Incerteza, emoção e velocidade: eis o WRC em 2017

    A temporada de 2017 fica ainda marcada pelo regresso da Toyota, 17 anos depois. Um regresso há muito aguardado, desde que se começou a falar nisto, em 2013.

    A equipa japonesa, que vai ter muita influência finlandesa, é a maior incógnita para 2017. Se nas outras equipas apenas o carro é novo, excepção a Ogier, na M-Sport, na Toyota é tudo novo: carro, pilotos, mecânicos, etc., o que pode vir a ser uma desvantagem inicial, face à concorrência.

    O Yaris WRC será conduzido por Jari-Matti Latvala, Juho Hänninen e Esapekka Lappi, apesar de o último ainda não ter programa definido, ficando fora até Portugal, para já. Latvala dispensa apresentações e vai tentar dar bons resultados à sua nova equipa. O finlandês é muito rápido, como todos sabemos, mas é também muito dado a excessos que o prejudicam, quer na estrada, quer psicologicamente, sendo a temporada de 2016 um bom exemplo disto. Como curiosidade, Latvala começou a sua carreira com um Toyota Corolla GT 1600 e, até 2007, Latvala conduzia um Corolla WRC em algumas provas.

    Fonte: Toyota
    Fonte: Toyota

    Juho Hänninen é um bom piloto, mas que tem tido muitas dificuldades em assegurar um lugar no WRC, já tendo passado antes pela M-Sport e pala Hyundai. Hänninen é outro piloto que conheço faz algum tempo, pelas suas participações no Rali dos Açores com algum destaque (vitória em 2011) e que foi campeão europeu, em 2012, e mundial, em 2011, na categoria SWRC, agora WRC2. A confiança de Tommi Makinen no finlandês pode resultar em algo de bom na sua carreira, assim como o seu conhecimento do carro, já que foi ele quem mais conduziu o Yaris no seu desenvolvimento. Esapekka Lappi será, para já, piloto de testes, estreando-se em Portugal, como já tinha escrito. Lappi, que é o atual vencedor do WRC2, terá de esperar mais um pouco para mostrar o seu real valor, ele que será o mais inexperiente em carros WRC quando correr.

    A Toyota foi a equipa que mais testou para 2017 e, com isto, pode ter mais conhecimento do carro. No entanto, também é a que está menos ambientada ao WRC. Regressarão aos tempos de ouro dos anos 90?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.