Não se via disto há muito!

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    É verdade que alguns dos projetos são só a primeira prova, mas o Rali Serras de Fafe conta com uma lista de inscritos de fazer inveja a algumas provas do ERC e do WRC2. São sete R5 e três S2000, o que faz um total de 10 carros de topo divididos por quatro marcas. A Ford, com cinco carros, é a mais representada, tendo Ricardo Moura, João Barros, Paulo Meireles, Elias Barros e Diogo Salvi; pela Peugeot vamos ter Miguel Campos, com o 208 T16, e pela DS3 temos o regresso de uma equipa oficial ao campeonato nacional de ralis, com José Pedro Fontes a ser o responsável por este regresso. A Skoda – que ainda não tem o R5 pronto – conta com Pedro Meireles, o atual campeão que ainda espera pela homologação do R5, Carlos Martins – com o carro campeão de 2014 – e Joaquim Alves.

    São 10 carros de topo, mas apesar disso nem todos com capacidade para lutar pela vitória. Os principais candidatos serão José Pedro Fontes, Pedro Meireles, Ricardo Moura e Miguel Campos, por esta ordem; João Barros pode ser a surpresa. Meireles, mesmo com um carro já de uma classe mais antiga, continua a ter um carro de topo, mas o DS3 tem tudo para ser o carro a bater nesta temporada. Moura, que ainda não tem o calendário completo assegurado, parte para o início do campeonato com a pressão de ter de obter resultados para garantir o total da temporada. Ainda com mais pressão está Miguel Campos, que ainda só tem o Serras de Fafe garantido.

    Um carro de rali fica mais bonito assim Fonte: Facebook de Zé Pedro Fontes
    Um carro de rali fica mais bonito assim
    Fonte: Facebook de Zé Pedro Fontes

    Outra das grandes novidades de 2015 é ter voltado o campeonato das duas rodas motrizes, depois de no ano passado ter estado dividido em duas categorias que não agradaram a ninguém. Também aqui apareceram vários carros muito interessantes, como os novos Clio R3T. Apesar disto, os carros franceses ainda não estão em Portugal, pelo que em Fafe teremos apenas os antigos Clio R3. O vencedor da categoria RC3 do ano passado, Paulo Neto, também evoluiu o seu DS3 R3T para a categoria MAX e será um dos principais candidatos à vitória do campeonato. O 208 R2 – um dos carros mais utilizados no ERC – vê a sua presença reduzida a um carro em 2015, que será conduzido por Renato Pita, e vai ser estreado em Portugal o Fabia R2 por Paulo Moreira.

    No sentido inverso, o agrupamento de produção parece estar a morrer, tendo a prova apenas quatro pilotos inscritos com carros deste agrupamento e onde apenas Adruzilo Lopes tem realmente valor para seguir com interesse. Este sintoma acaba por ser normal, visto o fim de produção da Mitshubishi de carros deste agrupamento e a Subaru a apostar cada vez menos. Mas não deixa de ser triste ver a categoria que marcou o nacional nos últimos anos morrer assim.

    Para já é muito difícil fazer previsões para todo o campeonato dadas as dúvidas ainda existentes em alguns dos pilotos quanto ao total da temporada, mas arrisco dizer que José Pedro Fontes é o mais sério candidato ao título de 2015.

    Foto de capa: Facebook de Pedro Meireles Rally

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    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.