Que filmes e séries ver nesta quarentena? Fangio: O Homem que Domava as Máquinas

- Advertisement -

Em tempos de quarentena e isolamento social, temos no mundo que é a Internet um género de melhor amigo. Nesse mesmo meio, encontramos um catálogo de filmes, séries, documentários e livros, os quais podemos consumir, aprendendo, e desligando um pouco do cinzento que é este mundo.

Nesses mesmos confins da Internet, particularmente na Netflix, tropecei num documentário, produzido por eles, que conta a história de uma das maiores lendas do Desporto, que normalmente cubro aqui no Bola na Rede, e que, infelizmente, estou privado de ver à custa da COVID-19. Esse documentário é Fangio: O Homem que Domava as Máquinas.

Tal como o nome clarifica, o filme revolve à volta de Juan Manuel Fangio. O lendário piloto argentino que marcou a história da Fórmula 1 ao vencer cinco campeonatos de pilotos por quatro equipas diferentes, entre 1951 e 1957.

O filme aborda os princípios da carreira de Fangio como mecânico, passando depois para trás do volante, na Argentina, nas competições de Turismo Carretera (um género de Targa Florio através da América do Sul). Aborda depois, a sua vida na Fórmula 1 e relata eventos icónicos, como o acidente de Le Mans de 1955, e aquela que ainda hoje é considerada uma das melhores performances de sempre por um piloto de Fórmula 1: o Grande Prémio da Alemanha de 1957, no temível “inferno verde”. Tudo neste Grande Prémio correu mal a Fangio nas boxes, o que fez o argentino conduzir loucamente, quebrando constantemente o recorde de tempo da pista, volta após volta, e após estar um minuto atrás dos homens da Ferrari que lideravam, levou o seu Maserati 250F à vitória.

Uma das características especiais do documentário é ver a admiração que alguém como Alain Prost, que detém quatro títulos, demonstra pelo argentino, tratando-o quase como um ser mítico ou um Deus. Para além do ex-piloto francês, ouvimos testemunhos de outros pilotos, mecânicos e amigos de Juan Manuel Fangio, que explicam, que o mito, nunca conseguiu ser maior do que o homem.

Algo que este documentário aborda, que nem sempre é conseguido quando se olha para os “bons velhos tempos” da Fórmula 1, é glorificar a qualidade gigantesca dos pilotos de outros tempos, sem rebaixar o trabalho que os pilotos de hoje em dia fazem, corrida após corrida.

O piloto argentino venceu numa época em que era comum ver os colegas morrer durante a corrida, tal o perigo das mesmas, e o documentário analisa de forma sublime a mentalidade e o porquê destes homens se sujeitarem a tal risco.

Para quem apenas conheça apenas os tempos mais modernos da Fórmula 1, o documentário fala de uma época quase alienígena, mas analisa uma figura e um espaço temporal que definiram uma grande parte daquilo que é a essência da Fórmula 1.

Foto de Capa: Mercedes AMG F1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Godinho vai arbitrar jogo internacional: eis a equipa de arbitragem totalmente portuguesa

Luís Godinho vai arbitrar o Crystal Palace x Zrinjski Mostar na Conference League. Equipa de arbitragem é inteiramente portuguesa.

Braga dá nega ao Botafogo de Martín Anselmi por jogador: eis o que estava em cima da mesa

O Braga deu nega ao Botafogo por Vitor Carvalho. Emblema de Martín Anselmi mostrou interesse em contratar o jogador.

Sporting recusa oferta por Zicky Té: eis os valores

O Sporting recusou uma oferta de 200 mil euros por Zicky Té. Pivô dos leões de 24 anos tem contrato válido até 2027.

Moreirense reclama dívida do Vitória SC relacionada com Rui Borges

O Moreirense avança contra o Vitória SC com um processo no TAD relativamente à mudança de Rui Borges para o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde andam os jogadores do Benfica e do Real Madrid que em 2020 jogaram a final da Youth League?

Em 2020, o Real Madrid venceu a final da Youth League e derrotou o Benfica na final. Seis anos depois, onde andam os elementos dos dois plantéis.

Sporting vence Eintracht Frankfurt e avança para os quartos de final da Youth League: eis os possíveis adversários dos leões na próxima fase

O Sporting derrotou o Eintracht Frankfurt por 1-0 e avançou para os quartos de final da Youth League. Os leões vão defrontar Real Madrid ou Chelsea.

Gianluca Prestianni e José Mourinho no treino do Benfica no Santiago Bernabéu na véspera do confronto contra o Real Madrid

O Benfica treina no Santiago Bernabéu esta terça-feira. Águias pisaram relvado do jogo contra o Real Madrid e Gianluca Prestianni e José Mourinho estiveram no treino.