📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

24 anos depois, Portugal volta a ter um Grande Prémio de Fórmula 1

- Advertisement -

24 de julho de 2020. É preciso guardar este dia na agenda, porque foi o dia em que foi oficializado pela Fórmula 1 que Portugal voltará a ter um Grande Prémio da modalidade, 24 anos depois do último realizado em terras lusas.

E, o palco escolhido, como há muito se fazia «burburinho», é o Autódromo Internacional do Algarve, situado em Portimão. Pela primeira vez, o circuito algarvio recebe um evento deste calibre, sendo que os últimos Grandes Prémios de Portugal passaram por circuitos no Porto, Monsanto e Estoril.

Para além de Portimão, nesta última sexta-feira foram anunciados mais dois circuitos que há muito não entravam no calendário. Os circuitos históricos de Nurburgring, na Alemanha, e Imola, em São Marino (Itália), juntar-se-ão à festa do calendário mais inimaginário dos últimos tempos.

Em contrapartida, Grandes Prémios realizados no continente americano foram devidamente cancelados. Países como Canadá, EUA, México e Brasil, que acolheram a Fórmula 1 durante anos, mostraram-se vulneráveis à realização de eventos, à conta do crescimento de casos de infeção por COVID-19.

Agora, chegamos à parte que mais nos interessa: O Grande Prémio de Portugal de 2020 realizar-se-á no fim-de-semana de 23 a 25 de outubro, e, ao que tudo indica, poderá ser dos primeiros eventos do calendário – se não mesmo o primeiro – a contar com público nas bancadas.

A sede de Fórmula 1 em Portugal é tanta que parece que, por um pouco, nos esquecemos que estamos ainda a viver numa pandemia, que tem assolado o mundo por aí fora.

Mas, a verdade é que, se não fosse a pandemia, a hipótese de termos em Portugal um Grande Prémio era nula, tendo em conta a emergência no mercado de países como o Vietname e países do Médio Oriente, e, por isso, a esperança e a possibilidade remota de que, até outubro, as coisas melhorem em termos de saúde pública, é muito grande.

E, em resposta a esta questão, cerca de 5.000 bilhetes já estão a ser disponibilizados e vendidos, através do site do Autódromo Internacional do Algarve.

Seja de que maneira for que o evento seja realizado, os esforços foram feitos para que, 24 anos depois, o tão esperado dia chegasse: O dia em que voltamos a ver a prova rainha do desporto motorizado em Portugal. De facto, nada disto seria possível sem a dedicação das entidades responsáveis por este regresso, nomeadamente o próprio AIA e o seu CEO, Paulo Pinheiro.

Este também acaba por ser um «prémio» aos fãs portugueses, que tanto esperavam por esta oportunidade. A oportunidade única de voltar a ver a Fórmula 1 em Portugal, numa condição que deveria ser fechada ao público, porém, também poderá haver a possibilidade de juntar-se o útil ao agradável e ter fãs nas bancadas. É apenas majestoso e ainda irreal.

Em suma, Portimão acarreta um circuito de que se gosta à primeira vista, uma pista complexa que agrada tanto às equipas, como aos pilotos. Da nossa parte, esperamos ver um regresso em grande do GP de Portugal, que, quer seja com público ou não, prova que o nosso país tem capacidade para organizar e levar avante eventos desta dimensão. E que seja para continuar assim.

Foto de Capa: Autódromo Internacional do Algarve

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis as 6 baixas de peso do Bayer Leverkusen para o jogo contra o Benfica na Champions League

O Bayer Leverkusen está a contas com várias baixas para o duelo diante do Benfica. Jogo da quarta jornada da fase de liga da Champions League.

«Irei tomar as melhores decisões no mercado e na construção do plantel do Benfica» – Entrevista Bola na Rede a Tomás Amaral

Em entrevista ao Bola na Rede, Tomás Amaral aponta vários erros à gestão das transferências nos últimos anos e para a identificação do potencial, para os mercados globais e para o que deve implicar a construção do plantel do Benfica.

John McGinn renova contrato com o Aston Villa até 2028

O Aston Villa anunciou a renovação do contrato com John McGinn. O médio escocês de 31 anos estendeu o vínculo até junho de 2028.

Daniele De Rossi perto de voltar ao ativo para assumir equipa da Serie A

O Genoa está em vias de confirmar Daniele De Rossi como novo treinador. O técnico italiano está sem clube desde que deixou a AS Roma no início da época passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões anuncia saída de João Nuno Fonseca do comando da equipa

João Nuno Fonseca já não é treinador do Leixões. O jovem técnico de 36 anos vai ser substituído, de forma interina, por Fernando Valente.

Rui Vitória também está a ser avaliado pelo Wolverhampton

Rui Vitória também é opção para assumir o Wolverhampton. O técnico português está sem clube desde que foi despedido do Panathinaikos.

Benfica aplica goleada frente ao Bayer Leverkusen para a Youth League

O Benfica recebeu e venceu o Bayer Leverkusen por cinco bolas a zero, em jogo da quarta jornada da Youth League.