📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 4 corridas a rever no GP Portugal de Fórmula 1

- Advertisement -

1.

Grande Prémio de Portugal 1984 – Em 1984 o mundo era bastante diferente do atual e a Fórmula 1 não foge à regra. Em comparação com a última temporada de Fórmula 1, em 2019, as forças dominantes nessa altura eram a McLaren, a Williams, a Tyrrell, a Lotus e a Brabbham—BMW. O campeão de ’83 era Nelson Piquet.

Em 1984, a combinação Nikki Lauda, Alain Prost, com o McLaren MP4/2, equipado com um motor TAG-Porsche foi a melhor. Estiveram os dois a lutar até ao final da temporada pelo título, que culminou numa corrida épica no Estoril.

1984 marcou o regresso da Fórmula 1 a Portugal. Desde 1960 que os carros mais rápidos do planeta não corriam em território português, sendo que naquela altura se correu em Boavista e Monsanto.

Em 1984, o circuito do Estoril era palco da decisão do título. Alain Prost e Nikki Lauda já tinham dado o campeonato de construtores à McLaren, agora restava saber quem seria o campeão do mundo. Prost arrancava de segundo, enquanto Lauda via a sua tarefa mais dificultada, arrancando no 11.º lugar.

Num tempo em que as desistências eram muito mais comuns, Lauda aproveitou esse fator (só neste Grande Prémio retiraram-se dez pilotos), mas o melhor foram as excelentes ultrapassagens que o austríaco proporcionou aos adeptos portugueses. No fim, conseguiu terminar em segundo, passando o Toleman de Ayrton Senna. Na frente da corrida, a vitória ficava para Prost, que beneficiava do abandono de Nigel Mansell no Lotus, devido a problemas de travões, mas não ficava com o título.

Um corrida épica, que ‘inaugurou’ o Estoril à Fórmula 1 de uma forma excelente. E em 1985, outro grande piloto estreou-se a vencer em Grandes Prémios, mas isso pode ler mais à frente neste artigo. Já Alain Prost seria campeão em 1985. Lauda, por outro lado, em 1985 teve um ano para esquecer e desta vez ‘reformou-se’ de uma vez por todas.

Reveja o Grande Prémio de Portugal de 1984 no vídeo colocado acima.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.