Um dos melhores do Mundo

    cab desportos motorizados

    O SATA Rallye Açores afigura-se cada vez mais como uma prova de topo a nível europeu e mesmo a nível mundial. O rali, que se disputa na ilha de São Miguel, é cada vez mais reconhecido como uma prova de excelência e tem ganho a olhos vistos um lugar de destaque no mundo dos ralis, sendo que muitos dizem que esta é uma versão melhorada da prova da Nova Zelândia.

    A edição de 2014 da prova açoriana vai para a estrada nos próximos dias 15 a 17 de maio, e, apesar de ainda não ter saído a lista de inscritos – o Autosport fala em 55 –, já se vai sabendo que muitos dos principais nomes do Europeu vão estar presentes, o que está a causar muito interesse. Um bom exemplo disso é o facto de os hotéis da ilha já estarem praticamente cheios para a altura. Se me permitem um desabafo mais regional, só não vem mais gente porque as viagens de barco entre as ilhas apenas começam na semana seguinte.

    As paisagens fazem deste um rali especial  Fonte: www.satarallyeacores.com
    As paisagens fazem deste um rali especial
    Fonte: www.satarallyeacores.com

    Na apresentação ao público, feita na passada terça-feira, foram apresentadas várias novidades. A mais importante é que a prova se mantém no ERC (campeonato europeu de ralis) pelo menos até 2016. A nível promocional dos Açores no estrangeiro – um dos grandes objetivos da prova – também foram anunciadas as transmissões em direto na Eurosport das duas passagens pelas Sete Cidades e pela Tronqueira, assim como a transmissão em direto no site do ERC das duas passagens pelo troço das Feteiras. Também os canais portugueses, especificamente RTP Açores, RTP 2 e RTP Internacional, irão transmitir algumas especiais.

    Os canais nacionais e o canal internacional da RTP irão transmitir as especiais que vão estar disponíveis também na Eurosport. O canal público açoriano irá transmitir igualmente todas as da Eurosport, assim como a super especial Grupo Marques, que este ano foi revista e aumentada, incrementando assim a sua espetacularidade. Estas transmissões serão muito importantes para dar a conhecer a região, assim o tempo ajude.

    moura
    A nova máquina de Moura ainda em Inglaterra
    Fonte: Autosport

    Quanto a pilotos, a principal novidade vai para Ricardo Moura, atual campeão nacional e açoriano de ralis, que vai passar a contar desde esta prova com um Ford Fiesta R5. Moura passa assim a ser o terceiro piloto com este novo carro em Portugal, esperando que este ainda lhe dê as condições de chegar ao título, num campeonato que está a ser dominado por Pedro Meireles, com três vitórias em outros tantos ralis. Com este novo carro, o açoriano vai tentar melhorar o terceiro posto alcançado o ano passado.

    Esta edição ganha um novo slogan – “For the Braves” –  pois esta é uma prova difícil, havendo alguns troços em que o mínimo erro pode ditar um acidente grave. O SATA Rallye Açores é assim cada vez mais uma prova de destaque mundial, seja pelos seus fantásticos troços, seja pelas paisagens que acompanham estes mesmos troços.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.