Antevisão GP Abu Dhabi: Red Bull está de volta

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN E PÉREZ NA PRIMEIRA LINHA DA GRELHA, FERRARI NA SEGUNDA, MERCEDES NA TERCEIRA

Está quase a terminar a temporada de 2022 de Fórmula 1 e é a Red Bull que parte na frente. Max Verstappen, há muito campeão do mundo pela segunda vez, garantiu a pole position para a corrida, seguido do companheiro de equipa Sergio Pérez, confirmando a teoria de que a equipa austríaca teria o melhor carro para esta prova. As surpresas surgiram mais atrás.

Os treinos livres davam a ideia de que a Ferrari iria ter dificuldades nos capítulos do ritmo de qualificação e de corrida, com a Mercedes a ser apontada como a maior adversária da Red Bull nos dois aspetos. Contudo, a Ferrari renasceu na qualificação, com a Mercedes a cair. Charles Leclerc vai partir do terceiro, tendo ficado ainda a 268 milésimos de Verstappen, com Carlos Sainz mais atrás, a 418 milésimos. Quer isto dizer que Pérez e Leclerc saem colados um ao outro na grelha, lembrando que estão empatados na tabela classificativa na luta pelo segundo lugar.

E depois de uma corrida dominante no Brasil, e de treinos livres que apontavam a que ficasse atrás da Red Bull, mas à frente da Ferrari, a Mercedes voltou ao registo de qualificação a que mais nos habituou este ano. Lewis Hamilton (que completa a época sem uma única pole position), foi quinto classificado, a 684 milésimos da pole, com George Russell em sexto, três milésimos atrás. A Mercedes tem sempre melhor ritmo de corrida, mas isso vale de pouco quando se parte de quinto e sexto.

Mais atrás, outras notas de destaque. Desde logo para a luta entre Alpine e McLaren pelo quarto lugar no campeonato de construtores, que ainda não está fechada, embora esteja bastante inclinada para a marca francesa. Lando Norris, com uma boa qualificação, foi o melhor do segundo pelotão, batendo Esteban Ocon, que foi oitavo. Daniel Ricciardo chegou à Q3 e foi décimo (deverá ser piloto reserva da Red Bull em 2023), mas o australiano tem uma penalização de três lugares, o que promove Fernando Alonso (11.º na qualificação) ao décimo posto.

Por fim, destacar Sebastian Vettel. O alemão está de saída na Fórmula 1 e parece ter-se divertido nesta qualificação, com excelentes voltas na Q1 e na Q2 que o permitiram chegar ao segmento derradeiro. Na Q3, Vettel fez apenas uma volta que o colocou na nona posição final. O Aston Martin é outro carro que se costuma sair melhor na corrida do que na qualificação, o que pode ser bom para o tetracampeão.

A temporada termina amanhã e esta qualificação abriu o apetite para as lutas que ainda estão em aberto nos vários campeonatos. Vamos ver se a corrida corresponde.

Foto de Capa: Red Bull Racing

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.