GP Malásia: Remontada dos favoritos deixa Bagnaia a dois pontos do título

    modalidades cabeçalho

    A CORRIDA: BAGNAIA GANHA CORRIDA “FRIA” EM SEPANG E O NÚMERO 13 É DA SORTE EM VALÊNCIA

    Depois de um golpe de teatro na corrida de Moto 2 e de uma grande corrida também em Moto 3, a expetativa para o que ia acontecer na categoria rainha, era muito elevada. Os três principais candidatos ao título partiam a meio da grelha, com Francesco Bagnaia a ser o mais bem colocado, na nona posição.

    Já Aleix Espargaró partia logo atrás e Fabio Quartararo arrancou do décimo segundo lugar, a pior qualificação do ano para o atual campeão do Mundo. Parece que nada corre bem ao atleta gaulês neste final de época. Fez as 20 voltas no Circuito de Sepang com uma pequena fratura num dedo da mão, derivada de uma queda na quarta sessão de treinos livres.

    No arranque, “Pecco” Bagnaia e Fabio Quartararo fizeram recuperações impressionantes com o italiano a chegar a segundo e o francês a quinto, logo na primeira volta. Na liderança, seguia Jorge Martín que mantinha o domínio demonstrado na qualificação.

    Última curva da quarta volta, Quartaro e Marquez têm uma boa luta pelo quarto lugar, com um erro do espanhol a permitir ao atual campeão do Mundo a ultrapassagem. Ainda assim, Marquez conseguiu responder na saída da curva e recuperar a posição, apenas para o francês a recuperar na curva 1.

    Pairava no ar a dúvida em relação a um eventual jogo tático da Ducati com vista a favorecer “Pecco”, piloto da equipa oficial da construtora. A resposta parecia clara quando Martín ganhava tempo e seguia com mais de um segundo de vantagem.

    Contudo, uma queda levou ao abandono do piloto que continua sem ganhar em 2022.

    Quando tudo levava a crer que Enea Bastianini não ia atacar a liderança do colega de construtora (ainda que estivesse mais rápido), Bagnaia é mesmo ultrapassado. A ordem ainda assim, não tardou a ser reposta quando o piloto número 1 da Ducati Lenovo recuperou a liderança sem grande desafio de Bastianini.

    A luta do título estava quase fechada. Uma ultrapassagem de Marco Bezzecchi a Fabio Quartararo, de forma que o francês não terminasse no pódio.

    Bezzecchi não foi capaz de seguir o ainda campeão do Mundo, deixando o título (um bocadinho, apenas) em aberto. Francesco Bagnaia está a dois pontos do primeiro título no Moto GP. No Grande Prémio da Comunidade Valenciana, última prova do ano, basta ficar em décimo terceiro lugar ou então que Fabio Quartararo não vença a corrida.

    Quanto a Miguel Oliveira, o piloto português teve um excelente arranque. Começou em 19.º e chegou a estar em oitavo, mas a meio da corrida começou a perder posições, terminando na 13.ª posição.

     

    PILOTO DO DIA

    Francesco Bagnaia – Foi o homem do dia. O líder do campeonato tem o título no bolso, chegando à vitória na corrida, depois de começar na nona posição. Sussurros na box da Ducati Lenovo fizeram-se ouvir mas a vitória ninguém tira ao italiano.

     

    DESILUSÃO DO DIA

    Jorge Martín – Fez a melhor volta alguma vez conseguida em Sepang na qualificação e a melhor volta conseguida em corrida, na pista. Um fim de semana que prometia ser de ouro para o espanhol acabou com um abandono e com mais um sinal de que o azar continua a pairar sobre a carreira do piloto da Pramac.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.