📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP do Japão: só faltam uns degraus, Nico

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRosberg a ganhar. Lewis Hamilton a queixar-se. Red Bull a ser melhor que a Ferrari. Peço desculpa pelo spoiler, mas o Grande Prémio do Japão foi um resumo concentrado do que tem sido este Campeonato do Mundo 2016.

Nico teve um fim-de-semana incólume e começou logo com a pole-position. Apenas 13 milésimos de segundo o separaram de Hamilton, mas o primeiro lugar do grid estava reservado para o alemão. Atrás dos Mercedes, os dois Red Bull . Os Ferrari foram mais rápidos mas tinham penalizações a cumprir – Vettel pelo acidente da primeira curva em Sepang, Raikkonen por ter trocado de caixa de velocidades.

Rosberg voltou a não vacilar e agarrou a corrida desde o princípio. Hamilton, por sua vez, fez o pior arranque da temporada, perdeu muitas posições e à quarta volta era ainda oitavo. A chuva ameaçava mas nunca chegou a causar problemas aos pilotos, que iam trocando de pneus de forma estratégica, para nunca perderem muito terreno durante as paragens.

Lewis Hamilton lá foi fazendo a escalada – passou Hulkenberg, apanhou Raikkonen completamente aos papéis, disse adeus a Massa e Bottas e, por fim, aproveitou um pit-stop de Vettel para subir ao último lugar do pódio. Entretanto, Rosberg parava quase ao mesmo tempo de Verstappen, a “marcar território”, para evitar surpresas.

A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo Fonte: Lewis Hamilton
A Mercedes sagrou-se campeã mundial de construtores pelo terceiro ano consecutivo
Fonte: Lewis Hamilton

E as surpresas não vieram mesmo ao Japão. Lewis estava melhor, mais rápido e adivinhava-se uma luta pelo segundo lugar. Mas Verstappen manteve-se intocável e só deu espaço para uma tentativa de ultrapassagem; o jovem holandês “fechou a porta” ao Mercedes, com a manobra que já é uma das suas imagens de marca. Verstappen mudou de direcção enquanto travava e obrigou Hamilton a sair pela escapatória. A Mercedes já protestou e o caso vai ser investigado mas, a meu ver, este momento nada mais foi do que a confirmação da enorme técnica de Max Verstappen. O piloto da Red Bull já se defendeu e disse que apenas lutou pela posição e que é óbvio que não ia deixar Hamilton passar. Verstappen é o futuro, sublinhe-se.

Ainda assim, nota positiva para a Mercedes e para o terceiro título de construtores consecutivo. O duplo pódio de Rosberg e Hamilton garantiu a antecipada vitória, quando ainda faltam 4 GPs para o final do Mundial. De realçar, também, o segundo e sexto lugares para a Red Bull. Mais uma vez, Verstappen e Ricciardo a serem melhores do que os Ferrari.

Ferrari esses que nunca tiveram andamento para lutar pelo pódio. Vettel e Raikkonen bem tentaram mas estiveram sempre alheados das grandes decisões. Este ano já é tarde, mas a scuderia italiana tem muito que trabalhar durante o verão para lutar por algo mais em 2017.

São já 33 pontos aqueles que separam Nico Rosberg de Lewis Hamilton na geral. Faltam quatro corridas e o alemão tem o campeonato na mão: mesmo que fique em segundo nas restantes provas, e que o colega de equipa as vença a todas, Rosberg continua a ser campeão. Um momento pelo qual, honestamente, anseio. A F1 volta no fim-de-semana de 21 a 23 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos.

Foto de capa: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.