Qatar: o regresso do Mundial das duas rodas

cab desportos motorizados

Após longos meses de espera, a temporada de 2015 do Mundial de motociclismo começa este fim-de-semana, no circuito de Losail, no Qatar. Um Grande Prémio que promete ser competitivo, tendo em conta os testes de pré-temporada e até mesmo o final da época 2014. O espectáculo das duas rodas terá como pano de fundo as luzes artificiais do circuito de Losail.

Fonte: Mundo Moto
Fonte: Mundo Moto

Vejam-se, em primeiro lugar, os testes de Sepang e os dados que eles fornecem e que nos ajudam a criar expectativas sobre o Grande Prémio do Qatar, e até mesmo para a temporada de 2015.

A renovada Ducati, com Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, surpreendeu nos testes de Inverno ao apresentar um bom ritmo e ao mostrar que os problemas de subviragem já poderão estar resolvidos. E logo a tempo da nova temporada. Contudo, o verdadeiro teste para os pilotos italianos, e até para a própria moto, começa este fim-de-semana, onde testarão o equipamento em longa distância e com ritmos bastante mais altos do que os registados, nos testes de Sepang.

Outra das novidades para 2015 prende-se com o regresso da Suzuki. Relembro o que escrevi, algures em 2014, sobre esse regresso. É uma equipa totalmente renovada, com uma moto muito mais competitiva do que aquela que abandonou o Mundial em 2012. Maverick Viñales e Aleix Espargaró foram os pilotos escolhidos e acreditam que, ao longo do campeonato, a moto poderá tornar-se ainda mais competitiva.

A Aprilia, comandada por Jorge Martinez Aspar, também está de regresso à classe rainha do Mundial de motociclismo. Contudo, a situação da Aprilia é diferente já que os pilotos, Álvaro Bautista e Marco Melandri, irão desenvolver uma moto completamente nova. Será uma época de testes para que em 2016 a moto possa ser mais competitiva e conseguir, assim, melhores resultados.
Dadas as novidades para 2015, é tempo de falar dos que são favoritos e que serão, certamente, os protagonistas.

A figura principal e claro favorito ao título é o espanhol Marc Márquez. Relembro os mais distraídos que Marquéz conquistou os dois últimos títulos mundiais, deixando para trás pilotos experientes, como Valentino Rossi, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo.

Marc Marquéz é o favorito para a temporada de 2015 Fonte: Site Oficial da MotoGP
Marc Marquéz é o favorito para a temporada de 2015
Fonte: Site Oficial da MotoGP

Contudo, o espanhol tem uma opinião particular em relação aos seus opositores. Quem começou a ler as primeiras linhas deste texto poderia dar a Ducati como a principal opositora da Honda de Márquez. Mas para o piloto, os seus principais opositores serão os mesmos de sempre: Rossi, Lorenzo e Pedrosa. E talvez tenha razão. Porque, muitas vezes, o que conta é a experiência e nesse campo os pilotos da Honda e da Yamaha Movistar levam vantagem sobre os pilotos da Ducati.

Por outro lado, tanto Valentino Rossi como Jorge Lorenzo têm como principal objectivo a conquista do título mundial e prometem uma maior oposição a Marc Marquéz. O final da época de 2014 mostrou isso mesmo. Valentino Rossi, após algumas mudanças na sua equipa, mostrou-se bastante forte na recta final do campeonato, bem como Jorge Lorenzo que conseguiu diminuir a vantagem pontual para o italiano. Os pilotos da Yamaha Movistar não farão, com toda a certeza, a vida fácil ao jovem Marquez.

Mas não pensem que a classe rainha se resume à luta entre a Honda, a Yamaha e a Ducati. À semelhança da época passada, vai assistir-se, certamente, a lutas interessantes entre as equipas de satélite como a CWM LCR Honda, pilotada por Carl Crutchlow; a Estrella Galicia de Scott Reading ou a equipa Tech 3 Yamaha dos pilotos Bradley Smith e Pol Espargaró.

A temporada de 2015 conta com 25 pilotos na grelha de partida, sendo que 12 deles já conquistaram títulos mundiais: 18 no total. Já os estreantes são Viñales, Miller, Laverty e Baz.

Os dados estão lançados! E, no domingo, pelas 19h00, em Portugal Continental, dar-se-á início à primeira corrida da temporada de 2015.

Foto de Capa: Site Oficial da MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora rescinde com 2 jogadores

O Estrela da Amadora confirmou a rescisão de dois jogadores. Rúben Lima e Till Cissokho deixam o clube da Reboleira e ficam livres no mercado.

Alexandre Sola renova com o Estrela da Amadora até 2028

O Estrela da Amadora oficializou a renovação de contrato com Alexandre Sola. Médio já leva dois jogos pela equipa principal nesta temporada.

Estrela do West Ham de Nuno Espírito Santo ameaça com saída no final da época

Jarrod Bowen pode deixar o West Ham no final da época. O extremo é estrela do clube, mas quer garantias de resultados do clube.

Sporting e Braga estreiam-se na nova Taça Europa Feminina da UEFA

A UEFA lançou esta temporada a Taça Europa Feminina, uma nova competição de clubes que conta com a presença do Sporting e Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Hóquei em Patins: Ex-Benfica investigado por alegado assédio sexual

Panchito Velázquez está a ser investigado na Argentina, sendo que uma das alegadas vítimas é menor de idade. O argentino nega toda as acusações.

Atenção Benfica: Bernardo Silva atrai interesse do Barcelona, Juventus e Arábia Saudita

Bernardo Silva está no radar de Barcelona e Juventus para assinar numa transferência gratuita no final contrato com o Manchester City em 2026, mas clubes da Arábia Saudita preparam ofertas milionárias pelo internacional português.

Rodrygo revela conversa com Xabi Alonso: «Que ele me colocasse onde quisesse e precisasse. Estou aqui para ajudar a equipa»

Rodrygo revelou conversa com Xabi Alonso. Técnico espanhol falou com o avançado brasileiro sobre posições a jogar.