«O SL Benfica, de momento, está atrás do Sporting CP, não há como contestar» – Entrevista BnR com César Paulo

- Advertisement -

– Rivalidades –

«Cheguei a discutir com companheiros de equipa por falarem com jogadores do Sporting CP»

Bola na Rede: Viveste a rivalidade entre SL Benfica e Sporting CP da forma como passa para fora?

César Paulo: Sou muito suspeito para falar. Vivia isso muito intensamente. Cheguei a discutir com companheiros de equipa, porque eles falavam ou tinham estado com jogadores do Sporting CP. 

Bola na Rede: Que histórias guardas desses dérbis?

César Paulo: Há uma que agora é engraçada, mas, na altura, foi muito chata. Fui com a minha família comer uma francesinha num bairro em Lisboa, onde a maioria das pessoas eram sportinguistas. Estavam lá duas pessoas que eram de uma claque do Sporting CP e reconheceram-me. Começaram a provocar e, a determinado momento, veio um rapaz pedir-me que autografasse um cartão de sócio do Sporting. Eu ia a assinar e ele disse “achas que vou dar o meu cartão para um lampião assinar”. Não recebi aquilo muito bem e levantei-me. Foi uma confusão. Teve que vir a polícia e o restaurante teve que fechar. Para veres o nível da rivalidade no tempo em que jogava aí. Acredito que hoje, pelo que vejo, há rivalidade, o que é muito bom, mas é mais sadia.

Bola na Rede: Tinhas amigos no lado do Sporting CP?

César Paulo: Falava educadamente, mas amigos não tinha. Eles lá, eu cá.

Bola na Rede: E dentro do campo, são sempre ambientes muito fervorosos…

César Paulo: Dentro do campo, queria matá-los [risos]. Dava a minha vida, ainda para mais num dérbi. Quem me viu a jogar contra o Sporting CP tem essas lembranças. São coisas do jogo. Fora da quadra jamais teria o comportamento que tinha dentro da quadra. Eu queria ganhar pelo SL Benfica e eles queriam ganhar pelo Sporting CP.

Bola na Rede: Ainda por cima, na posição de pivot tinhas duelos muito diretos com os fixos contrários.

César Paulo: Eram duelos bem fervorosos. Eles consideravam-me um jogador muito forte na posição, um pivot de força, que retinha muito bem a bola. Eu também proporcionava muito esse jogo de força. Para me marcarem, eles tinham que fazer o mesmo. Às vezes, acabava por sair uma coisinha a mais.

Bola na Rede: Quem era o fixo que te chateava mais?

César Paulo: Do Sporting, praticamente todos. João Matos, Caio Japa, Djô, Davi, quando era do Sporting, Bibi. Eram sempre confrontos muito difíceis, mas também dava muito gozo quando fazíamos um bom jogo e conseguíamos um bom resultado.

Bola na Rede: O amor que tinhas pelo SL Benfica foi o que fez com que não representasses o Sporting CP, mesmo quando tiveste oportunidade para isso?

César Paulo: Logo quando saí do SL Benfica, disseram-me que o Sporting CP me queria fazer uma proposta. Diziam que o presidente do Sporting CP gostava muito do meu estilo de jogo. Ainda que me fizessem uma proposta formalmente, não conseguiria representar o Sporting CP. O que vivi no SL Benfica foi muito forte. Mesmo sendo profissional, mesmo vivendo daquilo, não conseguiria. Se fosse para o Sporting CP, não seria o jogador que sempre fui de deixar a vida em campo, de dar o sangue pela equipa.

Bola na Rede: O Sporting CP conquistou a Liga dos Campeões de Futsal duas vezes. O desenvolvimento do SL Benfica levou também ao desenvolvimento do Sporting CP, devido à competitividade?

César Paulo: O Sporting CP investiu muito, forte e bem para conquistar a Liga dos Campeões. Clubes com uma rivalidade tão forte, não querem ficar atrás um do outro. Parabéns para eles, estão no caminho certo. O Sporting está numa fase maravilhosa, em que está a ganhar tudo. É notório que o Sporting está num momento melhor que o SL Benfica. Alguma coisa o SL Benfica está a fazer mal.

Bola na Rede: Vês o Sporting CP superior ao SL Benfica?

César Paulo:  Os resultados falam por si. O SL Benfica, de momento, está atrás do Sporting CP, não há como contestar. Quando um clube grande se sai bem no futebol, tende a estar bem nas modalidades.

Bola na Rede: O Gonçalo Alves, com quem jogaste, é atualmente o team manager do SL Benfica. Referiste que o clube, no que ao futsal diz respeito, não está num nível tão alto como já esteve. Para superar isso é importante ter na estrutura pessoas que trazem a mística de um passado de conquista?

César Paulo: Acredito que o Gonçalo deve estar a ter muito trabalho na atual situação do SL Benfica. A posição em que ele está é muito difícil. Uma pessoa tão vitoriosa como ele é a pessoa certa para estar onde está, no clube que está. O Gonçalo, apesar de ter vindo do Sporting CP, ganhou tudo pelo SL Benfica. Vai conseguir resolver os problemas e ajudar a que a equipa alcance os títulos que merece.

Bola na Rede: Jogaste com vários jogadores que atuam no futsal português. Por exemplo, o Guitta que ainda agora foi eleito melhor guarda-redes do mundo. O que é que achas que diferencia o Guitta dos outros guarda-redes?

César Paulo: Quando saí do SL Benfica, fui para o clube onde o Guitta jogava. O Guitta é extremamente concentrado nos treinos e nos jogos. Gostava muito que ele estivesse no SL Benfica. No entanto, o SL Benfica também não está mal, o Roncaglio é um excelente guarda-redes. Todas as equipas que querem ter bons resultados têm que ter um excelente guarda-redes.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Andy Robertson chega a acordo com o Tottenham e pode chegar já em janeiro

O Tottenham acertou os termos contratuais com Andy Robertson até 2028, e agora negoceia com o Liverpool para tornar a transferência imediata.

Houve duelo entre o Manchester United e Arsenal na 1ª jornada da Premier League e agora reencontram-se: Onde ver?

O Arsenal x Manchester United joga-se este domingo para a jornada 23 da Premier League. Transmissão será na DAZN.

Benfica B e Leixões empatam em jogo que termina com 2 expulsões diretas: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Benfica B empatou 0-0 na casa do Leixões para a jornada 19 da Segunda Liga. Houve duas expulsões no final da partida.

União Santarém garante lugar na fase de apuramento de campeão com triunfo frente ao Belenenses: Eis os resultados do dia na Liga 3

Na jornada decisiva da Liga 3, o União Santarém bateu o Belenenses por 2-1 e o Mafra venceu por 2-1 e eliminou o Atlético CP da fase de apuramento de campeão.

PUB

Mais Artigos Populares

Swansea de Vítor Matos derrotado na Championship

O Swansea de Vítor Matos saiu derrotado este sábado frente ao Hull City por 2-1 na jornada 29 da Championship.

Sporting desliza na Primeira Liga Feminina: eis os resultados do dia

O Sporting empatou 0-0 com o Vitória SC na jornada 10 da Primeira Liga Feminina. Valadares Gaia ganhou ao Torreense por 2-0.

Manchester City bate o Wolverhampton e Fulham de Marco Silva vence nos minutos finais: Eis os resultados da tarde na Premier League

Este sábado, na Premier League, o Manchester City venceu o Wolverhampton em casa por 2-0, e o Fulham de Marco Silva bateu o Brighton, com um golo aos 90+2'.