WEC 1812km Qatar: Uma corrida marcada por outro domínio

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    A Porsche Penske venceu a primeira corrida da temporada do WEC e fez um 1-3, sendo que foi o #6 a passar primeiro a linha da meta e o último foi o #5. Entre eles, terminou o Hertz JOTA #12. Na primeira corrida oficial dos GT3, ganhou o Manthey PureRxcing #93, seguido pelo #27 da Hearts of Racing e a fechar o pódio terminou o D’Station Racing #777.

    Foi uma corrida dominada pelo #6 mas, também teve momentos que a marcaram pela positiva, dando a entender que poderá ser um bom campeonato por parte de ambas as classes.

    Peugeot x Porsche

    Claramente uma luta que não víamos a acontecer o ano passado, sobretudo pela liderança. O Peugeot #94 chegou à liderança depois de ultrapassar o #50 da Ferrari. 30 voltas mais tarde, estava a lutar com o Porsche #6 pela liderança. Acabou por ceder à pressão e porque tinha uma estratégia de corrida diferente, estava em luta com pneus já sem vida. Não deixou de ser um momento marcante para a primeira corrida.

    Ferrari perde a asa… literalmente

    Já as redes sociais tomaram conta deste incidente icónico e certamente ficará na mente dos que a viram ao vivo. Ao tenta ultrapassar os carros retardatários, o Ferrari #51 deu um toque num dos United. Com isso, e de alguma forma, a asa traseira desprendeu-se do corpo do carro e simplesmente saiu do mesmo para a pista. Felizmente, ninguém foi contra ela e não houve danos relativos a isso. Mas o #51 acabaria por perder imenso tempo das boxs.

    O constante azar da Peugeot

    Não há um dia de descanso para a equipa francesa, e provou-se na corrida de sábado. É verdade que, como referimos acima, estiveram a liderar a corrida e mesmo a segura-lá como podiam, mas não deixou que o azar tomasse conta dele mais tarde. Ainda se segurou dentro do pódio grande parte da corrida, mas o #93 não conseguiu acabar a corrida, pois teve um problema na penúltima volta. Para piorar a situação, para além de terminar em último, acabaria por ser desqualificado no pós-corrida por ter usado o ERS para conseguir cruzar a linha da meta. Não foi, de todo, um bom final para a Peugeot.

    A emoção dos GTE nos GT3

    Com o carro #81 a começar de pole, as expectativas estavam altas para o domínio que a Corvette poderia ter. Mas, acabou mesmo por ter um problema a meio da corrida e tudo se tornou mais divertido, principalmente pela liderança. Acabou por venceu uma das equipas que menos se falou nos testes. Chegaram, com certeza, mais surpresas por parte dos GT3.

    A presença mais esperada: Il Doctore!        

    Valentino Rossi era, se calhar, das presenças mais aguardadas para fazer a sua estreia na WEC. Dentro do BMW #46 da Team WRT, deu início ao seu stint na volta 118. Esse mesmo carro viria a terminar a quarta posição à categoria, 20º à geral. Um bom resultado, com uma ajuda muito especial.

    Os problemas da Alpine, até na WEC

    Não foi o melhor início da temporada para a equipa francesa, que terminou em oitavo e 12º. Apesar de ficarem a meio do pelotão, sentia-se que algo não estava certo com os carros. O mesmo pode dizer Mick Schumacher, que teve uma saída de pista, mas conseguiu tomar controlo do seu A424_β.

    Toyota? Nem sinais

    Pode ter sido só a primeira corrida, mas não se falou nem de Toyota #7 nem Toyota #8. Os campeões em título não tiveram uma boa corrida, ao terminarem em sexto e em nono. Mesmo assim, ainda conseguiram juntar alguns pontos, mas nada em comparação com os últimos anos de domínio. Poderá ser o início da queda da Toyota?

    A próxima corrida será a 19 de abril, em Imola, onde já veremos a Peugeot com a sua asa traseira.

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    Ana Catarina Ventura
    Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
    Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.