📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mundial de Fórmula 1 2016: ready, set, …

- Advertisement -

cab desportos motorizados

O Mundial de Fórmula 1 de 2016 só começa no dia 20 de Março, na Austrália – mas as últimas semanas já têm tido a sua quota parte de agitação.

Uma das notícias que mais burburinho criaram foi a de que os pilotos estão a pressionar a FIA para a introdução dos cockpits fechados já em 2017. A ideia não é recente e o acidente de Jules Bianchi, em 2014, só acelerou o processo. Ainda assim, a FIA insiste em procurar alternativas ao fecho do habitáculo – a Federação tem investido em estruturas com vista a aumentar os níveis de segurança.

A proposta mais válida será a da Mercedes, que apresentou um cockpit com uma auréola e que poderia ser levantado através de um basculante. A opção por este halo de protecção permite que o mesmo seja retirado rapidamente em caso de acidente e os seus principais defensores afirmam que esta auréola não interfere com a visão dos pilotos.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=opZzDv_C9eQ&feature=youtu.be”]

Estas alterações nos monoveículos iriam causar modificações óbvias no chassis, mas, depois dos acidentes graves dos últimos anos, é impensável imaginar que alguém se oponha a renovações com vista à melhoria da segurança dos pilotos. Assim sendo, a F1 está cada vez mais perto de perder os cockpits abertos.

Outra das notícias que agitaram os fãs deste desporto motorizado foi o regresso da Renault ao Mundial de F1. Em Dezembro, a marca anunciou a aquisição da Lotus e o consequente retorno à principal competição de monoveículos.

O monolugar que marca o regresso da Renault à alta competição chama-se RS 16 e pauta pela elegância do preto e do amarelo. Ainda assim, Jerome Stoll, presidente da Renault Sport F1, sugeriu que o RS 16 não está livre de sofrer alterações surpresa antes do Grande Prémio da Austrália.

A apresentação do novo carro – que foi, note-se, a primeira desta temporada – foi acompanhada pela revelação dos pilotos que vão representar a equipa em 2016/17. Kevin Magnussen foi confirmado para o lugar de Pastor Maldonado, que fica de fora na próxima época de F1; o dinamarquês fará equipa com o ex-piloto de testes da Lotus, Jolyon Palmer, que garantiu assim um lugar de maior destaque.

O director desportivo da equipa será Frederic Vasseur, que vem da equipa ART Grand Prix, de Formula 3, GP2 e GP3, ao passo que o responsável técnico será Bob Bell, que em Outubro deixou a Manor. Recorde-se que esta é a terceira vez que a Renault tem equipa própria na Fórmula 1: a primeira foi marcada pela genialidade de Alain Prost e a segunda pelo bicampeonato de Fernando Alonso.

A próxima apresentação terá como protagonista a Red Bull – dia 17 de Fevereiro, a equipa dá a conhecer a decoração do RB12, em Londres. A primeira sessão de testes, por sua vez, decorre de 22 a 25 de Fevereiro, em Barcelona.

Foto de Capa: Renault Sports

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Suíça goleia e tem qualificação no bolso, Dinamarca lança Hjulmand e Froholdt, adia decisões e corre perigo e Bósnia e Herzegovina de Dedic continua...

Muitos jogos na qualificação europeia para o Mundial 2026. A Suíça está virtualmente qualificada e já pode celebrar com muita segurança.

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

Presidente do Nápoles critica pausa para seleções: «Muitos jogadores voltam em péssimo estado, precisamos de campeonatos sem parar»

Aurelio De Laurentiis criticou a pausa para as seleções. O presidente do Nápoles recordou casos de atletas que se lesionaram durante o período.

PUB

Mais Artigos Populares

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.

Antigo selecionador espanhol condena Lamine Yamal: «Não vai durar muito»

Javier Clemente condenou Lamine Yamal sobre o seu comportamento. O antigo selecionador espanhol prevê uma carreira mal sucedida do atleta do Barcelona.