A ANTEVISÃO: MERCEDES AMEAÇAVA FAZER MELHOR (RUSSELL ESTEVE PERTO), MAS A POLE É DO CAMPEÃO
A terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Cidade do México terminou com a Mercedes bastante à frente da concorrência, o que chamou a atenção dos fãs, que antecipavam uma luta a três pela pole position. No final, foi Max Verstappen que puxou dos galões de campeão e garantiu a primeira posição na grelha, à frente dos Mercedes, com a Ferrari a desapontar.
No final das primeiras voltas da Q3, Max erstappen já detinha a pole provisória, com 1:17.947 segundos, com vantagem de pouco mais de um décimo para o Mercedes de George Russell (Lewis Hamilton tinha ficado pouco atrás do colega de equipa, mas teve a volta apagada por exceder limites de pista). Pérez vinha em terceiro, Sainz em quarto, Bottas (grande qualificação) em quinto e Leclerc em sexto.
First runs in – and Max takes P1!
Russell and Perez are behind, with Hamilton yet to set a time after having his first effort deleted#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/9DGXcOpqo0
— Formula 1 (@F1) October 29, 2022
Nas segundas voltas, pouco mudou em termos de posições, com Hamilton a recuperar o terceiro lugar que tinha perdido pela infração com os limites de pista, ficando no final a três décimos de Verstappen (que melhorou a sua volta, o que não aconteceu com toda a gente, passando para 1:17.775). Russell ficou a lamentar um erro na sua última volta, que lhe invalidou inclusivamente o tempo, embora o seu engenheiro tenha dito no final que, mesmo com o erro, talvez não fosse suficiente para a pole position.
Sergio Pérez, incrivelmente apoiado no Autódromo Hermanos Rodríguez, ficou em quarto lugar, sem ameaçar Max Verstappen, com a Ferrari a desiludir bastante. A equipa que costuma ter a qualificação como o seu ponto forte só conseguiu colocar Carlos Sainz em quinto e Charles Leclerc em sétimo, com Valtteri Bottas a separá-los (já tinha sido quarto na Q1 e sexto na Q2). Lando Norris, Fernando Alonso e Esteban Ocon completam o top-10.
Daniel Ricciardo ficou a apenas 35 milésimos de se juntar a Norris na Q3, mas qualificou-se à frente de Zhou Guanyu, que não conseguiu replicar a exibição do colega de equipa, e dos AlphaTauri. Mais para trás ficaram a Haas (embora Mick Schumacher pudesse ter chegado à Q2 se não tivesse excedido os limites de pista), a Aston Martin (depois de alguns bons Grandes Prémios, voltou a vacilar em qualificação) e a Williams.
EQUIPA A TER EM CONTA
Best qualifying result of the year. Proud 💙💜 pic.twitter.com/6OgHtrOzU4
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) October 29, 2022
Mercedes – Os flechas de prata estão a sentir-se confiantes para o fim de semana, confiança essa refletida pelas palavras de ambos os pilotos após a qualificação. Segundo e terceiro lugares em qualificação não é um mau resultado, sabendo que o ritmo de corrida tem sido sempre melhor este ano. Perspetiva-se um grande duelo entre Mercedes e Red Bull.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
1:18.401 – @ValtteriBottas splits the Ferraris and he’s P6!
Mighty session for the Finn, who will start UP THERE tomorrow! 🤩#MexicoGP
— Alfa Romeo F1 Team ORLEN (@alfaromeoorlen) October 29, 2022
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Fora das três grandes equipas, o finlandês foi a grande estrela da qualificação. Quarto na Q1, sexto na Q2 e sexto na Q3 é um brilhante resultado para um piloto da Alfa Romeo. Bottas não pontua desde o Canadá (nona ronda do campeonato) e tem uma excelente oportunidade para voltar a fazê-lo amanhã.