ERC, Rali Fafe/Montelongo: Só dinheiro pode parar o russo

- Advertisement -

Em 2018, olhava para a busca por patrocínios da dupla portuguesa de Bruno e Hugo Magalhães para realizarem provas do Campeonato da Europa de Ralis (FIA ERC) e poderem sagrar-se campeões. Em 2020, a pandemia trazia um projeto muito interessante para Bruno Magalhães, que, apesar de saber que a Team Hyundai Portugal estava reduzida a um carro, iria lutar em duas frentes: o Europeu e o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Infelizmente, a pandemia da COVID-19 deitou por terra o projeto europeu e Bruno focou-se apenas no CPR.

Em 2020, já com um título de campeão europeu vencido ao português em 2018, Alexey Lukyanuk encontra-se na mesma situação. O russo, que venceu duas das três rondas até agora realizadas no ERC, procura financiamento para terminar o campeonato, que promete animação, numa luta com Oliver Solberg.

Desta vez, a ronda portuguesa do europeu não foi à ilha de São Miguel, nos Açores, mas sim a Fafe, para o Rali Fafe/Montelongo. As especiais de terra vulcânica foram trocadas pelo asfalto continental, num rali extremamente difícil para todas as equipas, com as condições meteorológicas que se fizeram sentir.

A presença de Oliver Solberg atraia muita atenção, com o jovem piloto, filho do Campeão do Mundo de Rais de 2003, Peter Solberg, a trazer a Portugal o Volkswagen Polo GTI R5. Logo no shakedown, Solberg obrigou a trabalhos redobrados da equipa. Uma batida forte que danificou o carro alemão levou a noitada por parte dos mecânicos, mas, na manhã seguinte, a dupla seguia o seu caminho.

Infelizmente, não era o rali do jovem sueco. Um problema mecânico retirou-lhe da luta pela vitória. Quem mais beneficiou foi Lukyanuk, que controlou a seu belo prazer o rali.

Ainda assim, a carpete vermelha não estava completamente estendida para o russo. Um pião na penúltima especial e a luta pela vitória fazia-se a três no derradeiro troço. Numa autêntica tempestade, a chuva não deu tréguas, mas Lukyanuk, no seu estilo ‘flat out’, compensou o erro e não vacilou, vencendo mesmo o Rali Fafe/Montelongo.

São duas vitórias em três rondas em 2020. Se acho que o russo merecia estar num WRC3? Acho, mas aqui no Campeonato da Europa não está nada mal também. E só espero que quem tem o dinheiro possa ver isso, porque o russo merece continuar a sua caminhada e as lutas Lukyanuk/Solberg vão ser para se recordar daqui a um par de anos.

Nas hostes portuguesas, João Barros e Jorge Henriques foram os melhores em termos de posição à geral. A dupla do Citroën C3 R5 foi 13.º da geral, embora ainda ‘namoriscasse’ com o top 10. Já Aloísio Monteiro e Sancho Eiró (Skoda Fabia R5) terminaram o Rali de Fafe/Montelongo na 21º posição da geral. Manuel Pereira e Pedro Magalhães (Peugeot 208 R2) terminaram na 28º posição da geral.

Em termos de duas rodas motrizes, Pedro Almeida e Hugo Magalhães levaram o Peugeot 208 Rally4 ao pódio na categoria ERC3 Junior. O jovem Almeida, que este ano ‘deu um passo atrás’, está a trabalhar muito bem e acredito que vá colher os frutos brevemente.

Fonte: The Racing Factory

Em estreia no Europeu, Mário Castro e Ricardo Cunha utilizaram o Ford Fiesta R2T na categoria ERC3. Infelizmente, problemas na máquina e algumas escolhas mais conservadoras de pneus resultaram no quinto lugar nesta categoria.

Foto de Capa: FIA ERC

Artigo revisto por Mariana Plácido

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Silva muito elogiado dentro do FC Porto após chegar aos 1000 jogos: «Estamos muito contentes por tê-lo na equipa»

Thiago Silva chegou aos 1000 jogos na carreira e houve várias reações. Entre elas a de Alan Varela, médio do FC Porto.

Alan Varela antevê Braga x FC Porto: «Se não estou equivocado, nem Benfica nem Sporting ganharam em casa do Braga»

Alan Varela antevê deslocação do FC Porto ao terreno do Braga para a Primeira Liga. Médio argentino fala ainda sobre outros temas.

Sporting: Há 4 gigantes europeus de olho em Maxi Araújo

Maxi Araújo tem quatro gigantes de olho. Chelsea, Atlético Madrid, AC Milan e Tottenham mostram interesse no jogador do Sporting.

Alisson Santos muito elogiado no Nápoles: «Tem as características que procurávamos»

Alisson Santos foi alvo de vários elogios por parte de Giovanni Manna, diretor desportivo do Nápoles. Extremo está emprestado pelo Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes reage ao empate do Manchester United: «Ficámos desapontados, queríamos o resultado»

Bruno Fernandes analisou o empate do Manchester United com o Bournemouth na Premier League. Eis o que o médio disse.

Michael Carrick e o empate do Manchester United: «Podíamos ter conseguido mais esta noite, mas não é o fim do mundo»

Michael Carrick já reagiu ao empate do Manchester United com o Bournemouth (2-2) para a Premier League.

Imprensa brasileira garante: William Gomes atrai clubes da Premier League e FC Porto define preço

William Gomes atraiu clubes da Premier League. FC Porto avalia uma possível venda entre os 60 e os 70 milhões e euros.