passado fim de semana o piloto de São Brás de Alportel sagrou-se campeão junior da 208 Cup, o que lhe permite fazer quatro provas no europeu de ralis (ERC) com o 208 R2 ao serviço da Peugeot Sport.

O europeu júnior em 2015 vai ter seis provas, e quatro estão garantidas ao piloto pela marca do leão. O SATA Rallye Açores, que o piloto fez nos últimos dois anos, pode dar-lhe grandes possibilidades de discutir este troféu – se for feito por sua própria conta -, pese embora os grandes pilotos que irá defrontar. O vencedor de 2014 desta competição é Stéphane Lefebvre, que ao título europeu juntou o WRC3 e o JWRC no campeonato mundial. E porque é que é importante reforçar os títulos conquistados por este piloto francês? Porque foi precisamente o segundo classificado nesta prova, ganha pelo português, e foi o vencedor dos dois anos anteriores; no entanto, é preciso realçar que o piloto não fez o campeonato todo (realizou apenas três provas), enquanto Gago fez cinco provas do campeonato (o que também não corresponde à totalidade da competição).

Na classificação geral deste troféu Diogo Gago foi quarto, com 43 pontos, mas muito longe do vencedor (Charles Martin), que teve 100 pontos e que como prémio tem a possibilidade de correr num 208 T16  em algumas provas da próxima temporada do ERC.

carro
A vila de onde é natural é um dos seus maiores apoiantes financeiros

Se no artigo de julho defendi que () para a época de 2015 o piloto deveria continuar a apostar em carros R2e de preferência num carro melhor do que o C2 com que corre no nosso país; mas em vez de correr em três campeonatos nacionais, devia, na minha opinião, correr ou no europeu ou no mundial (), com este resultado a parte do europeu já está, de certa forma, cumprida e o ideal seria conseguir apoios para as duas provas que não fará para o campeonato júnior na equipa da Peugeot Sport, e assim poder lutar por este troféu com todas as condições e ganhar mais experiência a nível europeu, quer de provas, quer de competitividade. Com esta parte do ERC cumpre uma parte do que defendi como ideal, e com isto penso que deve manter-se no campeonato francês, na competição dos 208, e escolher entre o campeonato português e o espanhol. Seja qual for a opção, será sempre o campeonato menos importante para o seu desenvolvimento enquanto piloto.

Mais para a frente – provavelmente só em 2015 – saberemos ao certo o que vai ser a temporada de ralis de Diogo Gago. O que sabemos para já? O algarvio em 2015 tem uma oportunidade de ouro para melhorar ainda mais enquanto piloto.

 

Todas as fotos foram retiradas do Facebook de Diogo Gago

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgiy Sudakov assume alívio: «5 meses depois, finalmente voltei a jogar sem dores. Sentia falta disto»

Georgiy Sudakov jogou ontem pelo Benfica na derrota frente ao Flamengo por 2-1. O ucraniano assumiu o alívio de já não ter dores.

Alejandro Garnacho pode sair do Chelsea e rumar a Itália: eis a situação

Alejandro Garnacho pode deixar o Chelsea neste mercado de verão. Fica a par da situação a envolver as partes e a AS Roma, que mostra interesse.

Zeno Debast: «Ficar de fora enquanto o teu país luta por um sonho é uma dor que não desejaria a ninguém. Dei tudo para...

Zeno Debast não somou minutos do Mundial 2026 devido a lesão. Defesa da Bélgica reagiu com mensagem nas redes sociais.

Erling Haaland e o Mundial 2026: «Foram as melhores semanas e a melhor jornada que tive em toda a minha vida»

Palavras de Erling Haaland após a derrota da Noruega frente à Inglaterra por 2-1 e consequente eliminação nos quartos de final do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Noruega: «Demos tudo o que podíamos e os jogadores foram fenomenais durante todo o torneio»

A Noruega perdeu contra a Inglaterra por 2-1 e foi eliminada nos quartos de final do Mundial 2026. Eis a reação de Stale Solbakken.

Lionel Scaloni comenta Argentina x Suíça e já olha para a Inglaterra: «Vai-nos trazer muitas dificuldades»

A Argentina venceu a Suíça por 3-1 e apurou-se para as meias-finais do Mundial 2026. Esta é a reação do selecionador Lionel Scaloni.

Lionel Messi reage ao Argentina x Suíça e já perspetiva jogo com a Inglaterra: «Vai ser uma meia-final especial»

Lionel Messi e Julián Álvarez reagiram ao Argentina x Suíça. Triunfo por 3-1 e passagem para as meias-finais do Mundial 2026.