ACCS Futsal Club: Irá trazer retorno desportivo?

- Advertisement -

Mais um negócio confirmado de um jogador carismático e lendário na história do SL Benfica (Bruno Coelho) para o ACCS Futsal Club de França, atual primeiro classificado no seu campeonato e por isso qualificado para a próxima edição da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA, em virtude da COVID-19 e correspondente cancelamento do campeonato gaulês.

ACCS Futsal Club e o seu futuro risonho

Com o plantel que está a ser construído no seio do emblema parisiense, arrisco-me a dizer que será um dos fortes candidatos a conquistar a edição 2020/21 da principal prova europeia de clubes. Ao apostar em Bruno Coelho, tira das quadras nacionais uma das maiores lendas do Futsal encarnado e da seleção nacional.

O ACCS Futsal Club garante assim um reforço de peso para o seu plantel com muita experiência e idade, mas ainda com muito para dar ao desporto, ao seu novo clube e também a seleção. Não nos esqueçamos que Bruno Coelho foi o grande herói no EURO 2018, ao marcar o golo da vitória no prolongamento da final, assim como o tento que levou o encontro para o tempo extra.

Um projeto que é muito ambicioso e que para já conta com vários ex-jogadores do Inter Movistar FS: o espanhol Carlos Ortiz; o brasileiro Humberto e o português Ricardinho. Mas também o técnico vindo do gigante espanhol Jesus Velasco, técnico que até 2018/19 representou a equipa interista. Portanto, o treinador espanhol tem a vantagem de conhecer bem alguns dos jogadores com quem irá partilhar o balneário a partir da próxima temporada.

É importante referir que o ACCS Futsal Club apenas foi criado em 2014, pelo que ainda é um emblema relativamente jovem e a presença na próxima edição da Liga dos Campeões é uma estreia absoluta em competições europeias. Daí a importância da contratação de elementos com muita experiência na conquista de troféus não só nacionais mas também europeus. Vendo as coisas por este prisma é muito bem pensada a recruta junto do clube mais titulado na antiga UEFA Futsal Cup.

Esta maior aposta do clube francês acontece numa altura em que a Federação Francesa de Futebol (FPF) tem apostado cada vez mais na modalidade. Depois de um Europeu 2018 em que foi uma das seleções qualificadas de forma surpreendente, é a vez de começar a crescer a sua liga nacional. Apostar em clubes que possam lançar jovens jogadores franceses, que certamente vão vigorar pelos Les Blues num futuro próximo.

Mas pode não ser um mar de rosas aquilo que o ACCS Futsal Club pode atravessar neste caminho pela afirmação europeia na modalidade.

Se, por um lado, o clube francês se torna automaticamente um dos clubes mais fortes e poderosos, logo com maiores aspirações na UEFA Futsal Champions League, o certo é que poderá acontecer o mesmo que no campeonato principal de futebol desse país. Uma certa “falta de competitividade” na sua liga nacional que poderá minar as suas aspirações, um pouco à imagem do que se tem verificado com o Paris Saint-Germain FC, que tem feito um investimento brutal nestes últimos anos, graças ao seu principal investidor saudita.

Além da pouco (ou nenhuma) competitividade que pode encontrar a nível nacional, o clube francês terá as chamadas «dores de crescimento», como qualquer outro clube. Os maiores clubes europeus, onde figuram claro o Sporting CP e o SL Benfica, já têm as suas estruturas definidas há algum tempo, por isso, torna-se um pouco complicado acreditar que possam já estar neste nível. Temos de compreender que por vezes não são só estrelas que compõem o sistema solar, fazendo uma analogia astrológica.

Mas de futurologia temos pouco e resta deixar que o ACCS fale dentro de quadra. Por isso, é esperar mais algum tempo para ver o que acontece por terrenos franceses e europeus!

Foto de Capa: ACCS Futsal Club

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Pinheiro responde ao Bola na Rede: «Já vim ao Estádio da Luz jogar bem melhor e ser goleado a jogar olhos nos olhos...

Bruno Pinheiro analisou o empate entre Benfica e Académico de Viseu na estreia na Primeira Liga 2026/27. Técnico respondeu ao Bola na Rede.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Alverca: «Procuramos anular essas ligações e empurrar o jogo do Porto para...

Sérgio Ferreira analisou a derrota do Alverca frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Marco Silva analisa o empate do Benfica diante do Académico de Viseu: eis a conferência de imprensa do treinador

Marco Silva faz o rescaldo do Benfica x Académico de Viseu em conferência de imprensa. Jogo foi a estreia dos encarnados na Primeira Liga.

Imprensa italiana garante: Rodrigo Mora fecha acordo com a AS Roma e aguarda pelas negociações entre os clubes

Segundo Nicolò Schira, a AS Roma garantiu um acordo com Rodrigo Mora para os termos de contrato, numa altura em que negoceia com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Pinheiro admite que procurou duelo entre João Guilherme e Dahl e atira: «Teríamos tido muita dificuldade com o estádio cheio»

Bruno Pinheiro analisou a estreia na Primeira Liga 2026/27. Benfica e Académico de Viseu defrontaram-se à porta fechada.

Ewerton e o resultado histórico na Luz: «Sabíamos que ia ser difícil, mas feliz também pela minha partida»

Werton analisou a estreia na Primeira Liga 2026/27. Benfica e Académico de Viseu defrontaram-se à porta fechada.

Tomás Araújo deixa apelo após o empate: «Acreditem em nós, que não vamos deixar cair isto»

Tomás Araújo analisou a estreia na Primeira Liga 2026/27. Benfica e Académico de Viseu defrontaram-se à porta fechada.