📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 4 corridas a rever no GP Portugal de Fórmula 1

- Advertisement -

1.

Grande Prémio de Portugal 1984 – Em 1984 o mundo era bastante diferente do atual e a Fórmula 1 não foge à regra. Em comparação com a última temporada de Fórmula 1, em 2019, as forças dominantes nessa altura eram a McLaren, a Williams, a Tyrrell, a Lotus e a Brabbham—BMW. O campeão de ’83 era Nelson Piquet.

Em 1984, a combinação Nikki Lauda, Alain Prost, com o McLaren MP4/2, equipado com um motor TAG-Porsche foi a melhor. Estiveram os dois a lutar até ao final da temporada pelo título, que culminou numa corrida épica no Estoril.

1984 marcou o regresso da Fórmula 1 a Portugal. Desde 1960 que os carros mais rápidos do planeta não corriam em território português, sendo que naquela altura se correu em Boavista e Monsanto.

Em 1984, o circuito do Estoril era palco da decisão do título. Alain Prost e Nikki Lauda já tinham dado o campeonato de construtores à McLaren, agora restava saber quem seria o campeão do mundo. Prost arrancava de segundo, enquanto Lauda via a sua tarefa mais dificultada, arrancando no 11.º lugar.

Num tempo em que as desistências eram muito mais comuns, Lauda aproveitou esse fator (só neste Grande Prémio retiraram-se dez pilotos), mas o melhor foram as excelentes ultrapassagens que o austríaco proporcionou aos adeptos portugueses. No fim, conseguiu terminar em segundo, passando o Toleman de Ayrton Senna. Na frente da corrida, a vitória ficava para Prost, que beneficiava do abandono de Nigel Mansell no Lotus, devido a problemas de travões, mas não ficava com o título.

Um corrida épica, que ‘inaugurou’ o Estoril à Fórmula 1 de uma forma excelente. E em 1985, outro grande piloto estreou-se a vencer em Grandes Prémios, mas isso pode ler mais à frente neste artigo. Já Alain Prost seria campeão em 1985. Lauda, por outro lado, em 1985 teve um ano para esquecer e desta vez ‘reformou-se’ de uma vez por todas.

Reveja o Grande Prémio de Portugal de 1984 no vídeo colocado acima.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cabral faz história e torna-se no melhor português de sempre no ranking ATP

Francisco Cabral atingiu o 23.º lugar do ranking de pares da ATP, tornando-se o melhor tenista português de sempre num ranking ATP.

Estrela do Real Madrid ameaça sair do clube: «Vou-me embora da equipa»

Vinícius Júnior mostrou-se bastante irritado após a decisão de Xabi Alonso de o substituir frente ao Barcelona. O atleta dirigiu-se logo para os balneários.

Antigas estrelas da Premier League destacam reforços de Ruben Amorim

Alan Shearer, Micah Richards e Gary Lineker elogiaram os reforços do Manchester United. Bryan Mbeumo e Matheus Cunha marcaram na vitória sobre o Brighton.

Antigo treinador do Sporting B ruma ao Manchester City

Pedro Coelho foi confirmado no Manchester City. O treinador português vai liderar a equipa técnica do conjunto Sub-15.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Fontes destacou-se no Tondela x Sporting: eis o percurso do guarda-redes que já passou pelo Braga

Bernardo Fontes foi um dos destaques da partida entre o Tondela e o Sporting, realizando várias defesas ao longo do encontro.

Atlético x Benfica: partida da Taça de Portugal muda de data e estádio onde vai ser disputada está praticamente definido

A partida entre o Atlético e o Benfica vai ser disputado no dia 21 de novembro, jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal

João Diogo Manteigas não apoia de maneira direta João Noronha Lopes: «Sou um homem, tenho 50 votos e vou votar em quem quero»

João Diogo Manteigas anunciou que não vai apoiar de forma direta João Noronha Lopes na segunda volta das eleições do Benfica.