Antevisão GP Abu Dhabi: Red Bull está de volta

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN E PÉREZ NA PRIMEIRA LINHA DA GRELHA, FERRARI NA SEGUNDA, MERCEDES NA TERCEIRA

Está quase a terminar a temporada de 2022 de Fórmula 1 e é a Red Bull que parte na frente. Max Verstappen, há muito campeão do mundo pela segunda vez, garantiu a pole position para a corrida, seguido do companheiro de equipa Sergio Pérez, confirmando a teoria de que a equipa austríaca teria o melhor carro para esta prova. As surpresas surgiram mais atrás.

Os treinos livres davam a ideia de que a Ferrari iria ter dificuldades nos capítulos do ritmo de qualificação e de corrida, com a Mercedes a ser apontada como a maior adversária da Red Bull nos dois aspetos. Contudo, a Ferrari renasceu na qualificação, com a Mercedes a cair. Charles Leclerc vai partir do terceiro, tendo ficado ainda a 268 milésimos de Verstappen, com Carlos Sainz mais atrás, a 418 milésimos. Quer isto dizer que Pérez e Leclerc saem colados um ao outro na grelha, lembrando que estão empatados na tabela classificativa na luta pelo segundo lugar.

E depois de uma corrida dominante no Brasil, e de treinos livres que apontavam a que ficasse atrás da Red Bull, mas à frente da Ferrari, a Mercedes voltou ao registo de qualificação a que mais nos habituou este ano. Lewis Hamilton (que completa a época sem uma única pole position), foi quinto classificado, a 684 milésimos da pole, com George Russell em sexto, três milésimos atrás. A Mercedes tem sempre melhor ritmo de corrida, mas isso vale de pouco quando se parte de quinto e sexto.

Mais atrás, outras notas de destaque. Desde logo para a luta entre Alpine e McLaren pelo quarto lugar no campeonato de construtores, que ainda não está fechada, embora esteja bastante inclinada para a marca francesa. Lando Norris, com uma boa qualificação, foi o melhor do segundo pelotão, batendo Esteban Ocon, que foi oitavo. Daniel Ricciardo chegou à Q3 e foi décimo (deverá ser piloto reserva da Red Bull em 2023), mas o australiano tem uma penalização de três lugares, o que promove Fernando Alonso (11.º na qualificação) ao décimo posto.

Por fim, destacar Sebastian Vettel. O alemão está de saída na Fórmula 1 e parece ter-se divertido nesta qualificação, com excelentes voltas na Q1 e na Q2 que o permitiram chegar ao segmento derradeiro. Na Q3, Vettel fez apenas uma volta que o colocou na nona posição final. O Aston Martin é outro carro que se costuma sair melhor na corrida do que na qualificação, o que pode ser bom para o tetracampeão.

A temporada termina amanhã e esta qualificação abriu o apetite para as lutas que ainda estão em aberto nos vários campeonatos. Vamos ver se a corrida corresponde.

Foto de Capa: Red Bull Racing

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.