📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carta Aberta aos: Sportinguistas

- Advertisement -

cartaaberta

Pois é, sportinguista, o fim de semana de que estamos à espera desde final de novembro está mesmo aqui à porta, e todos nós sonhamos com o único título que nos falta no futsal masculino.

Como estou a estudar na Turquia não vou conseguir ir à MEO Arena, mas por outro lado, estando aqui em Istambul, tenho a oportunidade de estar num país que realmente ama o desporto, seja ele futebol ou um qualquer de pavilhão.

Nas últimas semanas tive oportunidade de ver dois jogos da Euroliga, o primeiro entre Fenerbahçe e Anadolu e o segundo entre o mesmo Anadolu e o Real Madrid. O ambiente em qualquer um dos pavilhões fez com que a equipa da casa ganhasse; em qualquer um dos casos, os jogos foram disputados em pavilhões com a mesma lotação de onde vai ser a final do futsal. A receita é simples: assobiar a equipa adversária sempre que possível, por exemplo, quando são apresentados ou quando têm a bola, e apoiar o Sporting desde o primeiro segundo em que apareçam na quadra.

No primeiro jogo que fui ver, os árbitros tomaram duas decisões seguidas erradas contra o Fenerbahçe, que meteram o Anadolu na frente do marcador a uns cinco minutos do fim. A partir deste segundo erro, o pavilhão transformou-se num verdadeiro inferno para os jogadores do Anadolu, que mal conseguiam jogar tal o barulho que os adeptos faziam, e quando o Fener estava no ataque todo o pavilhão cantava. Penso que é inegável neste jogo que quem o ganhou foram os adeptos.

No jogo do Efes contra o Real Madrid nem foi preciso erros de árbitros. O Anadolu ou ganhava ou era eliminado da Euroliga, o que na prática vai acontecer ao nosso Sporting. Mas onde se pode ver mesmo a importância dos adeptos não é quando o Anadolu esteve por cima do jogo – aí é fácil apoiar. Depois de estar a ganhar por mais de 10 à entrada do último quarto, ver o Real Madrid cada vez mais perto no marcador, e o sonho de chegar à Final Four começar a transformar-se mesmo só num sonho, tornou os adeptos ainda mais fortes e em parte os responsáveis pela vitória, visto terem passado a mensagem de que acreditavam na equipa.

Nós sportinguistas dizemos que somos os melhores adeptos do mundo. Deixem-me discordar desta opinião; os gregos ou os turcos são muito melhores do que nós, isto para não sair da Europa. Mas também penso que é fácil ver que somos os melhores em Portugal e principalmente os mais fiéis. Agora é preciso passar das redes sociais este nosso apoio e mostrar nas bancadas que somos realmente os melhores adeptos que uma equipa pode ter. O primeiro passo foi dado cedo, quando conseguimos esgotar os mais de 10 mil lugares do pavilhão com mais de um mês de antecedência e assim termos mais um recorde.

Na sexta jogamos em casa contra o “bicho papão” Barcelona, mas convém não esquecer que este ano já vencemos o Inter, equipa que terminou em primeiro em Espanha e que derrotou o Barcelona nos dois jogos. Para isso basta os jogadores serem Sporting, e apoiarmos a nossa equipa durante o jogo todo, como eu irei fazer aqui na Turquia. No domingo, eu quero poder dizer que pertenço a um dos únicos dois clubes (o outro é precisamente o Barcelona) que já foram campeões europeus em cinco modalidades diferentes.

Sportinguistas, façam do Meo Arena um ambiente tão bom para os nossos e tão hostil para os adversarios, como vi nestes dois jogos. Acreditem! Nós temos o poder de decidir um jogo. Força, Sporting!

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.