GP do Brasil: loading champion, 99% complete

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesChuva no Brasil, vitória de um inglês, um alemão perto da glória e um holandês a brilhar. A internacionalização tomou conta do Circuito de Interlagos neste fim-de-semana.

Rosberg ganhava e era campeão. Hamilton estava concentrado em evitar a festa antecipada. O piloto inglês pôs as suas ambições em prática ao conquistar a pole-position, a 60.ª da carreira. Rosberg seguiu o colega de equipa de perto e garantiu mais uma dobradinha para a Mercedes. Desta vez, Raikkonen foi melhor do que os Red Bull e fechou os três primeiros do grid. Verstappen foi mais rápido do que Vettel e Ricciardo acabou por não conseguir acompanhar o colega de equipa, posicionando-se atrás do Ferrari.

A surpresa da qualificação foi Romain Grosjean, que alcançou uma Q3 de altíssimo nível. O francês da Haas iria sair da sétima posição da grelha, mas um despiste na volta de instalação impediu-o de sequer começar a corrida.

E o que aconteceu a Grosjean antes da bandeira de xadrez, foi acontecendo ao longo do atribulado GP. Choveu intensamente durante todo o fim-de-semana em São Paulo, e as condições atmosféricas que se faziam sentir à hora de início da prova não eram as melhores.

A chuva complicou muito a prova no Brasil Fonte: Red Bull
A chuva complicou muito a prova no Brasil
Fonte: Red Bull

A Direcção de Corrida decidiu que o GP iria começar atrás do safety-car; aquilo que, à partida, parecia ser uma má notícia para Lewis Hamilton, acabou por se provar o controlo que o inglês precisava para conseguir a vitória. Todos os pilotos arrancaram então com pneus full-wet – os rasgos destes pneus retiram 105 litros de água a cada 100 metros.

À oitava volta, o Grande Prémio começou a sério e Hamilton soube segurar a competição. Verstappen foi rápido o suficiente para ultrapassar Raikkonen e infiltrar-se nos três primeiros. Os pilotos começaram a ganhar confiança, numa pista que continuava inundada. Multiplicaram-se as idas às boxes para trocar para intermédios; os três da frente, ainda assim, jogaram pelo seguro.

Mas na vigésima volta, bandeira vermelha. Kimi Raikkonen despista-se na recta da meta e a corrida é interrompida. Nesta altura, a visibilidade é reduzida e o perigo é constante. Prova disso são as imagens do acidente de Raikkonen: o finlandês perdeu o controlo do carro, que atravessou a pista de uma ponta à outra, a fazer piões. Verstappen evitou, por pouco, aquele que seria um acidente terrível.

A corrida acabou por ser reatada, sob a condição de todos os pilotos mudarem para pneus de chuva. Mas o safety-car não saiu e a bandeira vermelha voltou a aparecer. As opiniões dos pilotos dividiam-se: uns achavam que era precaução a mais, outros defendiam que a pista estava completamente intratável.

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.