Antevisão GP Azerbaijão: Hamilton com unhas para os muros de Baku

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Uma situação nunca antes vista, é desta forma que se pode caracterizar os treinos livres e a qualificação. O circuito citadino de Baku é uma espécie de Mónaco, onde os muros se encontram bastante próximos dos monolugares, as rectas são longas e as curvas são apertadas, o que requer um bom kit de unhas e perícia na condução.

As três sessões de treinos livres, como já fora proferido, ficaram marcadas pelas inúmeras saídas de pista e acidentes. As escapatórias nunca tiveram tantas visitas e os muros de Baku também. Na famosa curva do castelo tanto Sérgio Pérez da Force India como Jolyon Palmer da Renault bateram, a Ferrari desde início que teve problemas no aquecimento ideal dos pneus, mas a verdade é que as escapatórias e os muros tiveram presenças de todos os pilotos.

Nas duas primeiras sessões de treinos Verstappen ligou o alarme nas boxes da Ferrari e da Mercedes, ao vencer de forma categórica e esperava-se uma qualificação bastante renhida e interessante. Já este sábado, Bottas venceu a derradeira sessão de treinos, onde se confirmava de facto que a Ferrari estava a ter muitas dificuldades em relação aos pneus e à sua temperatura ideal.

Neste festival de aventuras e despiques em Baku onde até houve bandeiras vermelhas nos treinos e na qualificação, Hamilton acabou por levar a melhor e conquistar a sua 66ª Pole da carreira, numa volta canhão. Rapidamente se percebeu que a luta pela 3ª posição da grelha serua entre a Ferrari e a Red Bull, pois a Mercedes estava aparentemente imparável e aproveitava o facto de a Ferrari estar com problemas, Vettel nos pneus e no motor e Raikkonen nos pneus, que só atingiam o pico de rendimento à quinta volta!

Vettel, o homem de quem muito se espera na corrida de amanha Fonte: Scuderia Ferrari
Vettel, o homem de quem muito se espera na corrida de amanha
Fonte: Scuderia Ferrari

A pouco de mais três minutos do fim da qualificação Ricciardo teve um acidente e as bandeiras vermelhas foram agitadas. Até então era Bottas o líder e Hamilton o segundo, enquanto Verstappen era terceiro. Os Ferrari teimavam em conseguir alcançar os lugares da frente e o desespero era evidente na box transalpina. O tempo restante só permitia uma volta cronometrada, Hamilton fez uma volta irrepreensível e conquistou a pole, Bottas alcançou pela primeira vez a sua posição na grelha, Raikkonen foi terceiro e Vettel quarto, minimizando as “perdas” para a Ferrari.

Nota mais para o canadiano Stroll da Williams que apesar de não só ter conseguido passar à última  fase da qualificação, como vai partir à frente de Massa, neste que é o ano de Rookie.

Nota menos para a Mclaren, voltou a ter problemas com os monolugares e vão partir das últimas posições da grelha.

Espera-se uma corrida bastante emocionante e com vários pontos de interesse e despique, certamente que o safety-car não ficará na box a descansar, num circuito onde a Ferrari tem até ao momento apresentado muitas dificuldades e quererá dar a volta por cima e acabar em grande, a Mercedes irá aproveitar o facto de partir à frente com os seus dois monolugares e onde a Red Bull mostrar-se-á competitiva de forma a incomodar e a intrometer-se na luta entre a Ferrari e Mercedes.

Foto de Capa: Mercedes AMG

artigo revisto por: Ana  Ferreira

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Youri Tielemans reforça o Manchester United e Bruno Fernandes dá as boas-vindas: «Bem-vindo a casa»

Youri Tielemans foi anunciado como reforço do Manchester United. O médio belga deixou o Aston Villa e assinou um contrato válido até 2031.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao França x Espanha das meias-finais do Mundial 2026

França e Espanha têm encontro marcado nas meias-finais do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Já são conhecidos os 11s iniciais do França x Espanha, jogo das meias-finais do Mundial 2026

O França x Espanha joga-se esta terça-feira pelas 20h00 para as meias-finais do Mundial 2026. Eis os onzes iniciais.

Braga goleia Vizela: eis quem marcou, o 11 titular e outros jogadores utilizados

O Braga goleou esta terça-feira o Vizela por 5-0.  Dorgeles, Fran Navarro, Gabri Martínez, Gabriel Silva e Ricardo Horta marcaram os golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth oficializa ex-Real Madrid por 25+5 milhões de euros

O Bournemouth oficializa a contratação de Álvaro Rodríguez. Ponta de lança de 22 anos deixa o Elche e ruma à Premier League.

PSG quer contratar internacional japonês que foi totalista no Mundial 2026

O PSG está interessado em contratar Zion Suzuki. Já começaram as negociações pelo guarda-redes internacional japonês.

Benfica realiza mais um treino de pré-época: eis a nota oficial

O Benfica realizou esta terça-feira mais um treino de pré-época. Águias enfrentam o Villarreal nesta sexta-feira, 17 de julho, pelas 19h45.