Hamilton domina na despedida de Alonso

Numa corrida cheia de emoções fortes e despedidas, Lewis Hamilton foi o vencedor do Grande Prémio de Abu Dhabi, terminando a época de 2018 em grande. Mais uma vez, mostra o seu domínio na segunda metade do ano, onde colocou o seu rival direto, Sebastian Vettel, no bolso, para garantir o seu quinto título mundial de Fórmula 1 e o quinto título de construtores seguido para a Mercedes AMG Petronas.

Apenas 2 equipas irão manter os mesmos pilotos para a época de 2019, por isso, havia um ambiente especial a sobrevoar a corrida, quer seja por haver pilotos que não estarão presentes na próxima época, ou que mudaram de equipa.

A primeira volta foi caótica, com várias ultrapassagens, nomeadamente a queda de Max Verstappen para a décima posição, tendo começado em sexto. Houve ainda o excelente começo de Charles Leclerc, e, claro, o capotamento de Nico Hulkenberg, que, numa disputa de posição com Romain Grosjean, deu um toque no HAAS e viu o seu monolugar dar várias cambalhotas no ar, ficando o alemão da Renault preso de cabeça para baixo e com algumas dificuldades em sair do carro, muito por culpa do halo.

Ainda nestas voltas iniciais vimos o carro de Kimi Raikkonen, que fez a sua última corrida pela Ferrari antes de ir para a Sauber no próximo ano, a desligar-se completamente na reta das boxes, um final infeliz para o finlandês que, apesar de tudo, teve a sua melhor época desde que voltou à Ferrari em 2014.

Mais à frente, Lewis Hamilton aproveitava o consequente Safety Car para mudar de pneus e tentar que estes aguentassem até ao fim da corrida, algo possível, tendo em conta que o circuito de Yas Marina não coloca muita pressão e desgaste sobre os mesmos. Charles Leclerc, que estava num fantástico quarto lugar, tentou o mesmo, mas saiu das boxes no meio da tabela, acabando por perder muito tempo e conseguindo um 7º lugar, ainda assim fantástico.

A partir daqui foi uma vitória fácil para Lewis Hamilton, que só teve de esperar que o resto dos pilotos à sua frente entrasse nos pits, para se manter sempre a uma distância segura durante o resto da corrida. Mais atrás víamos uma deliciosa batalha com sabor a vingança entre Esteban Ocon e Max Verstappen, que tentava recuperar do seu mau começo e chegar ao pódio, chegando até a haver contacto numa ultrapassagem audaciosa da parte de Max Verstappen. Depois conseguiu também ultrapassar o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, através de uma estratégia mais rápida nos pits.

Fonte: F1

De seguida, Valteri Bottas, que seguia na segunda posição, comete vários erros, bloqueando as rodas em vários pontos de travagem fulcrais, e, nas voltas seguintes, perde três lugares para o Ferrari de Vettel e para os dois Red Bulls.

Na parte final da corrida vimos os abandonos, por problemas mecânicos, de Pierre Gasly da Toro Rosso, e de Esteban Ocon. Vimos ainda Fernando Alonso a tentar chegar a um último ponto na sua carreira, mas este acabou penalizado por cortar a segunda chicane, na sua tentativa de chegar ao décimo lugar de Kevin Magnussen.

Concluindo, foi uma corrida muito agitada para toda a gente, tirando Lewis Hamilton, que navegou para uma vitória fácil. Daniel Ricciardo não conseguiu terminar a sua estadia na Red Bull com um pódio como desejava, mas, tendo em conta a sua falta de sorte este ano, quase se pode dar por feliz por ter acabado a corrida. Para um piloto tão talentoso, desejo que a Renault consiga desenvolver um excelente carro nos próximos anos, que consiga desafiar as 3 grandes equipas e, por fim, a despedida de Fernando Alonso. O espanhol não conseguiu o melhor resultado, mas é indiscutível o seu valor como um dos melhores de sempre. Notou-se ainda o respeito que todo o Paddock tem por ele quando ele, o Hamilton e o Vettel se colocaram em formação – 11 campeonatos mundiais entre todos eles -, e fizeram um show de donuts em frente à bancada principal. A um dos melhores de sempre, que não conseguiu mais por azar, ou por sua própria culpa, um até já.

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense oficializa contratação do melhor jogador da 2ª Liga Suíça

O Farense anunciou a contratação de Nikola Gjorgjev. O internacional pela Macedónia do Norte foi eleito o melhor jogador da 2ª Liga Suíça em 2024/25.

Juventus tem acordo para contratar avançado a custo zero e esquece Viktor Gyokeres

A Juventus tem acordo com Jonathan David. O avançado canadiano vai chegar ao clube italiano a custo zero após terminar contrato com o Lille.

Renato Paiva critica futebol da Walt Disney e revela mensagens com Abel Ferreira: «Peço perdão pela confidência»

Renato Paiva fez a antevisão do Palmeiras x Botafogo do Mundial de Clubes 2025. Técnico revelou troca de mensagens com Abel Ferreira.

Abel Ferreira recorre a Cristiano Ronaldo e a Messi para defender Estêvão: «Vocês são todos perfeitos?»

Abel Ferreira fez a antevisão do Palmeiras x Botafogo do Mundial de Clubes 2025. Técnico falou de Estêvão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa aproveita Benfica x Chelsea para negociar chegada de João Félix à Luz

O Benfica e o Chelsea defrontam-se nos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025. João Félix vai estar em cima da mesa.

Alverca fecha venda de jogador por 200 mil euros

O Alverca já tem acordo com o Kaizer Chiefs para a transferência de Nkanyiso Shinga. Lateral vai regressar à África do Sul.

Weverson Costa está em final de contrato com o Arouca e tem 4 interessados

Weverson Costa pode deixar o Arouca nos próximos dias. Lateral está em final de contrato e saída avizinha-se e está para breve.