GP do Japão: pole para Hamilton, último lugar para Alonso

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesParece bastante improvável, mas é verdade: Lewis Hamilton nunca tinha conquistado a pole-position no circuito de Suzuka. 71.ª da carreira, décima da temporada, o piloto inglês continua a colecionar qualificações e a cavar uma distância cada vez maior para Michael Schumacher, que até este ano era o recordista absoluto de poles.

Hamilton esperou pela Q3 para fazer um tempo que lhe garantiu não só o primeiro lugar da grelha, como o recorde de volta no Japão: 1.27.319. Valtteri Bottas classificou-se com apenas 0.332s a mais, mas foi penalizado em cinco posições por ter trocado de caixa de velocidades. Sebastian Vettel, apesar de ter sido o terceiro mais rápido, beneficia do castigo de Bottas e arranca ao lado de Hamilton. Em teoria, é uma boa oportunidade para o alemão tentar um bom começo e intrometer-se na tranquilidade do Mercedes. Mas os tempos de Lewis Hamilton e o andamento que mostrou este fim-de-semana vão tornar a tarefa de Vettel quase impossível.

Os Red Bull saem ambos da segunda linha e têm mais uma oportunidade fulcral para conquistar um pódio e, quiçá, incomodar Vettel. Ainda assim, até pelos tempos de Ricciardo e Verstappen vemos que o controlo da Mercedes em Suzuka é claramente superior àquele que vimos em Sepang na semana passada: o australiano ficou a 0.987s de Hamilton, o holandês a 1.013s.

Fonte: Mercedes-AMG Petronas Motorsport
Fonte: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

E se o segundo carro da Mercedes foi penalizado em cinco posições, o segundo carro da Ferrari não quis ficar atrás. Kimi Raikkonen teve um acidente no último treino livre e, apesar de ter feito o sexto melhor tempo do grid, deve arrancar de décimo.

Cá mais para trás, os dois Force India conseguiram ficar nos dez primeiros e Felipe Massa também fez uma classificação notável. Fernando Alonso nem sequer queria correr – já sabia que tinha uma penalização de 35 lugares para cumprir – mas acabou por fazê-lo por, tal como disse, “querer fazer uma boa qualificação perante os adeptos da Honda”. E cumpriu. Fez o décimo melhor tempo. Vai sair de último depois das várias alterações que a Honda fez no monolugar durante a noite.

O Grande Prémio do Japão tem data marcada para amanhã, com início às seis da manhã, hora de Portugal.

 

Foto de Capa: Mercedes-AMG Petronas Motorsport

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.