Carta Aberta aos: Sportinguistas

- Advertisement -

cartaaberta

Pois é, sportinguista, o fim de semana de que estamos à espera desde final de novembro está mesmo aqui à porta, e todos nós sonhamos com o único título que nos falta no futsal masculino.

Como estou a estudar na Turquia não vou conseguir ir à MEO Arena, mas por outro lado, estando aqui em Istambul, tenho a oportunidade de estar num país que realmente ama o desporto, seja ele futebol ou um qualquer de pavilhão.

Nas últimas semanas tive oportunidade de ver dois jogos da Euroliga, o primeiro entre Fenerbahçe e Anadolu e o segundo entre o mesmo Anadolu e o Real Madrid. O ambiente em qualquer um dos pavilhões fez com que a equipa da casa ganhasse; em qualquer um dos casos, os jogos foram disputados em pavilhões com a mesma lotação de onde vai ser a final do futsal. A receita é simples: assobiar a equipa adversária sempre que possível, por exemplo, quando são apresentados ou quando têm a bola, e apoiar o Sporting desde o primeiro segundo em que apareçam na quadra.

No primeiro jogo que fui ver, os árbitros tomaram duas decisões seguidas erradas contra o Fenerbahçe, que meteram o Anadolu na frente do marcador a uns cinco minutos do fim. A partir deste segundo erro, o pavilhão transformou-se num verdadeiro inferno para os jogadores do Anadolu, que mal conseguiam jogar tal o barulho que os adeptos faziam, e quando o Fener estava no ataque todo o pavilhão cantava. Penso que é inegável neste jogo que quem o ganhou foram os adeptos.

No jogo do Efes contra o Real Madrid nem foi preciso erros de árbitros. O Anadolu ou ganhava ou era eliminado da Euroliga, o que na prática vai acontecer ao nosso Sporting. Mas onde se pode ver mesmo a importância dos adeptos não é quando o Anadolu esteve por cima do jogo – aí é fácil apoiar. Depois de estar a ganhar por mais de 10 à entrada do último quarto, ver o Real Madrid cada vez mais perto no marcador, e o sonho de chegar à Final Four começar a transformar-se mesmo só num sonho, tornou os adeptos ainda mais fortes e em parte os responsáveis pela vitória, visto terem passado a mensagem de que acreditavam na equipa.

Nós sportinguistas dizemos que somos os melhores adeptos do mundo. Deixem-me discordar desta opinião; os gregos ou os turcos são muito melhores do que nós, isto para não sair da Europa. Mas também penso que é fácil ver que somos os melhores em Portugal e principalmente os mais fiéis. Agora é preciso passar das redes sociais este nosso apoio e mostrar nas bancadas que somos realmente os melhores adeptos que uma equipa pode ter. O primeiro passo foi dado cedo, quando conseguimos esgotar os mais de 10 mil lugares do pavilhão com mais de um mês de antecedência e assim termos mais um recorde.

Na sexta jogamos em casa contra o “bicho papão” Barcelona, mas convém não esquecer que este ano já vencemos o Inter, equipa que terminou em primeiro em Espanha e que derrotou o Barcelona nos dois jogos. Para isso basta os jogadores serem Sporting, e apoiarmos a nossa equipa durante o jogo todo, como eu irei fazer aqui na Turquia. No domingo, eu quero poder dizer que pertenço a um dos únicos dois clubes (o outro é precisamente o Barcelona) que já foram campeões europeus em cinco modalidades diferentes.

Sportinguistas, façam do Meo Arena um ambiente tão bom para os nossos e tão hostil para os adversarios, como vi nestes dois jogos. Acreditem! Nós temos o poder de decidir um jogo. Força, Sporting!

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle vai mesmo vender Bruno Guimarães e prepara ataque ao FC Porto para garantir substituto

O Newcastle está prestes a vender Bruno Guimarães ao Arsenal e tem Victor Froholdt como prioridade para substituir o médio brasileiro.

Já é conhecido o possível 3º equipamento do Benfica para 2026/27

O Benfica já utilizou dois equipamentos nesta temporada, mas os mantos dos encarnados não estão fechados. Circulam imagens do 3.º equipamento.

Internacional brasileiro a caminho do Arsenal num negócio de 93,5 milhões de euros

O Arsenal chegou a um acordo com o Newcastle para a aquisição de Bruno Guimarães. Médio brasileiro vai assinar um contrato válido até 2031.

Brescia oficialmente extinto e forçado a fechar portas por dívidas de 20 milhões de euros

Caiu mais um histórico do futebol italiano. O Brescia foi oficialmente extinto e 114 anos de história findados após a liquidação judicial do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão bate o Manchester City e conquista o Torneio de Hong Kong

O Inter Milão foi sagrado campeão do Asahi Super Dry Trophy, em Hong Kong. Os campeões italianos superaram o Manchester City por 3-1 nos penáltis.

André Silva procura primeiro título pelo FC Porto no regresso aos dragões

André Silva poderá conquistar o primeiro título ao serviço do FC Porto este sábado, na final da Supertaça, diante do Torreense.

Marco Silva quer recuperar jogador do Benfica e acredita que pode elevar o seu rendimento a outro patamar

Marco Silva tem toda a confiança em Georgiy Sudakov e trabalha de perto com o médio. Objetivo é potenciar o rendimento do criativo do Benfica.