UFC 243: Novo campeão e sangue português

- Advertisement -

O UFC 243 teve lugar em Melbourne, na Austrália, e bateu-se mesmo um recorde de audiência ao vivo com 57127 espectadores, que não perderam este evento. Israel Adesanya nocauteou Robert Whittaker e tornou-se campeão de peso-médio; Dan Hooker teve uma brilhante performance contra Al Iaquinta; e o luso-cabo-verdiano Yorgan De Castro venceu com um KO, que lhe valeu o prémio de Performance da Noite.

Robert Whittaker vs Israel Adesanya

Melbourne nunca desilude. O antigo recorde de audiência era também na cidade, na altura do combate entre Ronda Rousey e Holly Holm. Agora cerca de 58 mil espectadores foram à Marvel Arena para ver Robert Whittaker defender o seu título contra Israel Adesanya.

Whittaker nunca tinha perdido na divisão de peso-médio, e vinha de duas batalhas frente a Yoel Romero. Após uns problemas de saúde, estava de volta para defender o seu título.

Adesanya estreou-se no UFC há um ano e meio e, após brilhantes performances, tinha a sua chance pelo título.

No primeiro round vimos logo o plano de Whittaker. Ele avançava mais que Adesanya, procurava lançar golpes pouco ortodoxos e finalizar a sequência com um golpe forte. Adesanya foi percebendo e geriu muito bem a distância, ao ponto dos golpes de Whittaker não lhe acertarem. Foi lançando mãos em contra-ataque, quando saía das entradas de Whittaker, e quase apagou o campeão no fim do round.

Whittaker entrou no segundo round com intenção de pressionar mais e encurtar distância para Adesanya. Conseguiu entrar na distância do adversário e acertar uma direita. Mas Adesanya conseguiu esquivar-se e acertou dois golpes que nocautearam Whittaker.

Adesanya festeja a vitória sobre Whittaker
Fonte: UFC

Al Iaquinta vs Dan Hooker

Dois lutadores da divisão de peso-leve que estavam a subir nos rankings da categoria. Al Iaquinta vinha de uma derrota contra Donald Cerrone, mas teve boas exibições frente a Khabib Nurmagomedov e Kevin Lee.

Depois da derrota com Edson Barboza, Dan Hooker voltou para nocautear numa ronda James Vick e estava pronto para se cimentar como um dos nomes fortes da divisão.

Na primeira ronda, Hooker esteve melhor no strike a lançar muitos golpes e, de longe, a conseguir gerir muito bem a distância. Iaquinta não conseguia chegar ao adversário para acertar golpes. Hooker conseguiu inverter uma projeção, ficando por cima, e no chão lançou várias cotoveladas, estando muito tempo com um triângulo de corpo.

No segundo round, Iaquinta conseguiu entrar mais vezes na distância e acertar mais golpes, mas no chão o domínio foi de Hooker. Este ainda acertou um cruzado de direita que levou Iaquinta ao tapete.

No terceiro round, Iaquinta continuou a tentar encurtar distância, mas Hooker saía muito bem de distância de strike e contra-atacava com muita eficácia.

Hooker acerta um direto em Iaquinta
Fonte: UFC

No final os juízes atribuíram a vitória a Dan Hooker, por decisão unânime (30-26; 30-27 x2).

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026: Ismael Saibari torna-se o 1º de sempre em registo

Ismael Saibari é agora o primeiro jogador africano de sempre a marcar nos três jogos da fase de grupos de um Mundial.

Não tiveste piada, Gianni Infantino

Mas se Gianni Infantino quiser envergar por esse caminho talvez o seu lugar não seja o gabinete da FIFA, mas o bar de stand up comedy

O Campeonato do Mundo dos holofotes

O Campeonato do Mundo 2026 dificilmente será dos que se vão esquecer, mas talvez por outras razões além das bonitas

Benfica começa esta quinta-feira a pré-época: eis as datas de arranque da equipa B, sub-23 e juniores

O Benfica começa esta quinta-feira a pré-temporada. Equipa B arranca a 6 de julho, sub-23 a 8 e juniores a 10 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

A festa de amarelo do Brasil de Vinícius Júnior e dos Bafana Bafana – Diário do Mundial 2026 #14

Começaram as decisões no Mundial 2026. Os Grupos A, B e C da competição já têm apurados, 3º lugares e eliminados bem definidos.

Lista atualizada: já há 7 seleções eliminadas do Mundial 2026

O Catar e a Chéquia estão eliminados do Mundial 2026. Duas seleções já viram confirmado o afastamento da competição.

África do Sul surpreende Coreia do Sul e está nos 16 avos de final do Mundial 2026 junto de México 100% vitorioso

Decisões conhecidas no Grupo A do Mundial 2026. Tanto o México como a África do Sul seguem direto para os 16 avos de final da prova.