GP Abu Dhabi: De emoção só a despedida de Massa

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Sem contas por acertar, o mundial de F1 chegava ao fim no GP de Abu Dhabi. Com Lewis Hamilton campeão e Sebastian Vettel praticamente vice-campeão, os pontos altos eram certamente a luta de Construtores pela 6ª posição entre a Renault, Toro Rosso e a Haas e onde todos os pilotos querem dar o seu melhor na última prova de 2017 e a última prova de Felipe Massa na Fórmula 1.

Na qualificação, Bottas conquistou a Pole e Hamilton partiu de 2º, a Ferrari com Vettel alcançou a 3ª posição e Raikkonen a 5ª, e a Red Bull com Ricciardo em 4º e Verstappen em 6º lugar. A Mercedes finalizou o ritmo que se adivinhava nos treinos, na qualificação, e era de esperar um passeio para os germânicos na corrida, o que se viria a verificar.

No último tiro de partida de 2017, nada mudou no top 10, Bottas liderou de fio a pavio com Hamilton a rodar a menos de 2 segundos de distância, e os Mercedes paulatinamente abriram uma vantagem para Vettel bastante confortável. Raikkonen beneficiou do abandono de Ricciardo para alcançar o 4º posto e Verstappen nunca conseguiu incomodar o finlandês da Ferrari. Na luta pelo 6º lugar de Construtores a Renault levou a melhor, com Hulkenberg a terminar em 6º.

A corrida de Abu Dhabi teve pouco ou nada de emoção, não houve despiques nos lugares cimeiros, lutas só mesmo entre a meio e fim do pelotão e tivemos uma reedição da luta entre Massa e Alonso desta feita pela 9ª posição, com o brasileiro a conquistar o último lugar pontuável.

Final do campeonato em Abu Dhabi na vitória de Bottas Fonte: Fórmula 1
Final do campeonato em Abu Dhabi na vitória de Bottas
Fonte: Fórmula 1

O Mundial de F1 de 2017 chegou ao fim, Hamilton com a Mercedes conquistou o seu 4º título mundial mais cedo do que se pensava, foi no México mas provavelmente em circunstâncias normais seria em Abu Dhabi, no entanto, após uma maré de azar misturada com incompetência, a Ferrari deitou tudo a perder em Singapura, Malásia e Japão e entregou os títulos ao germânicos. Foi um ano particularmente emocionante entre Ferrari e Mercedes, com Vettel e Hamilton a serem os grandes protagonistas, como há uns bons anos não se via. Sinal mais para o ritmo de Verstappen, o holandês da Red Bull teve altos desempenhos este ano, só não obteve mais e melhor devido à falta de fiabilidade do motor Renault.

Para 2018, a F1 irá sofrer novamente novas mudanças nos regulamentos e na estética, com a introdução do ‘Halo’ e na redução de motores por ano para 3 por piloto. Resta saber se irá criar muitas controvérsias, aliás, o ‘Halo’ já criou, cria e certamente que irá criar mais vozes críticas. Em termos de equipas, para 2018, quer a Mercedes, Ferrari e Red Bull vão manter os seus pilotos, todos na mira de em 2019, devido ao final de contratos de Vettel, Bottas e Hamilton, contribuírem para novas mudanças no topo das melhores equipas da modalidade.

Em março de 2018 na Austrália, Hamilton e Vettel são ambos tetra campeões, ambos quererão ter a mão cheia, com Verstappen a ser o principal opositor. Em termos de estética, a introdução do ‘Halo’ marcará uma nova geração na modalidade, que por muitos tem sido criticada.

Foto de Capa: Fórmula 1

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal escolhe sucessor de Darwin Núñez e trata-se de um nome de peso: valor da oferta já é conhecida

O Al Hilal está muito interessado em garantir a contratação de Ollie Watkins, ponta de lança que pertence aos quadros do Aston Villa.

Benfica: defesa central está perto da Luz e prepara-se para criar um problema

Alessandro Circati está muito perto de ser reforço do Benfica no presente mercado de transferências de verão.

Sporting em ação no mercado: leões analisam alternativa para posição carenciada

O Sporting está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo, ainda que o nome de Moncef Zekri agrade à estrutura.

Volte-face do mercado: Darwin Núñez já não vai para o Trabzonspor e tem destino quase definido (será orientado por português)

Darwin Núñez estava perto de assinar com o Trabzonspor, mas o internacional uruguaio deverá assinar com o Al Diriyah.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto leva nega por Santi Giménez: os valores da proposta apresentada pelos dragões

O FC Porto tentou a contratação de Santi Giménez nas últimas horas. O AC ilan rejeitou a proposta feita pelos dragões.

Lyon de Paulo Fonseca empata frente ao Fenerbahçe com golo de reforço: Eis os resultados de todos os jogos do play-off de acesso à...

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na Turquia diante do Fenerbahçe com um golo de Openda, deixando a eliminatória da Champions por decidir.

Antigo alvo do Benfica no mercado de inverno é oficializado no AZ Alkmaar por 4,5 milhões de euros

Stije Resink, médio apontado ao Benfica no último inverno, é agora reforço oficial do AZ Alkmaar para as próximas cinco temporadas.