MotoGP: Festa em Valência sem palmas e com assobios

- Advertisement -

cab desportos motorizados

O Mundial de Motociclismo terminou, ontem, em Valência. Depois da atribulada corrida em Sepang, este era um fim-de-semana que prometia ser quente e polémico… Guerras à parte, vamos focar-nos no que se passou na pista, porque contra factos não há argumentos.

Jorge Lorenzo e Valentino Rossi chegaram a Valência com sete pontos de diferença, e qualquer um podia ser campeão do mundo. Bom, talvez não estivessem em pé de igualdade porque o italiano já tinha posição de saída na grelha de partida. E tudo se deveu ao famoso “Chega para lá” a Marquez, no Circuito Malaio. Do outro lado, Lorenzo fez o que lhe competia e arrancou a pole position com o melhor record do circuito de Valência.

A corrida prometia ser dura… E os olhos estavam postos, não no duelo Rossi x Lorenzo, mas sim no que iria fazer Marc Marquez já que este tinha sido acusado por Valentino Rossi de, nas últimas corridas, estar a ajudar o seu compatriota. Uma guerra que em nada beneficia o motociclismo e que continuou mesmo depois de terminada a época.

A partir do último lugar da grelha, Valentino Rossi remontou com ultrapassagens que provocavam uma onda de emoção nas bancadas do circuito Ricardo Tormo, ainda que algumas tenham sido consentidas por parte de outros pilotos, numa clara tentativa de ajudar Il Doctore, que terminou a corrida no quarto lugar. Uma classificação insuficiente para o italiano se sagrar campeão pela décima vez.

Na frente, Jorge Lorenzo liderou durante toda a corrida, seguido de Mar Marquez e Dani Pedrosa, que se assumiram – ainda que sem admitir – como batedores na retaguarda do actual campeão do Mundo.

O campeão que rezou durante toda a corrida Fonte: Facebook Oficial de Jorge Lorenzo
O campeão que rezou durante toda a corrida
Fonte: Facebook Oficial de Jorge Lorenzo

Em Valência, o espanhol não acusou pressão e conseguiu levar a melhor, ao somar o quinto título no Mundial de Motociclismo, e o terceiro na categoria rainha, mostrando a consistência que teve ao longo da temporada, e os números não mentem: sete vitórias, e liderou 80% das voltas esta época. Já Valentino Rossi preferiu voltar ao ataque, criticar Marc Marquez e a sua suposta estratégia de ajudar Lorenzo, e, pela primeira vez, o italiano não compareceu na gala de entrega dos prémios FIM.

A guerra do asfalto passou para as bancadas e o que se ouviu durante a cerimónia do pódio não foi, de todo, bonito. As palmas foram trocadas pelos assobios, e até Lorenzo se recusou a abrir o champanhe. Algo que não representa em nada aquilo que deve ser o espectáculo das duas rodas. E não me interpretem mal… Não estou do lado de nenhum dos pilotos. Só não quero ver o Mundial transformado num autêntico lavar de roupa suja.

O aspirante a dentista e que se tornou vice-campeão do mundo de Moto3 Fonte: Facebook Oficial de Miguel Oliveira
O aspirante a dentista que se tornou vice-campeão do mundo de Moto3
Fonte: Facebook Oficial de Miguel Oliveira

Para além de se ter disputado o título da classe rainha, também em Moto3 ainda não havia campeão à chegada ao circuito Ricardo Tormo. O português Miguel Oliveira lutava com o inglês Danny Kent e precisava de que este terminasse a corrida em 15º para que pudesse sagrar-se campeão. Oliveira cumpriu e ganhou, mas foi insuficiente para o título mundial. Ainda assim merece todos os elogios, já que em Agosto tinha 110 pontos e acabou a corrida de Valência com uma diferença de seis pontos. A carreira do português continua na próxima época na categoria de Moto2, e com muitos sonhos para cumprir.

Foto de Capa: MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tadej Pogacar afastado dos Campeonatos da Europa de ciclismo

A federação da Eslovénia oficializou a ausência de Tadej Pogacar nos Campeonatos da Europa de ciclismo, devido às faturas sofridas na Vuelta.

Fabrizio Romano avança: Rio Ave muito perto de ‘roubar’ Vasco Seabra ao Arouca

Segundo Fabrizio Romano, o Rio Ave está muito perto de fechar a contratação de Vasco Seabra, atual treinador do Arouca.

Gustavo Sá fechou a porta aos milhões sauditas: «Não era um passo que imaginava na minha carreira»

Gustavo Sá relembrou a nega dada ao Al Ittihad, que tinha um acordo fechado com o Famalicão. Médio acabou por assinar com o Nottingham Forest.

André Villas-Boas revela interesse do FC Porto em mais um polaco: «Um talento enorme e vamos continuar atentos ao seu progresso»

Em declarações à imprensa polaca, André Villas-Boas manifestou a admiração pelo talento de Bartosz Mazurek, revelando o interesse do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal brilha frente à Croácia e atira: «Mais uma demonstração para a Bola de Ouro»

Lamine Yamal foi o grande destaque da vitória da Espanha frente à Croácia por 4-1. O avançado espanhol apontou dois golos e uma assistência.

Analista do FC Porto deixa a equipa técnica de Francesco Farioli e assina pelo Trabzonspor

Osman Kul, analista na equipa técnica de Francesco Farioli, anunciou que está de saída do FC Porto rumo ao Trabzonspor e deixou uma mensagem de despedida.

Arsenal pede valores exorbitantes por Viktor Gyokeres e afasta AC Milan de Ruben Amorim e outros potenciais interessados

O Arsenal quer receber 70 milhões de euros por Viktor Gyokeres. Valor afasta o AC Milan de Ruben Amoim da corrida pelo sueco.