GP Emilia Romagna: “Super” Grand Slam de Verstappen

- Advertisement -

HISTÓRIA DA CORRIDA: DOBRADINHA PARA A RED BULL; FACADA PARA A FERRARI

A chuva caiu antes da corrida começar no circuito Enzo e Dino Ferrari, trazendo os pneus intermédios para todos os carros que estavam no grid. A partida de ambos os Ferrari foi bastante má comparada a ambos os Red Bull, que conseguiram o 1-2 mesmo antes da primeira curva. E foi na primeira curva que Carlos Sainz ficou preso na gravilha, depois de um toque com Daniel Ricciardo, que por sua vez fora tocado por Valtteri Bottas. Safety-Car foi chamado à pista e por lá ficou por quatro voltas. Seria o fim da corrida de Sainz logo no início da mesma.

No retomar da corrida, Verstappen afastou-se do segundo lugar enquanto Leclerc e Norris lutavam pelo terceiro. No decorrer da corrida, Fernando Alonso acabaria, também, por se retirar, devido a um sidepod que saltou do carro #14, consequência de um toque com Mick Schumacher na primeira volta. George Russell, no seu Mercedes #63, estava com bastantes dificuldades para ultrapassar Kevin Magnussen no Haas, depois de várias tentativas falhadas. Quem ganhou com essas falhas acabou por ser Bottas, que se aproximou dos dois.

Com a pista a ficar seca e as chances de chover a diminuir cada vez mais, foi Ricciardo, que passeava no último lugar, que entrou nas boxs e foi o primeiro piloto a trocar para o pneu médio. Depois dele, na volta dezanove, todos os pilotos em pista trocaram os seus pneus, gerando confusão na pitlane. Para que não faltasse nada, ainda tivemos um pouco de drama, com Ocon a quase colidir com Hamilton depois de concluir a sua troca de pneus. Acabaria por receber cinco segundo de penalização por “unsafe release”. Bottas também teve um problema na sua troca, com o pneu dianteiro direito a não entrar facilmente.

Todos os pilotos trocaram de pneus na volta 20, mas foi só na volta 34 que o DRS (Drag Reduction System) foi ativado. Foram 14 voltas em seco, com os pilotos a lutarem simplesmente com a potência dos seus carros. Mas nem isso facilitou as ultrapassagens, pelo menos para Lewis Hamilton, que ficou atrás de Pierre Gasly por mais de metade da corrida. Quem conseguiu fazer uma ultrapassagem foi Yuki Tsunoda, que celebrou com alegria na sua rádio. Na volta 41, o inevitável aconteceu, com Max a ultrapassar Lewis graças às bandeiras azuis. Hamilton levava, assim, uma volta de avanço do seu antigo rival pelo título.

Na volta 50, Leclerc e a Ferrari decidem parar mais uma vez para meter os pneus mais suave da corrida e tentar fazer a volta mais rápida para ganhar um ponto extra. Com esta paragem, Perez e Verstappen também decidem trocar de pneus diante do ataque da Ferrari. Lerclerc, que já estava tão perto do mexicano, fez mal a Variante Alta e acabou por rodar e bater no muro de pneus. Felizmente, sem grande dano, foi às boxs para trocar novamente de pneus. Infelizmente, perderia o pódio para Lando Norris.

Max Verstappen venceu a corrida de Ímola, com Sérgio Perez em segundo e Lando Norris em terceiro. Desde o GP da Malásia de 2016 que a Red Bull não fazia um 1-2 no pódio. Lando Norris consegue o segundo pódio em Ímola, como já aconteceu em 2021.

A próxima corrida da Fórmula 1 realiza-se Miami, nos Estados Unidos da América, no fim de semana de 6 a 8 de maio.

Rescaldo de opinião de Ana Catarina Ventura

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de olho em ponta de lança da Bundesliga

O Manchester United olha para Serhou Guirassy como substituto de Joshua Zirkzee. O avançado guineense tem 64 golos em 102 jogos pelo Borussia Dortmund.

Atlético Madrid de olho em jovem talento da Bundesliga

Ibrahim Maza voltou a entrar nos planos do Atlético Madrid, que já terá estabelecido contactos com o Bayer Leverkusen pelo médio-ofensivo.

Nacho Fernández recorda Cristiano Ronaldo e elogia José Mourinho: «Para a minha família é um treinador especial»

Nacho Fernández deixou rasgados elogios a Cristiano Ronaldo e José Mourinho, numa entrevista, onde criticou a arbitragem do dérbi de Madrid.

AS Monaco assina o primeiro contrato profissional com quatro jogadores

O AS Monaco assinou o primeiro contrato profissional com Safouane Benzahra, Najd Ajroud, Nahel Haddani e Melvin Gomes Da Veiga, que defendem a equipa sub-19.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo contrato de Marc Bernal com o Barcelona blindado com cláusula de 500 milhões de euros

O Barcelona quer segurar Marc Bernal com uma cláusula de rescisão de 500 milhões de euros. O seu novo contrato vai ter duração até 2031.

Real Madrid critica declarações do presidente da La Liga e Javier Tebas responde: «Não sou dono da competição. O presidente do Real Madrid também não»

O Real Madrid descreveu as declarações de Javier Tebas como algo «intolerável». Presidente da La Liga defendeu-se de forma contundente.

Claude Makélélé critica Real Madrid: «José Mourinho precisa de falar com os seus jogadores, a equipa é fraca»

Claude Makélélé não poupou nas críticas ao Real Madrid, após a derrota no dérbi, e apontou falhas na ligação entre jogadores e treinador.