Antevisão GP Abu Dhabi: McLaren tem tudo na mão

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: NORRIS COM A POLE POSITION, À FRENTE DE PIASTRI E SAINZ, MAS LECLERC SAI DA ÚLTIMA LINHA DA GRELHA

O principal aliciante para a última prova de Fórmula 1 do ano, em Abu Dhabi, é saber quem é que se sagra campeão de construtores: McLaren ou Ferrari. Na derradeira qualificação, foi a equipa britânica a dar um passo decisivo nesse sentido, assegurando que sai com os dois carros na primeira linha da grelha.

Lando Norris também deu um passo importante rumo ao vice-campeonato de pilotos, conquistando a pole position para o Grande Prémio de Abu Dhabi. O britânico fez a sua melhor volta em 1:22.595 minutos, batendo o colega de equipa Oscar Piastri por 0.209 milésimos de segundo. Tendo em conta a distância nos treinos livres, Carlos Sainz não fez um mau trabalho com o seu Ferrari, qualificando-se em terceiro, apenas a 0.020 segundos de Piastri.

Contudo, a qualificação de Charles Leclerc faz com que seja bastante complicado à Ferrari festejar o título de construtores. O monegasco teve a sua última tentativa da Q2 eliminada por limites de pista na curva 1 e isso fez com que se qualificasse apenas em 14.º. Se juntarmos a isso uma penalização de dez lugares por troca de bateria no seu carro, Leclerc vai sair da 19.ª e penúltima posição, apenas à frente de Franco Colapinto, que também tem uma penalização.

Nico Hulkenberg fez um brilharete com a Haas, que procura bater a Alpine e terminar o campeonato de construtores em sexto, com o alemão a qualificar-se em quarto, à frente de Max Verstappen. O campeão do mundo tinha a pole provisória apesar de um enorme save na última curva da primeira volta, mas não melhorou na última tentativa e caiu para a quinta posição. Pierre Gasly foi sexto e tentará conquistar no domingo os pontos que a Alpine precisa para terminar em sexto, com George Russell em sétimo, Fernando Alonso em oitavo, Valtteri Bottas em nono (ainda à procura dos primeiros pontos da época) e Sergio Pérez a fechar o top-10.

Pela Q2, ficaram Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Lance Stroll, Charles Leclerc (com a tal volta apagada) e Kevin Magnussen. O dinamarquês da Haas derrubou um cone no final da Q1 e foi para a Q2 com um carro danificado. O derrube desse cone ajudou a proporcionar a maior surpresa da Q1, com Lewis Hamilton, a fazer a sua última qualificação pela Mercedes, a ficar com o cone preso debaixo do carro e a ser apenas 18.º em qualificação, atrás de Alex Albon (que tem a mesma penalização de Franco Colapinto) e de Zhou Guanyu. O britânico apenas conseguiu bater Colapinto e o estreante Jack Doohan, a substituir Esteban Ocon na Alpine.

EQUIPA A TER EM CONTA

McLaren – A Ferrari só será campeã de construtores no domingo se recuperar 22 pontos à McLaren. Com a equipa papaia a começar em primeiro e em segundo e com os Ferrari em terceiro e em 19.º, a McLaren só perde o título se algo de muito surpreendente acontecer.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Nico Hulkenberg – Com tantas coisas a ter em atenção nesta última corrida, a luta pelo sexto lugar no campeonato de construtores é uma delas. A Alpine tem vantagem neste momento, mas a Haas tem estado muito rápida neste fim de semana e Hulkenberg fez uma grande qualificação.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid recebe péssima notícia na partida frente ao Marselha: reforço sai lesionado

O Real Madrid está a enfrentar o Marselha na primeira jornada da Champions League. Trent Alexander-Arnold saiu lesionado.

Leandro Andrade aproveita buraco na defesa do Benfica e reduz desvantagem do Qarabag

Leandro Andrade aproveitou um buraco na defesa encarnada e reduziu a desvantagem azeri. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Geovany Quenda define objetivo do Sporting na Champions League e afirma: «O Sporting tem de estar sempre a disputar grandes competições»

Geovany Quenda deverá vestir a camisola do Sporting durante esta edição da Champions League. O jogador falou sobre a prova milionária.

Georgiy Sudakov soma 2ª assistência na estreia a titular e Vangelis Pavlidis faz o 2-0 no Benfica x Qarabag

Vangelis Pavlidis dobrou a vantagem encarnada na estreia na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Barrenechea estreia-se a marcar pelo Benfica e adianta águias contra o Qarabag na Champions League

Enzo Barrenechea marcou o primeiro golo desde que chegou a Portugal na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Desta vez não houve um St. Juste para travar Gabriel Martinelli e o Arsenal arranca a Champions League com vitória sobre o Athletic

O Arsenal estreou-se na Champions League com uma vitória em Bilbao. Gunners alinharam com Viktor Gyokeres no onze titular e substituído.

Candidato à presidência do Fenerbahçe deixa recado a Mário Branco: «Caímos na armadilha na transferência de Kerem Akturkoglu»

Hakan Bilal Kutlualp é candidato à presidência do Fenerbahçe. O dirigente falou na transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco.