
A DS Penske regressou ao degrau mais alto na China com Maximilian Gunther no comando, três meses depois de ganhar em Jeddah #1. Para surpresa de todos, principalmente por ter sido último momento crucial da corrida, Jean-Eric Vergne chegou ao segundo lugar, tendo ultrapassado Taylor Barnard (NEOM McLaren), que acabou em terceiro.
Foi a primeira vez que a equipa fez um 1-2 desde que foi renomeada na temporada nove. Teríamos de regressar a 2014-15 para vermos um resultado de duplo pódio para, na altura, a Dragon Racing, com um 2-3 na última corrida de Londres.
VENCEDORES
DS Penske – Ambos os pilotos estiveram muito bem na sua caminhada para este 1-2. Max Gunther conquistou a pole enquanto Jean-Eric Vergne começava de 10º. Na corrida, muita coisa aconteceu, ambos andavam a perder e a ganhar posições ao ponto de Gunther terminar a corrida com uma vantagem de quase quatro segundos. Já Vergne, no meio da confusão e falta de energia, ainda dei um toque em Edoardo Mortara (Mahindra) bem no início da corrida, mas conseguiu a dupla ultrapassagem para chegar ao pódio e ao segundo lugar.
Dan Ticktum (Cupra Kiro) – Não deu para o pódio nesta corrida, mas o piloto britânico ficou muito perto de lá chegar. Beneficiou bastante do caos que existiu, ao ponto de estar mesmo na traseira do McLaren de Barnard. Mas como falamos, foi o francês que, com a dupla ultrapassagem, chegou mais longe que Ticktum. Não deixa de ser um ótimo resultado para a equipa e para o piloto.
Sebastien Buemi (Envision) – Poderia ser o piloto da corrida, pois o suíço conseguiu ganhar 11 posições, ao começar da 20ª posição e terminar dentro do pontos, na nona. Buemi, que já ganhou esta temporada, aproveitou bem o caos que esta corrida foi e, lentamente, subiu posições até aos pontos para a Envision.
PERDEDORES
Nick Cassidy (Jaguar) – Não tem sido uma temporada nada, nada fácil para Cassidy. Nesta corrida, o piloto neozelandês teve um incidente no início da mesma, ao ser tocado por Mortara, por sua vez tocado por Vergne. Acabou por cair na classificação. Apesar da rápida recuperação, com um 360º, o piloto da Jaguar caiu 11 posições e não conseguiu voltar a lutar dentro do TOP10, acabando mesmo na penúltima posição.
Jake Dennis (Andretti) – O campeão de 2022-23 tem tido resultados mediados nesta temporada e, nesta corrida, o azar tocou-lhe. Começou na sétima posição, mas, com o caos, não conseguiu subir na grelha e perdeu dez lugares. Terminou na 17ª posição.
Pascal Wehrlein (Porsche) – Apesar de ter saído muito bem no início da corrida, tanto o Pit Boost como o Attack Mode não ajudaram o piloto alemão a manter-se dentro do Top10. Terminou, tal como o seu colega de equipa, fora dos pontos, na 12ª e 13ª posições. O campeão em título tinha uma boa oportunidade de chegar à vitória, depois de se qualificar na terceira posição.
A próxima corrida será também na China, no dia 1 de junho.