Um mágico dentro e fora das quadras | Futsal

- Advertisement -

Um dos maiores vultos do Futsal a nível mundial é Português, conta neste momento com 36 anos e ainda dá cartas na modalidade, como podemos constatar no presente campeonato do Mundo a decorrer na Lituânia. Este foi o ponto de partida para o meu artigo desta semana.

A “FINTAR” DESDE CEDO

Ricardo Filipe da Silva Duarte Braga nasceu e cresceu no bairro de Timor, na freguesia de Valbom no concelho de Gondomar. Inserido num contexto familiar complicado, dado que os seus passavam muitas dificuldades chegando mesmo a ter faltado comida no seu lar, acaba por nascer no dia três de setembro de 1985.

Com a droga e o crime à porta de casa, o jovem soube sempre afastar-se dessas más influências, acabando por ser arrebatado pelo futebol. Inicialmente praticava-o na rua e mais tarde no estádio Municipal de Valbom.

Aos treze anos, após participar no torneio 25 de abril em Fânzeres, também pertencente ao concelho capital da filigrana é aí descoberto por António Frasco, à data técnico de formação no FC Porto.

A temporada seguinte iniciou e o jovem decidido a aceitar a proposta do ex- futebolista, vai treinar à experiência ao clube do dragão, momento esse que ficaria para sempre recordado pelos piores motivos pois aquando da chegada para prestar provas é-lhe comunicado que Ricardo não possuía altura suficiente para praticar o desporto rei, refira-se que o “astro”  mede 1.65m. Destroçado com a situação, cumpre uma espécie de luto permanecendo mais de um ano sem dar um pontapé na bola.

CAROLINA SILVA, A RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA PARA O FUTSAL

Com 17 anos e durante uma brincadeira com os amigos na zona onde vivia jogando o então denominado Futebol de Salão, chama à atenção da técnica Carolina Silva, sendo convidado por esta a ingressar no Gramidense FC, clube da sua cidade. Aí começa neste desporto, impressionando de tal forma que na época seguinte e apenas com 18 anos logra dar o salto para o FC Miramar, clube de Vila Nova de Gaia  que à data militava no escalão máximo da modalidade.

A AFIRMAÇÃO E A IDA PARA UM GRANDE

Em 2002/03, sagra-se o atleta revelação da I Liga Nacional de Futsal, sendo seguidamente contratado pelo SL Benfica. Aí vence tudo o que havia para vencer: três Campeonatos, três Taças de Portugal e duas Super Taças, cimentando o clube da Luz, que ainda se estava a afirmar no desporto a nível  nacional, como o maior rival do Sporting CP que já havia aberto a secção da modalidade  cinco anos antes.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Sporting sobre o Galatasaray na Champions League

O Sporting venceu o Galatasaray por 3-1 e impulsionou Portugal no ranking da UEFA. Eis a tabela classificativa.

Reviravolta em Stamford Bridge: Cole Palmer e Pedro Neto brilham e ajudam o Chelsea a avançar na Taça da Liga de Inglaterra

O Chelsea recuperou de uma desvantagem de dois golos para golear o Leeds United por 6-3 na Taça da Liga inglesa.

Rui Borges fala de Eduardo Quaresma: «Não tenho dúvidas que está na calha para jogar na Seleção Nacional»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Rui Borges elogia jogador: «Entrou com uma personalidade enorme dentro do campo»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges explica mexidas no onze: «Confio mesmo em toda a equipa»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e o Galatasaray, partida relativa à primeira jornada da Champions League.

Vasco Botelho da Costa e a derrota frente ao Benfica: «Não tivemos pernas para a exigência do jogo»

Vasco Botelho da Costa reagiu ao resultado do encontro da terceira jornada da Primeira Liga, entre Moreirense e Benfica.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabemos que, quando há uma pressão muito alta e efetiva do adversário, é importante saber ligar em...

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois da vitória do Sporting frente ao Galatasaray.