Pierre Gasly: A carreira que poderia ser uma montanha-russa

- Advertisement -

Pierre Gasly. O nome acaba por nos soar mais familiar nos últimos meses do que nos últimos anos porque é este menino que tem sido um dos grandes destaques do Campeonato de Fórmula 1 em 2020.

De apenas 24 anos, o francês nascido em Rouen tem tido um percurso no Mundo do desporto motorizado que poderíamos totalmente comparar a uma “montanha-russa”, devido aos altos e baixos que são claramente visíveis para quem acompanha bem a modalidade.

Adiante, é importante, assim, explicar aos menos atentos o que é que estes altos e baixos têm trazido a Pierre Gasly, sendo este o propósito deste artigo.

DA TORO ROSSO PARA A RED BULL…

Acabadinho de ganhar o campeonato da antiga GP2 Series (Fórmula 2 atual), em 2016, Pierre Gasly chega à Scuderia Toro Rosso, em 2017, para finalizar a época de Daniil Kvyat, fazendo assim as últimas seis corridas da temporada.

E assim se confirma, para o ano seguinte, como piloto oficial da scuderia italiana, ao lado de Brendon Hartley, levando a Toro Rosso ao quarto lugar logo no Grande Prémio do Bahrain, a melhor qualificação desse ano.

E era assim que Pierre Gasly conquistava a equipa que apostou nele desde os tempos do karting. Desta vez, em 2019, foi-lhe dada a oportunidade de correr ao lado de Max Verstappen, na equipa principal. Parecia um real «mar de rosas» para o piloto.

…DA RED BULL DE VOLTA PARA A TORO ROSSO…

Mas, como sabemos, a vida nem sempre é um mar de rosas, e Gasly sabe bem disso. Ao ser confirmado na Red Bull, podemos afirmar que o ano de 2019 para o piloto francês foi um ano agridoce. E de que maneira.

A pilotar no que se afirmava um dos carros mais competitivos da grelha, Pierre Gasly não atingia resultados dignos de um piloto da Red Bull. Ou seria assim que pensaria alguém que comparasse Pierre Gasly aos resultados de Max Verstappen que, em 2019, tentava dar luta à Mercedes, a equipa que atingiu a hegemonia desde 2014, enquanto que o piloto francês apenas estava ocupado a ceder à pressão.

E, quem pensou assim também foi a direção da Red Bull que, em julho, decide despromover o piloto novamente para a Toro Rosso (algo que também já tinha acontecido a Daniil Kvyat, em 2016), promovendo, então, Alexander Albon para o lugar.

O pior apenas aconteceu. No primeiro fim-de-semana de volta à Toro Rosso, em agosto, no GP da Bélgica, Pierre Gasly perde um dos seus melhores amigos de infância, num acidente na Fórmula 2 que tirou a vida a Anthoine Hubert.

Lembram-se de ter falado num ano agridoce? Aqui está. A mudança de equipa parece ter feito bem ao piloto francês. No final da época, conquista o seu primeiro pódio, no GP do Brasil, classificando-se em segundo lugar, num carro que, à vista do Red Bull, em nada era competitivo. «Há males que vêm por bem», diriam os nossos avós.

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Johan Manzambi marca de fora de área e Braga está a perder na eliminatória

Friburgo e Braga disputam um lugar na final da Europa League, num encontro histórico para os dois emblemas.

Benfica admite venda de Vangelis Pavlidis à Premier League e já há um valor em cima da mesa

A SAD do Benfica admite vender Vangelis Pavlidis no próximo mercado de verão. A Premier League é o destino prioritário para o internacional grego.

Lukas Kubler inaugura o marcador para o Friburgo e empata eliminatória frente ao Braga

Friburgo e Braga disputam um lugar na final da Europa League, num encontro histórico para os dois emblemas.

João Teixeira renova pelo FC Porto até 2031 e aponta à estreia na equipa principal: Eis os detalhes

João Teixeira renovou contrato com o FC Porto até 2031. Após a assinatura do novo vínculo, o jovem assumiu que o seu grande objetivo passa por cumprir o sonho de se estrear na equipa principal no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Suspensão de 1 jogo: Benfica poderá contar com Nicolás Otamendi na última jornada

Nicolás Otamendi foi suspenso por um jogo após ter sido expulso com cartão vermelho direto no Famalicão x Benfica.

Trabzonspor avança por Sidny Lopes Cabral e Benfica avalia futuro do jogador: Eis os detalhes

O Trabzonspor quer contratar Sidny Lopes Cabral. Contudo, o Benfica não tem pressa em negociar e o jogador prefere continuar na Luz.

Conhecido castigo a Rui Costa por insultos ao árbitro após o Famalicão x Benfica: «És um ladrão»

Rui Costa, presidente do Benfica, recebeu uma suspensão de 25 dias e uma multa de 4210 euros. Em causa insultos ao árbitro Gustavo Correia após o Famalicão x Benfica.