Incerteza, emoção e velocidade: eis o WRC em 2017

    A Hyundai é a equipa que menos mexe de 2016 para 2017. A marca coreana continua a sua caminhada no WRC, vendo 2017 como um bom ano para, finalmente, começar a cumprir o seus objetivo de lutar pelo título. Apenas três vitórias em três anos é manifestamente pouco para os objetivos iniciais da marca.

    O i20 WRC de 2016 já deu um salto enorme em relação ao i20 de 2014 e 2015 e, como tal, é de esperar que o novo i20 de 2017 continue a ser mais eficaz que os anteriores, e realmente parece pelos testes. A acompanhar o que parece ser um bom carro estão os mesmos três pilotos de 2016, sendo a única equipa que não tentou contratar Ogier, depois da saída da Volkswagen. Hayden Paddon, Thierry Neuville e Dani Sordo continuam ao volante da Hyundai, no que parece ser um trio muito competente, provavelmente a melhor entre as várias equipas.

    Fonte: Hyundai
    Fonte: Hyundai

    Paddon, o ano passado, finalmente deu o salto que se esperava faz algum tempo, terminando em quarto no Mundial e ganhando o Rali da Argentina. Neuville continua algo inconsistente, mesmo com o segundo lugar no campeonato, o ano passado. O belga foi contratado para ser a figura maior da equipa coreana, mas tem sentido muitas dificuldades, embora tenha dado duas das três vitórias que a Hyundai tem no WRC. Por fim, temos Dani Sordo: o espanhol é um dos pilotos mais experientes do campeonato, apesar de ter só uma vitória (Alemanha 2013). Especialista em asfalto, é o piloto mais fraco dos três da Hyundai, pelo menos para mim.

    Tal como a M-Sport, também a Hyundai tem um R5 a correr, pelo menos em Monte Carlo vai ter. Kevin Abbring ainda não tem programa definido em 2017, mas está à partida do WRC com o “seu” (seu porque foi o piloto que fez os testes de desenvolvimento do carro) i20 R5, apesar de não contar para o WRC2.

    O currículo de Hyundai no WRC não é muito famoso, dividindo-se em duas passagens: a primeira entre 2000 e 2003, com o Accent WRC, que teve como melhor classificação o quarto lugar por duas vezes. Esta segunda passagem começou em 2014 e rendeu três vitórias até agora. Será que a glória chega em 2017?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.