A “queda aparatosa” da McLaren | Fórmula 1

    modalidades cabeçalho

    A McLaren, uma das equipas com mais história na Fórmula 1, começou a época da pior forma: não fizeram qualquer ponto e o carro do Oscar Piastri teve problemas de motor, o que obrigou a saída antecipada do piloto australiano. Por isso, a estreia de Piastri na F1 não foi nada memorável para os fãs da equipa.

    Lando Norris foi o pior piloto entre os 17 profissionais que terminaram a corrida. O piloto britânico da McLaren nem teve um mau começo, mas os problemas mecânicos obrigaram Norris a fazer seis paragens ao longo da corrida. Graças aos entraves dos motores da McLaren, a equipa voltou a não pontuar, algo que já tinha acontecido no ano passado, quando os pilotos eram Daniel Ricciardo e Lando Norris.

    Um piloto que deverá estar a sorrir com a atual situação da McLaren é Daniel Ricciardo. O carismático australiano aceitou a proposta de rescisão de contrato da direção da equipa laranja e branca, que resultou num encaixe de 18 milhões de dólares para o atual piloto de reserva da Red Bull Racing. Daniel Ricciardo sabia antes do final da última época que não ia continuar na McLaren, e chegou a ter uma proposta da Haas, mas rejeitou o convite para regressar à equipa austríaca. Ricciardo foi o único piloto ao serviço da McLaren a vencer uma corrida desde o GP do Brasil de 2012.

    A direção da equipa britânica escolheu Oscar Piastri para o seu lugar, o vencedor da Fórmula 3 de 2020 e da Fórmula 3 de 2021. O anúncio da contratação de Piastri para a McLaren não foi o melhor de todos os tempos: a Alpine anunciou que Piastri era o substituto de Fernando Alonso na equipa, mas o britânico afirmou que não assinou qualquer contrato e, por isso, não ia ser um dos pilotos da equipa francesa em 2023.

    Lando Norris estreou-se na Fórmula 1 em 2019, após ter ficado em segundo lugar no campeonato da Fórmula 2 de 2018. O jovem piloto era um dos promissores, apesar de ser filho de um dos britânicos mais ricos do país: Adam Norris. O número 4 da McLaren apenas não ficou no top 10 na sua época de estreia – terminou na 11.ª posição.  O jovem britânico está a ser um dos pilotos mais consistentes da Fórmula 1 e, por isso, poderá ser a salvação da equipa esta época.

    Os anos de glória da McLaren não devem voltar tão cedo: o último ano em que venceram o Campeonato dos Pilotos foi em 2008 com Lewis Hamilton e o último Campeonato dos Construtores foi em 1998. Ou seja, a última vez que a McLaren venceu um troféu de final de época foi há 15 anos. McLaren começou 2023 com o pé esquerdo, tal como aconteceu no ano passado, e estão a tentar repetir no mínimo o feito do ano passado: ficaram em 5.º no Campeonato de Construtores. O trajeto vai ser longo para a equipa britânica, especialmente por um dos pilotos ser novo na Fórmula 1, mas nada está perdido ainda.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.