Publicidade

Portugal com forte presença nos areais da Nazaré

Diogo Nunes · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Norte, na Nazaré, está a receber a Euro Winners Cup. A principal competição europeia de clubes de Futebol de Praia. O SC Braga foi o grande vencedor das duas primeiras edições da prova e este ano procura manter a senda vitoriosa, depois de se ter sagrado Campeão Mundial na Rússia, no passado mês de fevereiro.

Esta prova está interligada a outras duas. A Euro Winners Challenge, através da qual oito equipas não qualificadas de forma direta conseguiram garantir o seu lugar na Champions da modalidade e a versão feminina do torneio.

Na Euro Winners Challenge, que arrancou no passado dia 31 de maio, participaram um total de vinte e quatro equipas, treze delas portuguesas. No formato habitual de fase de grupos, onde muitos foram compostos por duas ou até três formações nacionais, mais de metade dos oito lugares disponíveis na Euro Winners Cup foram alcançados por conjuntos lusos. O GDP da Costa da Caparica, vencedor do Grupo A, o GD de Sesimbra, vencedor do Grupo B, e o GD de Alfarim, vencedor do Grupo E, garantiram a qualificação direta. O CF Chelas (Grupo A) e a AD Buarcos (Grupo B) foram os dois melhores segundos classificados e também asseguraram um lugar na Euro Winners Cup.

Porém, os oitos clubes apurados não fazem parte da prova de forma direta, pois integram dois grupos exclusivamente para si e amanhã, em horário por determinar, os vencedores de cada grupo vão decidir o campeão da Euro Winners Challenger. Só a equipa que vencer esta final entra para o torneio principal. Fazendo a sua “estreia” logo nos quartos de final.

A Euro Winners Cup teve início no sábado, com a realização de apenas um jogo, sendo disputada por um total de trinta e seis formações, cinco delas de origem portuguesa: SC Braga, Sporting CP, Casa do Benfica de Loures, CD Nacional e ACD “O Sotão”.

Ao contrário de anos anteriores, o elevado número de equipas a participar na competição, levou a que o critério de apuramento para as eliminatórias fosse bem diferente em relação ás duas primeiras edições. Assim, todos os primeiros, segundos e terceiros classificados apuraram-se de forma direta, conjuntos a quem se juntou o quarto melhor classificado.

Desta forma, Braga, Sporting e Casa de Benfica de Loures, que venceram os seus respetivos grupos, mantiveram a companhia do Sotão, equipa da casa, e do Nacional que, apesar de terem finalizado a fase de grupos na terceira posição, também seguiram em frente na Euro Winners Cup.

Os jogos da fase a eliminar, que começa hoje, foram conhecidos ontem à noite, tendo o sorteio determinado os seguintes encontros (Resultados finais até ao fecho deste artigo):

16 Avos-de-final:

  • GWP Cservy 4-1 CD Nacional
  • BSC Vybor 7-6 MFC Spartak
  • KP Lodz 4-3 (AET) Grodnooblsport
  • FC Delta 3-1 BSC Boca Gdansk
  • Levante UD 5-5 (3-1 APS) CD Bala Azul
  • BSC Artur Music – Ercis Belediye
  • Alanya – BSC Chargers
  • BSC Kristall – Cartel-Waterloo
  • Catania BS – FC Baggio
  • Sporting CP – SK BO EU Teplice
  • SC Braga – CS Djoker
  • Casa de Benfica de Loures – Grande Motte
  • BSC Spartak Moscovo – ACD “O Sotão”
  • Euroformat-Bodon – CF La Nucia

A Euro Winners Cup feminina arrancou na segunda-feira, tendo tido um início algo tumultuoso devido a algumas desistências de última hora. Assim, esta prova passou a ser jogada somente por vinte e equipas, uma delas portuguesa, o Sotão, divididas por grupos de três e quatro formações.

Para além do estádio do Viveiro, as várias competições ligadas à Euro Winners Cup têm ainda estado a ser disputadas em outros dois campos na Praia do Norte
Fonte: Nazaré Beach Events

O Sotão ainda não está eliminado, mas para seguir em frente terá de vencer o Madrid CFF. Vitória essa que terá de ser alcançada durante o período regulamentar senão, devido ao goal average atual e os pontos de cada conjunto (Sotão-0 e Madrid CFF-2), será impossível ao conjunto nazareno seguir para a fase a eliminar do torneio.

Quarta-feira, para além dos primeiros resultados dos dezasseis avos-de-final da Euro Winners Cup, vão ainda ficar definidos os vencedores dos grupos J e K, que vão determinar o campeão da Euro Winners Challenge, mas também as equipas qualificadas para a fase seguinte da Euro Winners Cup feminina.

Todos os jogos estão a ser transmitidos na internet, através do canal da Beach Soccer World Wide na My Cujoo. Os encontros das equipas portuguesas estão ainda a ser transmitidos na página de Facebook da Nazaré Beach Events.

Foto de Capa: Nazaré Beach Events

Diogo Nunes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Crise na habituação | Sporting 2-3 LASK Linz

O Sporting entrou em campo com a possibilidade de pela primeira vez vencer três encontros consecutivos no arraque de uma Champions League e na teoria partia como grande favorito para o jogo contra o LASK Linz, relativo à terceira jornada. Na antevisão da partida ‘respirava-se confiança’ e os analistas previam uma vitória sem grande dificuldade, face a um elenco austríaco, que se baseava nos contra-ataques, que naturalmente teriam de ser concedidos por erros dos verde e brancos. Os leões vivem uma nova era neste 4x3x3, que levou a que vários jogadores mudassem as suas rotinas a meio da época desportiva. A partida de quarta-feira à noite provou que a mini pré-temporada de outubro não serviu para uma habituação total. Há atletas que beneficiam desta troca. Issa Doumbia passou a ter um raio de ação muito maior. Aparecia muitas vezes pela esquerda na base da jogada para auxiliar na construção, mas poucos segundos depois já estava a pisar terrenos próximos aos de Luis Suárez. Nestory Irankunda consegue beneficiar da sua velocidade e capacidade de romper linhas. O próprio Geny Catamo passou a trabalhar ainda mais próximo da linha, procurando a ‘invasão’ de espaços interiores com bola ou o lançamento de colegas como João Simões, Issa Doumbia ou o próprio Luis Suárez, dependendo do posicionamento do colombiano no terreno de jogo.

Ricardo João Lopes · 6 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.