Mundial de Fórmula 1 2016: ready, set, …

- Advertisement -

cab desportos motorizados

O Mundial de Fórmula 1 de 2016 só começa no dia 20 de Março, na Austrália – mas as últimas semanas já têm tido a sua quota parte de agitação.

Uma das notícias que mais burburinho criaram foi a de que os pilotos estão a pressionar a FIA para a introdução dos cockpits fechados já em 2017. A ideia não é recente e o acidente de Jules Bianchi, em 2014, só acelerou o processo. Ainda assim, a FIA insiste em procurar alternativas ao fecho do habitáculo – a Federação tem investido em estruturas com vista a aumentar os níveis de segurança.

A proposta mais válida será a da Mercedes, que apresentou um cockpit com uma auréola e que poderia ser levantado através de um basculante. A opção por este halo de protecção permite que o mesmo seja retirado rapidamente em caso de acidente e os seus principais defensores afirmam que esta auréola não interfere com a visão dos pilotos.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=opZzDv_C9eQ&feature=youtu.be”]

Estas alterações nos monoveículos iriam causar modificações óbvias no chassis, mas, depois dos acidentes graves dos últimos anos, é impensável imaginar que alguém se oponha a renovações com vista à melhoria da segurança dos pilotos. Assim sendo, a F1 está cada vez mais perto de perder os cockpits abertos.

Outra das notícias que agitaram os fãs deste desporto motorizado foi o regresso da Renault ao Mundial de F1. Em Dezembro, a marca anunciou a aquisição da Lotus e o consequente retorno à principal competição de monoveículos.

O monolugar que marca o regresso da Renault à alta competição chama-se RS 16 e pauta pela elegância do preto e do amarelo. Ainda assim, Jerome Stoll, presidente da Renault Sport F1, sugeriu que o RS 16 não está livre de sofrer alterações surpresa antes do Grande Prémio da Austrália.

A apresentação do novo carro – que foi, note-se, a primeira desta temporada – foi acompanhada pela revelação dos pilotos que vão representar a equipa em 2016/17. Kevin Magnussen foi confirmado para o lugar de Pastor Maldonado, que fica de fora na próxima época de F1; o dinamarquês fará equipa com o ex-piloto de testes da Lotus, Jolyon Palmer, que garantiu assim um lugar de maior destaque.

O director desportivo da equipa será Frederic Vasseur, que vem da equipa ART Grand Prix, de Formula 3, GP2 e GP3, ao passo que o responsável técnico será Bob Bell, que em Outubro deixou a Manor. Recorde-se que esta é a terceira vez que a Renault tem equipa própria na Fórmula 1: a primeira foi marcada pela genialidade de Alain Prost e a segunda pelo bicampeonato de Fernando Alonso.

A próxima apresentação terá como protagonista a Red Bull – dia 17 de Fevereiro, a equipa dá a conhecer a decoração do RB12, em Londres. A primeira sessão de testes, por sua vez, decorre de 22 a 25 de Fevereiro, em Barcelona.

Foto de Capa: Renault Sports

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus elogia Cristiano Ronaldo após avançado abdicar de ‘hat-trick’ na vitória do Al Nassr: «Mentalidade de capitão»

Jorge Jesus elogiou Cristiano Ronaldo por ter marcado dois golos na vitória do Al Nassr e por ter pedido para sair de campo para evitar riscos de lesão, abdicando de procurar o terceiro golo.

Sergio Busquets foi rejeitado pelo Villarreal aos 14 anos e a resposta é curiosa

Sergio Busquets fez testes na academia do Villarreal quando tinha 14 anos, mas foi rejeitado. O clube disse que ele era "fuço".

Sporting vence Braga e impede festa do Benfica neste fim de semana

O Sporting venceu em casa o Braga por 3-1 na jornada 15 da Primeira Liga Feminina. Benfica não poderá assim campeão neste fim de semana.

Luis Suárez e o Sporting x Arsenal: «Respeitamos todos os adversários, mas não temos medo de nenhum»

Luis Suárez anteviu os quartos de final da Champions League entre o Sporting e o Arsenal. Avançado colombiano abordou mais temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Geny Catamo antevê duelo Sporting-Arsenal e recorda noite histórica: «A minha expressão descreveu tudo»

Geny Catamo antevê duelo entre o Sporting e o Arsenal. Leões enfrentam os Gunners nos quartos de final da Champions League.

Virgil van Dijk e a eliminação pesada do Liverpool na Taça de Inglaterra: «A responsabilidade é toda nossa»

Virgil van Dijk lamentou a eliminação do Liverpool na Taça de Inglaterra. Reds foram goleados pelo Manchester City por 4-0.

Liga 3: Amarante bate Varzim e assume a liderança

O Amarante venceu o Varzim por 1-0, graças a um golo de Tiago Ventura, e subiu ao primeiro lugar da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3.