Revolução Dahlin dá mais poder ao CAS

- Advertisement -

Há quase um ano, depois de um dos períodos mais conturbados da sua história, o Biatlo passou a ter Olle Dahlin como seu líder. Cumprido o objetivo inicial de dar de novo estabilidade à IBU, o sueco e a sua equipa passaram à fase seguinte e revolucionam a organização da modalidade, com o Congresso extraordinário realizado em outubro a trazer muitas mudanças.

Em Munique, os congressistas aprovaram por unanimidade um documento (‘Target 26’) que define os novos passos a dar para o futuro do Biatlo, bem como uma nova Constituição e um novo Código de Integridade para a IBU.

Congressistas deram um apoio claro às propostas de Dahlin
Fonte: IBU

Uma das deliberações fulcrais foi a criação da Unidade de Integridade, que procurará garantir maior transparência e ética na governança do desporto, de forma a evitar a renovar a credibilidade do Biatlo após o escândalo de 2018. Um dos fatores mais positivos deste novo órgão é o facto de estar em curso o recrutamento externo do seu Diretor.

Outra ação fundamental foi a de que os casos anti-doping na modalidade passarão a ser julgados pelo CAS. Dois factores são especialmente relevantes ao analisar os efeitos desta decisão.

Desde logo, reforça-se o poder do CAS. O tribunal arbitral suíço tem já um poder considerável no mundo do desporto, mas algumas modalidades continuam a insistir em, pelo menos em primeira instância, gerir as quebras aos regulamentos internamente, pelo que passar a ser o órgão jurisdicional de referência num dos mais importantes Desportos Olímpicos de Inverno é um bom indicador para a instituição.

Ademais, é um importante ponto para credibilizar o anti-doping no Biatlo. O que a prática vai mostrando é que as Federações que insistem em decidir estas questões internamente ou são demasiado tolerantes e raramente avançam para condenações, ou são excessivamente punitivas e não protegem suficientemente os direitos dos atletas. Nisso, o CAS tem um historial de justiça bem estabelecido e, apesar de não ser perfeito, é a escolha razoável para decidir sobre estes temas.

Entre as outras medidas aprovadas, podemos referir as que visam melhorar o sistema de financiamento das Federações nacionais: a criação da Biathlon Academy para dar apoio prático aos dirigentes, bem como o aumento dos padrões dos eventos; a procura de soluções de sustentabilidade e a valorização do Biatlo de Rua como disciplina independente.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario lança o FC Porto x Benfica: «Jogar no Dragão dá uma força extra à equipa»

Em declarações à revista Betano Mag, Pablo Rosario anteviu o Clássico com o Benfica e abordou o regresso do FC Porto à Champions League.

«A vitória do Benfica fica na conta da profundidade do plantel encarnado e da preparação estratégica de Marco Silva para o jogo» – a...

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 na fase de liga da Europa League. Eis a análise à vitória dos encarnados na competição.

Kylian Mbappé aborda polémica e atira: «É um bom ano para ganhar a Bola de Ouro»

Kylian Mbappé respondeu às críticas sobre o caso da camisola de apoio a Ceuta e afirmou que a Bola de Ouro devia «voltar ao Real Madrid».

Sporting define plano para a baliza e toma decisão quanto a Kaique Pereira

O Sporting tem bem definido o plano para a baliza. Por agora, Rui Silva é o titular indiscutível das redes leoninas.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi lançado por José Mourinho no Real Madrid e admite agora: «Eu sou do Atlético de Madrid»

Álvaro Morata já representou o Real Madrid, mas afirma que o Atlético de Madrid é o seu clube de coração. O avançado espanhol falou na semana em que há dérbi de Madrid.

João Cancelo relata momento frente ao Racing Santander: «Foi o melhor golo da minha carreira»

João Cancelo brilhou na goleada do Barcelona e apontou aquele que considera ser o melhor golo da carreira.

Suécia anuncia lista de convocados para os primeiros jogos na Liga das Nações

A seleção da Suécia anunciou os convocados para os quatro jogos da Liga das Nações. A lista conta com três jogadores que jogam ou já jogaram em Portugal.