Revolução Dahlin dá mais poder ao CAS

- Advertisement -

Há quase um ano, depois de um dos períodos mais conturbados da sua história, o Biatlo passou a ter Olle Dahlin como seu líder. Cumprido o objetivo inicial de dar de novo estabilidade à IBU, o sueco e a sua equipa passaram à fase seguinte e revolucionam a organização da modalidade, com o Congresso extraordinário realizado em outubro a trazer muitas mudanças.

Em Munique, os congressistas aprovaram por unanimidade um documento (‘Target 26’) que define os novos passos a dar para o futuro do Biatlo, bem como uma nova Constituição e um novo Código de Integridade para a IBU.

Congressistas deram um apoio claro às propostas de Dahlin
Fonte: IBU

Uma das deliberações fulcrais foi a criação da Unidade de Integridade, que procurará garantir maior transparência e ética na governança do desporto, de forma a evitar a renovar a credibilidade do Biatlo após o escândalo de 2018. Um dos fatores mais positivos deste novo órgão é o facto de estar em curso o recrutamento externo do seu Diretor.

Outra ação fundamental foi a de que os casos anti-doping na modalidade passarão a ser julgados pelo CAS. Dois factores são especialmente relevantes ao analisar os efeitos desta decisão.

Desde logo, reforça-se o poder do CAS. O tribunal arbitral suíço tem já um poder considerável no mundo do desporto, mas algumas modalidades continuam a insistir em, pelo menos em primeira instância, gerir as quebras aos regulamentos internamente, pelo que passar a ser o órgão jurisdicional de referência num dos mais importantes Desportos Olímpicos de Inverno é um bom indicador para a instituição.

Ademais, é um importante ponto para credibilizar o anti-doping no Biatlo. O que a prática vai mostrando é que as Federações que insistem em decidir estas questões internamente ou são demasiado tolerantes e raramente avançam para condenações, ou são excessivamente punitivas e não protegem suficientemente os direitos dos atletas. Nisso, o CAS tem um historial de justiça bem estabelecido e, apesar de não ser perfeito, é a escolha razoável para decidir sobre estes temas.

Entre as outras medidas aprovadas, podemos referir as que visam melhorar o sistema de financiamento das Federações nacionais: a criação da Biathlon Academy para dar apoio prático aos dirigentes, bem como o aumento dos padrões dos eventos; a procura de soluções de sustentabilidade e a valorização do Biatlo de Rua como disciplina independente.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras responde ao Bola na Rede: «Sempre que o Sporting esticou um bocadinho mais o jogo, criou-nos muitas dificuldades»

Gil Lameiras fez a análise da derrota sofrida pelo Vitória SC contra o Sporting. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mikel Arteta confiante para o jogo contra o Atlético de Madrid: «É um sonho termos a chance de chegar à final»

Mikel Arteta e Viktor Gyokeres mostraram-se ambiciosos na véspera do jogo da segunda mão das meias-finais da Champions League.

Jornalista espanhol rendido a Maxi Araújo: «O Sporting avalia-o em 50 milhões de euros, e não é de admirar»

Maxi Araújo está a realizar uma temporada de destaque do Sporting e tem somado elogios pelas suas exibições.

Carlos Soares: «O ADN do Vitória está em entrar em qualquer campo para ganhar»

Carlos Soares analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Zeno Debast com um passe direto para a própria baliza fez um caricato autogolo no Sporting x Vitória SC

O Sporting e o Vitória SC jogaram no fecho da jornada 32. Último golo do jogo foi marcado por Zeno Debast... na própria baliza.

Samu Silva: «É importante manter os princípios, não íamos mudar a nossa forma de jogar»

Samu Silva analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

Daniel Bragança: «Fomos dignos do que é ser Sporting»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.