GP da Rússia: Hamilton é cada vez mais campeão

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Por muito que insistam no contrário, a Fórmula 1 é cada vez mais um desporto emocionante e imprevisível. Mesmo que tal não aconteça na liderança das corridas, onde a balança tomba invariavelmente para o lado de Lewis Hamilton, as lutas pelos pódios, pelos lugares cimeiros e até pelos pontos estão cerradas e cheias de interesse. Sochi não foi excepção. O GP da Rússia foi um dos melhores deste Mundial e manteve-se quente do princípio ao fim.

O fim-de-semana do Grande Prémio da Rússia ficou marcado pelo violentíssimo acidente de Carlos Sainz (Toro Rosso) no último treino livre. O piloto espanhol foi hospitalizado mas, corajosamente, convenceu os médicos a deixarem-no correr na prova deste domingo. A sorte (e os travões do Toro Rosso…) voltou a falhar-lhe na volta 47, quando se despistou duas vezes quase consecutivas e foi obrigado a abandonar.

Quanto à qualificação, Nico Rosberg aproveitou um erro de Hamilton e garantiu a pole-position. O inglês confirmou a segunda posição, tendo sido mais rápido que Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, que saíram ambos da segunda linha. Kimi Raikkonen colocou o outro Ferrari na terceira linha do grid, ao lado de Hulkenberg.

Hulkenberg, esse, provocou o primeiro pico de interesse no GP. O alemão da Force India fez um pião logo na curva 2 e foi o responsável pelo embate com Marcus Ericsson. Abandono imediato para ambos. Rosberg conseguiu manter a liderança depois do safety-car e Bottas segurou o terceiro lugar, apesar do arranque canhão de Raikkonen. Mas, na volta 8, o Grande Prémio ficou resolvido, bem como o Campeonato do Mundo. Nico Rosberg avisa via rádio que tem o pedal do acelerador partido e acaba por abandonar, deixando a corrida e o título mundial nas mãos de Lewis Hamilton. O inglês limitou-se a gerir a vantagem até ao final.

A festa dos homens da Mercedes
A festa dos homens da Mercedes

E como ultimamente um safety-car por GP já sabe a pouco, Romain Grosjean fez questão de manter a animação. Na volta 12, o francês despistou-se e só parou na barreira de protecção; apesar de o Lotus ter ficado completamente destruído, Grosjean saiu ileso. A saída do safety-car deu espaço a Vettel para recuperar posições, ultrapassando o colega de equipa com uma excelente manobra e subindo a terceiro. Iniciava aqui a cruzada pelo segundo lugar do pódio, sacrificando Valtteri Bottas.

Mais uma vez, a estratégia de paragem nas boxes da Williams voltou a falhar. Bottas foi mudar de pneus e a equipa não calculou que o piloto regressaria à corrida mesmo no miolo do pelotão – era necessário ter parado, talvez, duas voltas antes. De segundo, o finlandês caiu para 11º; a situação ficaria ainda pior quando Vettel emergiu do pit-lane à frente do Williams e subiu a segundo.

A dez voltas do final, Sergio Perez ia resistindo no terceiro lugar, brilhantemente e com enorme esforço – pairava a dúvida sobre se os pneus iam aguentar até ao final. Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen pressionavam e atacavam, conseguindo a ultrapassagem final na penúltima volta. Mas o azar de Perez foi recompensado numa enorme sorte segundos depois: Raikkonen deixa a ambição levar a melhor e arrisca demasiado, batendo em Bottas e arruinando a corrida para ambos. Ainda assim, e na tentativa de evitar a vitória no Campeonato do Mundo de construtores da Mercedes, Raikkonen conseguiu terminar em quinto. Contudo, foi considerado culpado do acidente com Bottas e penalizado em 30s – a Mercedes é mesmo bicampeã mundial de construtores.

Nota positiva para a McLaren, que conseguiu colocar os dois carros nos pontos. Na semana em que se soube que Fernando Alonso vai ficar, pelo menos, mais um ano, o motor Honda mostrou que é capaz de voos mais altos e que a experiência só vai fazer bem à equipa. De acompanhar, também, o jovem mexicano Sergio Perez: o piloto da Force India mostrou-se corajoso e com uma enorme perseverança – qualidades que lhe garantiram o pódio.

Lewis Hamilton venceu e é campeão garantido, Vettel foi segundo e ultrapassou Rosberg na classificação geral. A Fórmula 1 volta no fim-de-semana de 23 a 25 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos e a festa de Lewis Hamilton.

Imagens do artigo: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.