Sochi: Mercedes confirma o inevitável, Parte I

- Advertisement -

cab desportos motorizados

“Congratulations on the constructors’ world championship. History in the making!” Lewis Hamilton sabe-o. Aliás, todos o sabem. A Mercedes vive uma época histórica no Campeonato Mundial de Fórmula 1 e a edição inaugural do circuito de Sochi – cidade russa que depois dos Jogos Olímpicos de Inverno está pela primeira vez incluída no calendário da competição – serviu de primeiro palco para a festa da equipa alemã.

Talvez assombrada pelo terrível acidente testemunhado em Suzuka sete dias antes, a corrida decorreu de forma mais tranquila do que, inclusive, era previsto: sem safety car, sem acidentes de maior ou polémica. A corrida de estreia em Sochi fica, sim, marcada por boas razões: foi lá que a Mercedes fez a festa no que ao Mundial de Construtores diz respeito. Confirmou o inevitável, por outras palavras, dado que os resultados de Lewis Hamilton e Nico Rosberg não deixam margem para dúvidas já há alguns meses.

Em pista estavam 21 pilotos e um ‘fantasma’. E que fantasma. Jules Bianchi tinha gravada na pista uma mensagem de incentivo e esteve presente em cada uma das cinquenta e três voltas dos pilotos — talvez por isso não se tenha verificado nenhum acidente de maior e não tenha sido necessária a intervenção do safety car.

sochi
Com o estado crítico de Bianchi presente no pensamento de todos, a edição inaugural do Grande Prémio de Sochi serviu… Para cumprir calendário. Sem acidentes, sem surpresas
Fonte: Sutton Images

Lá na frente, Hamilton viu Rosberg ganhar-lhe o primeiro lugar ao falhar a travagem na primeira curva, motivo pelo qual a Mercedes se apressou a restabelecer a ordem. A partir daí, foi mais um passeio para o britânico, enquanto o alemão fazia o impensável: recolheu à box no final da primeira volta com vibração de pneus e… Não mais terminou. Um jogo de pneus para uma só corrida.

Se à Mercedes tudo corria bem, a Red Bull ajudava a equipa germânica como se assim fosse necessário: nem Ricciardo (7º), nem Vettel (8º) conseguiam fazer frente à irreverente dupla que lidera e, assim, estava confirmada a primeira parte de um filme inevitável – Mundial de Construtores para a Mercedes, que pela nona vez na temporada terminava uma corrida com os dois carros na linha da frente!

No que ao mundial de pilotos diz respeito… É apenas uma questão de tempo. Depois de muita polémica entre os dois, Lewis Hamilton tem agora uma vantagem de 17 pontos sobre Nico Rosberg na classificação geral. O título será certamente entregue a um dos dois, dado que Daniel Ricciardo tem menos 75 pontos que o alemão. Para já, seguem-se 17 dias de pausa até ao GP dos Estados Unidos da América ter início. Depois, Brasil e Abu Dhabi.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: avançado português motiva a disputa de históricos espanhóis

Francisco Mascarenhas pode deixar o Manheim, emblema que atualmente é orientado por Rui Mota, técnico português.

Rafael Leão salta do banco para fazer o 5-0 de Portugal contra o Uzbequistão no Mundial 2026

Mais um golo português, estreia de Rafael Leão a marcar na prova. Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Vítor Bruno é o novo treinador do Anderlecht

O Anderlecht oficializou a contratação de Vítor Bruno. Técnico português assina contrato válido de duas temporadas com o clube da Bélgica.

Torreense reforça-se para a Champions League: defesa espanhola a caminho

Núria Mendoza vai assinar com o Torreense. A internacional jovem por Espanha deixa assim o Madrid CFF, com quem rescindiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Golo mais caricato do Mundial 2026? Canto estudado resultou numa série de ressaltos e no 4-0 para Portugal

Um autogolo deu o quarto à seleção nacional, num lance bem caricato. Portugal defronta o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Portugal fez uma 1ª parte histórica em Mundiais: eis o motivo

Portugal fez uma primeira parte histórica. Foi a primeira vez que a Seleção Nacional levou vantagem de três golos ao intervalo em Mundiais.

Thiago Almada pode ser novamente novela de mercado: Atlético Madrid deve receber oferta de 26 milhões de euros

Thiago Almada pode trocar de clube no mercado de transferências de verão. O Al Ahli está interessado no jogador do Atlético Madrid.