Thierry Neuville foi o mais rápido em ambas as corridas nos espetaculares testes de velocidade subterrânea da noite de quinta-feira, alcançando inclusive a liderança no Rally Guanajuato México. No entanto, acabou numa posição muito abaixo da esperada devido a problemas mecânicos, que o obrigaram a abandonar na sexta-feira. Apesar de todos os problemas, voltou à ação no sábado e conquistou cinco vitórias impressionantes no seu i20.
O francês Sébastien Ogier aproximou-se da sexta vitória no Rally Guanajuato México, depois de conquistar uma liderança encorajadora na sexta-feira. Consolidou a sua posição na liderança do Rally Guanajuato México quase triplicando a sua vantagem, após uma boa movimentação nas etapas de sábado.
Enquanto os seus rivais enfrentava problemas, Ogier estava empatado e terminou o evento com uma vantagem de 27,8 segundos sobre o piloto da Hyundai i20 Ott Tänak. Suninen estava 10,1s atrás e terminou no pódio, e pode agradecê-lo aos danos na suspensão traseira no carro de Ott. O vencedor do Rally da Suécia (Evans) ficou em quarto pois não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes durante o fim de semana.
É raro uma prova que exija velocidade não ter algumas peripécias e esta não se destacou pela diferença. Esapekka Lappi e o co-piloto Janne Ferm escaparam com sorte depois que o Ford Fiesta explodiu em chamas na sexta-feira no Rally Guanajuato México. A peripécia levou ao cancelamento da etapa seguinte.
🥵 One of the toughest and most challenging events of the season! #WRC #RallyMX
➡️ In case you missed it, relive now all the highlights from @RallyMexico on https://t.co/0nWOJAkkTv 🇲🇽 pic.twitter.com/ccDjr8AQwo
— World Rally Championship – WRC (@OfficialWRC) March 16, 2020
Com tantas competições desportivas consecutivamente canceladas e adiadas, é estranho o Campeonato de Ralis do Mundo (WRC) se manter com muito poucas alterações. No caso da prova mexicana, o que levou a alterações na prova foi mais concretamente o possível impedimento de viajar por parte dos pilotos do que concretamente um ato contra a propagação.
No entanto, as alterações e os adiamentos tornam-se mais constantes sendo que o Rali da Argentina (inicialmente agendado para o intervalo entre 23 e 26 de abril) foi cancelado e, se o vírus não estiver controlado em maio, talvez a prova portuguesa do WRC não se chegue a realizar conforme o previsto. Sem certezas acerca da continuidade do campeonato, por agora, ficamos com Sébastien Ogier na liderança e a Toyota a liderar o Mundial de Construtores, com 110 pontos.
Foto de Capa: WRC
Artigo revisto por Diogo Teixeira