«O SL Benfica, de momento, está atrás do Sporting CP, não há como contestar» – Entrevista BnR com César Paulo

– Rivalidades –

«Cheguei a discutir com companheiros de equipa por falarem com jogadores do Sporting CP»

Bola na Rede: Viveste a rivalidade entre SL Benfica e Sporting CP da forma como passa para fora?

César Paulo: Sou muito suspeito para falar. Vivia isso muito intensamente. Cheguei a discutir com companheiros de equipa, porque eles falavam ou tinham estado com jogadores do Sporting CP. 

Bola na Rede: Que histórias guardas desses dérbis?

César Paulo: Há uma que agora é engraçada, mas, na altura, foi muito chata. Fui com a minha família comer uma francesinha num bairro em Lisboa, onde a maioria das pessoas eram sportinguistas. Estavam lá duas pessoas que eram de uma claque do Sporting CP e reconheceram-me. Começaram a provocar e, a determinado momento, veio um rapaz pedir-me que autografasse um cartão de sócio do Sporting. Eu ia a assinar e ele disse “achas que vou dar o meu cartão para um lampião assinar”. Não recebi aquilo muito bem e levantei-me. Foi uma confusão. Teve que vir a polícia e o restaurante teve que fechar. Para veres o nível da rivalidade no tempo em que jogava aí. Acredito que hoje, pelo que vejo, há rivalidade, o que é muito bom, mas é mais sadia.

Bola na Rede: Tinhas amigos no lado do Sporting CP?

César Paulo: Falava educadamente, mas amigos não tinha. Eles lá, eu cá.

Bola na Rede: E dentro do campo, são sempre ambientes muito fervorosos…

César Paulo: Dentro do campo, queria matá-los [risos]. Dava a minha vida, ainda para mais num dérbi. Quem me viu a jogar contra o Sporting CP tem essas lembranças. São coisas do jogo. Fora da quadra jamais teria o comportamento que tinha dentro da quadra. Eu queria ganhar pelo SL Benfica e eles queriam ganhar pelo Sporting CP.

Bola na Rede: Ainda por cima, na posição de pivot tinhas duelos muito diretos com os fixos contrários.

César Paulo: Eram duelos bem fervorosos. Eles consideravam-me um jogador muito forte na posição, um pivot de força, que retinha muito bem a bola. Eu também proporcionava muito esse jogo de força. Para me marcarem, eles tinham que fazer o mesmo. Às vezes, acabava por sair uma coisinha a mais.

Bola na Rede: Quem era o fixo que te chateava mais?

César Paulo: Do Sporting, praticamente todos. João Matos, Caio Japa, Djô, Davi, quando era do Sporting, Bibi. Eram sempre confrontos muito difíceis, mas também dava muito gozo quando fazíamos um bom jogo e conseguíamos um bom resultado.

Bola na Rede: O amor que tinhas pelo SL Benfica foi o que fez com que não representasses o Sporting CP, mesmo quando tiveste oportunidade para isso?

César Paulo: Logo quando saí do SL Benfica, disseram-me que o Sporting CP me queria fazer uma proposta. Diziam que o presidente do Sporting CP gostava muito do meu estilo de jogo. Ainda que me fizessem uma proposta formalmente, não conseguiria representar o Sporting CP. O que vivi no SL Benfica foi muito forte. Mesmo sendo profissional, mesmo vivendo daquilo, não conseguiria. Se fosse para o Sporting CP, não seria o jogador que sempre fui de deixar a vida em campo, de dar o sangue pela equipa.

Bola na Rede: O Sporting CP conquistou a Liga dos Campeões de Futsal duas vezes. O desenvolvimento do SL Benfica levou também ao desenvolvimento do Sporting CP, devido à competitividade?

César Paulo: O Sporting CP investiu muito, forte e bem para conquistar a Liga dos Campeões. Clubes com uma rivalidade tão forte, não querem ficar atrás um do outro. Parabéns para eles, estão no caminho certo. O Sporting está numa fase maravilhosa, em que está a ganhar tudo. É notório que o Sporting está num momento melhor que o SL Benfica. Alguma coisa o SL Benfica está a fazer mal.

Bola na Rede: Vês o Sporting CP superior ao SL Benfica?

César Paulo:  Os resultados falam por si. O SL Benfica, de momento, está atrás do Sporting CP, não há como contestar. Quando um clube grande se sai bem no futebol, tende a estar bem nas modalidades.

Bola na Rede: O Gonçalo Alves, com quem jogaste, é atualmente o team manager do SL Benfica. Referiste que o clube, no que ao futsal diz respeito, não está num nível tão alto como já esteve. Para superar isso é importante ter na estrutura pessoas que trazem a mística de um passado de conquista?

César Paulo: Acredito que o Gonçalo deve estar a ter muito trabalho na atual situação do SL Benfica. A posição em que ele está é muito difícil. Uma pessoa tão vitoriosa como ele é a pessoa certa para estar onde está, no clube que está. O Gonçalo, apesar de ter vindo do Sporting CP, ganhou tudo pelo SL Benfica. Vai conseguir resolver os problemas e ajudar a que a equipa alcance os títulos que merece.

Bola na Rede: Jogaste com vários jogadores que atuam no futsal português. Por exemplo, o Guitta que ainda agora foi eleito melhor guarda-redes do mundo. O que é que achas que diferencia o Guitta dos outros guarda-redes?

César Paulo: Quando saí do SL Benfica, fui para o clube onde o Guitta jogava. O Guitta é extremamente concentrado nos treinos e nos jogos. Gostava muito que ele estivesse no SL Benfica. No entanto, o SL Benfica também não está mal, o Roncaglio é um excelente guarda-redes. Todas as equipas que querem ter bons resultados têm que ter um excelente guarda-redes.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Manchester United magoado com Ruben Amorim após conhecer novo lote de capitães

Luke Shaw não integra o grupo de capitães do Manchester United. Defesa inglês ficou triste e chateado com a decisão de Ruben Amorim.

Orlando City goleia Inter Miami sem Lionel Messi por 4-1

O Inter Miami sofreu sem Lionel Messi. Na visita ao terreno do Orlando City, triunfo da equipa da casa por 4-1.

Sporting recebeu proposta de empréstimo por Conrad Harder da Fiorentina e já deu resposta

A Fiorentina tentou fechar o empréstimo de Conrad Harder junto do Sporting. Leões não querem perder o avançado neste mercado.

Benfica avança pela contratação de Mohamed Amoura e já conhece preço pedido pelo Wolfsburgo

O Benfica sonha com a contratação de Mohamed Amoura para o ataque. Wolfsburgo quer 35 milhões de euros pelo argelino.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting faz proposta oficial por Yeremay Hernández

Yeremay Hernández voltou ao radar do Sporting. Leões fizeram proposta pelo extremo do Deportivo da Corunha.

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.