📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FPDE – Um passo em frente no futuro dos eSports em Portugal?

- Advertisement -

Com fundação em 2016, a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos, mais conhecida como FPDE após mudança de nome, só nestes últimos dois anos se mostrou mais ao mundo do gaming e dos eSports.

Com o seu foco no Desporto Eletrónico, a FPDE tem como principais objectivos educar a população sobre o que são desportos eletrónicos, promovendo a sua prática de forma saudável, equilibrada e sustentável. Pretende igualmente promover os valores e o desenvolvimento do desporto eletrónico com a agregação de equipas, instituições e jogadores.

Outro grande objectivo é a profissionalização dos desportos eletrónicos, criando condições para que atletas e equipas possam desenvolver-se. Assim que consigam fazer o seu próprio percurso dos escalões mais amadores até a profissionalização desta modalidade.

Feitas as apresentações, é fundamental destacar a definição do Desporto Eletrónico que se refere a competições organizadas de videojogos, entre indivíduos ou equipas, e que são disputadas utilizando computadores, consolas ou dispositivos móveis. E perceber que existem diferenças entre o gaming e os eSports.

gaming consiste no ato de uma pessoa jogar um videojogo, de forma regular ou esporádica, sem uma componente competitiva organizada. Quando falamos de desporto eletrónico (esports) trata-se de uma pessoa ou equipa jogar um videojogo, de forma regular ou esporádica, de forma necessariamente competitiva e organizada.

Fonte: FPDE

Um dos grandes avanços na evolução da FPDE passa pelo “Plano Estratégico para o eSports em Portugal”. Documento este de 27 páginas que conta com a história dos eSports, a evolução da modalidade e como este pode ser considerado um desporto, bem como, toda a potencialidade que este mercado apresenta e profissionalização. Refere ainda as missões da FPDE e propostas para o futuro com a criação de associações nacionais e grupos de coordenação para os diferentes tipos de videojogos.

Recentemente no mês de julho, a FPDE celebrou também uma parceria com a Sociedade Abreu Advogados no qual indicam que a profissionalização nacional dos eSports passa muito por este tipo de associações.

Para além disto, várias organizações e instituições desportivas tem-se associado á FPDE através do sistema de fichas de inscrição do seu site oficial. Entre elas, podemos desde já destacar os Grow uP eSports, o SC Braga eSports, o Boavista FC eSports, entre outros…

Fonte: FPDE

A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos tem marcado também a sua presença em eventos importantes no mundo dos eSports, como a DreamHack Spain, os prémios eSports em Portugal ou até a Swiss Esports Federation, em Lausanne. Conferência essa que reuniu 18 países a falar sobre eSports um pouco por toda a Europa.

Posto isto, é essencial indicar as reportagens feitas pelo Diário de Notícias e o Jornal Económico que ambas à sua maneira permitiram à FPDE expor o seu projecto e perceber que o mundo dos eSports em Portugal está a crescer apaixonando um milhão de gamers no seu país e atraindo actualmente marcas como a Altice, Worten, Allianz, Huawei, entre outras.

Além dos objetivos já mencionados a FPDE pretende organizar fases de qualificação nacional para mundiais e campeonatos internacionais registados na Federação Internacional de Desportos Eletrónicos e promover a prática desta modalidade.

Terminamos com a importante mensagem para seguirem a FPDE nas suas redes sociais: Facebook e Twitter

E acompanharem de perto todo o trabalho realizado pela Federação que pretende levar os eSports cada vez mais longe!

Foto de Capa: FPDE

Revisto por: Jorge Neves

Francisco Miguel Craveiro
Francisco Miguel Craveirohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol, vídeojogos e wrestling, o Francisco estuda na Faculdade de Letras, Colabora na rádio de Desporto, GoloFM e, aliado à comunicação, junta a paixão pela escrita e pelos eSports.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles dá início à procura por substituto para Kevin de Bruyne

O Nápoles tem intenção de contratar um substituto para Kevin De Bruyne, após o belga sofrer uma lesão que o afastará até fevereiro de 2026.

Manchester United: eis os planos da equipa de Ruben Amorim para o mercado de janeiro

O Manchester United não tem intenção de contratar jogadores no mercado de janeiro, esperando-se um mês calmo no Old Trafford.

Iván Fresneda: 2025/26 é a temporada de confirmação do lateral

Iván Fresneda assumiu-se como titular absoluto do Sporting esta temporada, relegando Georgios Vagiannidis para um segundo plano.

Óscar hospitalizado por intercorrência com alterações cardíacas

O São Paulo anunciou que Óscar apresentou uma intercorrência com alterações cardíacas. O jogador está estável e irá realizar mais exames.

PUB

Mais Artigos Populares

Situação de Rafael Obrador: Benfica terá que definir o futuro do lateral

Rafael Obrador trocou o Real Madrid pelo Benfica, mas não entra nas contas de José Mourinho para a posição de lateral esquerdo.

José Fonte revela que esteve perto de assinar pelo Manchester United no tempo de José Mourinho

Em entrevista para a DAZN, José Fonte revelou que esteve perto de assinar com o Manchester United de José Mourinho.

Casper Tengstedt longe de ter um bom início pelo Feyenoord

Casper Tengstedt não tem sido titular pelo Feyenoord. O jogador leva apenas cinco encontros realizados esta época.