ACCS Futsal Club: Irá trazer retorno desportivo?

- Advertisement -

Mais um negócio confirmado de um jogador carismático e lendário na história do SL Benfica (Bruno Coelho) para o ACCS Futsal Club de França, atual primeiro classificado no seu campeonato e por isso qualificado para a próxima edição da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA, em virtude da COVID-19 e correspondente cancelamento do campeonato gaulês.

ACCS Futsal Club e o seu futuro risonho

Com o plantel que está a ser construído no seio do emblema parisiense, arrisco-me a dizer que será um dos fortes candidatos a conquistar a edição 2020/21 da principal prova europeia de clubes. Ao apostar em Bruno Coelho, tira das quadras nacionais uma das maiores lendas do Futsal encarnado e da seleção nacional.

O ACCS Futsal Club garante assim um reforço de peso para o seu plantel com muita experiência e idade, mas ainda com muito para dar ao desporto, ao seu novo clube e também a seleção. Não nos esqueçamos que Bruno Coelho foi o grande herói no EURO 2018, ao marcar o golo da vitória no prolongamento da final, assim como o tento que levou o encontro para o tempo extra.

Um projeto que é muito ambicioso e que para já conta com vários ex-jogadores do Inter Movistar FS: o espanhol Carlos Ortiz; o brasileiro Humberto e o português Ricardinho. Mas também o técnico vindo do gigante espanhol Jesus Velasco, técnico que até 2018/19 representou a equipa interista. Portanto, o treinador espanhol tem a vantagem de conhecer bem alguns dos jogadores com quem irá partilhar o balneário a partir da próxima temporada.

É importante referir que o ACCS Futsal Club apenas foi criado em 2014, pelo que ainda é um emblema relativamente jovem e a presença na próxima edição da Liga dos Campeões é uma estreia absoluta em competições europeias. Daí a importância da contratação de elementos com muita experiência na conquista de troféus não só nacionais mas também europeus. Vendo as coisas por este prisma é muito bem pensada a recruta junto do clube mais titulado na antiga UEFA Futsal Cup.

Esta maior aposta do clube francês acontece numa altura em que a Federação Francesa de Futebol (FPF) tem apostado cada vez mais na modalidade. Depois de um Europeu 2018 em que foi uma das seleções qualificadas de forma surpreendente, é a vez de começar a crescer a sua liga nacional. Apostar em clubes que possam lançar jovens jogadores franceses, que certamente vão vigorar pelos Les Blues num futuro próximo.

Mas pode não ser um mar de rosas aquilo que o ACCS Futsal Club pode atravessar neste caminho pela afirmação europeia na modalidade.

Se, por um lado, o clube francês se torna automaticamente um dos clubes mais fortes e poderosos, logo com maiores aspirações na UEFA Futsal Champions League, o certo é que poderá acontecer o mesmo que no campeonato principal de futebol desse país. Uma certa “falta de competitividade” na sua liga nacional que poderá minar as suas aspirações, um pouco à imagem do que se tem verificado com o Paris Saint-Germain FC, que tem feito um investimento brutal nestes últimos anos, graças ao seu principal investidor saudita.

Além da pouco (ou nenhuma) competitividade que pode encontrar a nível nacional, o clube francês terá as chamadas «dores de crescimento», como qualquer outro clube. Os maiores clubes europeus, onde figuram claro o Sporting CP e o SL Benfica, já têm as suas estruturas definidas há algum tempo, por isso, torna-se um pouco complicado acreditar que possam já estar neste nível. Temos de compreender que por vezes não são só estrelas que compõem o sistema solar, fazendo uma analogia astrológica.

Mas de futurologia temos pouco e resta deixar que o ACCS fale dentro de quadra. Por isso, é esperar mais algum tempo para ver o que acontece por terrenos franceses e europeus!

Foto de Capa: ACCS Futsal Club

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.