GP Emilia-Romagna: Não se pode facilitar com Max Verstappen

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: PIASTRI E MCLAREN ERRARAM, VERSTAPPEN APROVEITOU E VENCEU EM IMOLA

Max Verstappen nunca está verdadeiramente fora de luta nenhuma, sobretudo se lhe derem uma oportunidade. O neerlandês qualificou-se em segundo para o Grande Prémio da Emilia Romagna, a muito pouco da pole position, e fez a diferença no arranque este domingo.

Oscar Piastri saía da primeira posição e arrancou melhor do que o piloto da Red Bull, que parecia que podia perder o terceiro posto para George Russell. Só que Verstappen travou tarde por fora, Piastri travou demasiado cedo e Max conseguiu passar para a frente da corrida, sendo essa uma das chaves da sua vitória em Imola.

A outra chave foi a estratégia. Houve um contraste claro entre aquilo que a McLaren pretendia fazer com Piastri e aquilo que a Red Bull queria fazer com Max Verstappen, com o australiano a parar cedo, numa estratégia de duas paragens, e o neerlandês a prolongar o seu primeiro stint, claramente a pensar parar apenas uma vez.

A terceira e última chave foi o fator sorte, que também conta nas corridas, com Esteban Ocon a parar em pista e a proporcionar um safety car virtual que deu jeito ao campeão do mundo. Mais tarde, num safety car devido à paragem de Kimi Antonelli, Piastri decidiu manter-se em pista para retomar o segundo lugar, mas ficou sob pressão de Lando Norris e viria mesmo a perder posição para o colega de equipa.

Atrás dos três primeiros, Lewis Hamilton completou a sua primeira corrida em Itália com as cores da Ferrari no quarto lugar, ultrapassando Alex Albon, que tinha estado em luta com Charles Leclerc, e o próprio monegasco, que foi sexto, tendo sido aconselhado pela equipa a devolver a posição ao piloto da Williams, que tinha ido parar à gravilha numa luta com Leclerc. George Russell foi sétimo, à frente de Carlos Sainz, Isack Hadjar e Yuki Tsunoda, que ainda conseguiu um ponto, apesar de sair do pitlane.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen (Red Bull) – Houve sorte com o timing dos safety cars, mas tudo o resto foi mérito de Verstappen, que apanhou Piastri de surpresa no arranque e teve um excelente ritmo com ar limpo durante a corrida. A McLaren tem tido vantagem ao longo do Mundial, mas Max está longe de estar fora da luta.

DESILUSÃO DO DIA

Aston Martin – O ponto positivo para a Aston Martin é que este fim de semana tiveram um ritmo que ainda não tinham tido esta temporada. A má notícia é que ambos os pilotos acabaram sem pontos, com a equipa a escolher a estratégia errada e depois também a ser prejudicada pelos safety cars.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Boca Juniors autorizado a utilizar jogador no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors vai poder utilizar Ayrton Costa no Mundial de Clubes 2025, já que o jogador conseguiu um visto para entrar nos Estados Unidos da América.

Rui Jorge antevê Portugal x Polónia: «Não vamos repetir o mesmo onze»

Rui Jorge realizou durante esta sexta-feira a antevisão à partida entre Portugal e a Polónia, relativa ao Euro Sub-21.

FC Porto chama 2 guarda-redes para os Estados Unidos da América

O FC Porto chamou dois guarda-redes ao estágio do Mundial de Clubes 2025, depois da lesão de Diogo Costa no último treino.

Os 5 clubes para o Purgatório: Quem tem de se redimir em 2025/26

O fim de uma época desportiva e o começo de uma nova, envolvendo o trabalho na pré-temporada, é um período de reflexão para vários clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão 24h de Le Mans: A preparação para a 93.ª corrida

Com a chegada de junho, chegam também as míticas...

Há mais novidades no caso Viktor Gyokeres: Sporting terá que pagar ao agente do jogador caso rejeite propostas

Viktor Gyokeres deverá abandonar o Sporting no mercado de transferências do verão. Existem interessados no avançado sueco.

Sporting entra na corrida por FC Porto e já fez abordagem

O Sporting também está atento a Richard Ríos, médio que pertence ao Palmeiras e que foi recentemente associado ao FC Porto.