WEC 1812km Qatar: Uma corrida marcada por outro domínio

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A Porsche Penske venceu a primeira corrida da temporada do WEC e fez um 1-3, sendo que foi o #6 a passar primeiro a linha da meta e o último foi o #5. Entre eles, terminou o Hertz JOTA #12. Na primeira corrida oficial dos GT3, ganhou o Manthey PureRxcing #93, seguido pelo #27 da Hearts of Racing e a fechar o pódio terminou o D’Station Racing #777.

Foi uma corrida dominada pelo #6 mas, também teve momentos que a marcaram pela positiva, dando a entender que poderá ser um bom campeonato por parte de ambas as classes.

Peugeot x Porsche

Claramente uma luta que não víamos a acontecer o ano passado, sobretudo pela liderança. O Peugeot #94 chegou à liderança depois de ultrapassar o #50 da Ferrari. 30 voltas mais tarde, estava a lutar com o Porsche #6 pela liderança. Acabou por ceder à pressão e porque tinha uma estratégia de corrida diferente, estava em luta com pneus já sem vida. Não deixou de ser um momento marcante para a primeira corrida.

Ferrari perde a asa… literalmente

Já as redes sociais tomaram conta deste incidente icónico e certamente ficará na mente dos que a viram ao vivo. Ao tenta ultrapassar os carros retardatários, o Ferrari #51 deu um toque num dos United. Com isso, e de alguma forma, a asa traseira desprendeu-se do corpo do carro e simplesmente saiu do mesmo para a pista. Felizmente, ninguém foi contra ela e não houve danos relativos a isso. Mas o #51 acabaria por perder imenso tempo das boxs.

O constante azar da Peugeot

Não há um dia de descanso para a equipa francesa, e provou-se na corrida de sábado. É verdade que, como referimos acima, estiveram a liderar a corrida e mesmo a segura-lá como podiam, mas não deixou que o azar tomasse conta dele mais tarde. Ainda se segurou dentro do pódio grande parte da corrida, mas o #93 não conseguiu acabar a corrida, pois teve um problema na penúltima volta. Para piorar a situação, para além de terminar em último, acabaria por ser desqualificado no pós-corrida por ter usado o ERS para conseguir cruzar a linha da meta. Não foi, de todo, um bom final para a Peugeot.

A emoção dos GTE nos GT3

Com o carro #81 a começar de pole, as expectativas estavam altas para o domínio que a Corvette poderia ter. Mas, acabou mesmo por ter um problema a meio da corrida e tudo se tornou mais divertido, principalmente pela liderança. Acabou por venceu uma das equipas que menos se falou nos testes. Chegaram, com certeza, mais surpresas por parte dos GT3.

A presença mais esperada: Il Doctore!        

Valentino Rossi era, se calhar, das presenças mais aguardadas para fazer a sua estreia na WEC. Dentro do BMW #46 da Team WRT, deu início ao seu stint na volta 118. Esse mesmo carro viria a terminar a quarta posição à categoria, 20º à geral. Um bom resultado, com uma ajuda muito especial.

Os problemas da Alpine, até na WEC

Não foi o melhor início da temporada para a equipa francesa, que terminou em oitavo e 12º. Apesar de ficarem a meio do pelotão, sentia-se que algo não estava certo com os carros. O mesmo pode dizer Mick Schumacher, que teve uma saída de pista, mas conseguiu tomar controlo do seu A424_β.

Toyota? Nem sinais

Pode ter sido só a primeira corrida, mas não se falou nem de Toyota #7 nem Toyota #8. Os campeões em título não tiveram uma boa corrida, ao terminarem em sexto e em nono. Mesmo assim, ainda conseguiram juntar alguns pontos, mas nada em comparação com os últimos anos de domínio. Poderá ser o início da queda da Toyota?

A próxima corrida será a 19 de abril, em Imola, onde já veremos a Peugeot com a sua asa traseira.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Núrio Fortuna regressa a Angola e é apresentado como reforço do Petro de Luanda

O lateral Núrio Fortuna, de 31 anos, deixa o futebol europeu e junta-se ao Petro de Luanda. É mais um reforço para a equipa de João Pedro Sousa.

Vítor Pereira pode renovar contrato com o Nottingham Forest: eis as novidades

O Nottingham Forest pretende oferecer uma renovação de contrato a Vítor Pereira. Técnico português tem vínculo válido até ao verão de 2027.

Al Ula de José Peseiro fecha fase regular com vitória e garante playoff de acesso à primeira divisão da Liga da Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro triunfou por 4-2 frente ao Al Zulfi e terminou na quarta posição, a apenas dois pontos de um lugar de acesso direto à primeira divisão da Arábia Saudita.

Onde ver o Estoril Praia x Benfica da última jornada da Primeira Liga?

O Estoril Praia e o Benfica defrontam-se na última jornada da Primeira Liga. Jogo marca a despedida de 2025/26 para as duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva revela que já pensou em sair antes do Manchester City e fala sobre Pep Guardiola: «Foi uma das maiores razões para eu...

Bernardo Silva admitiu que sair do Manchester City passou-lhe pela cabeça em 2019/20. Médio português abordou ainda relação com Pep Guardiola.

Seamus Coleman despede-se do Everton após 17 anos de carreira no clube

Seamus Coleman anunciou o fim da sua ligação ao Everton. O lateral internacional irlandês vai fechar um ciclo de 17 anos no clube.

Samuele Inacio renova com Borussia Dortmund até 2029

Samuele Inacio assinou um novo contrato com o Borussia Dortmund até 2029. O avançado italiano será aurinegro por mais três anos.