Nova regra garante duas vagas a Portugal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA partir da próxima época, 2017/2018, irá haver um prémio para os três países com melhor ranking europeu de Futsal, presenteando-os com duas vagas na UEFA Futsal Cup. E uma vez que Portugal está entre esse lote, ocupando neste momento o terceiro lugar, apenas atrás da Rússia e da Espanha e à frente, entre outras, da Itália, está garantido que teremos dois representantes já na próxima edição.

Não é inédito, pois na temporada 2010/11, SL Benfica e Sporting CP tiveram acesso à competição pois as águias eram os campeões europeus em título no decorrer dessa época. Caso isso agora suceda, isto é, caso uma equipa russa, espanhola ou portuguesa triunfe na Liga dos Campeões de Futsal, existe uma vaga suplementar para o quarto classificado, a Itália, que leva também dois clubes. Parece-me uma medida que visa recompensar alguns países tais como Portugal, Itália, Ucrânia, Azerbaijão, para que lutem ainda com mais motivação pelo lugar mais baixo do pódio para no fim da época poderem ter essa benesse. Até porque não fazia grande sentido o líder do ranking ter tantas vagas como o último classificado, no meu entender.

Bem sei que entram em fases diferentes, com base no coeficiente de cada país, mas mesmo assim não me parecia justa a distinção. Assim parece-me já bem mais ajustado e não estou somente a dizer isto porque o nosso país beneficia com esta situação; mesmo em termos de participantes podemos ter algumas novidades, já que vão os dois finalistas da Liga Sport Zone e já tivemos equipas como a Desportiva do Fundão, o Sporting de Braga ou a Burinhosa, nestes últimos anos, a tentarem chegar à final dos play-offs e a dificultarem muito a vida aos grandes de Lisboa, embora nestes anos mais recentes só o Fundão tenha chegado aos jogos decisivos do campeonato, perdendo na temporada 2013/14 para o Sporting depois de tombar o Benfica nas meias-finais.

É bastante complicado igualar o feito de Joel Rocha em 2013/14, mas não é impossível Fonte: Jornal do Fundão
É bastante complicado igualar o feito de Joel Rocha em 2013/14, mas não é impossível
Fonte: Jornal do Fundão

Com isto o que eu quero dizer é que as equipas mais “pequenas” vão dar tudo para se apurarem para a final, sabendo que isso lhes garante desde logo a entrada na principal prova de clubes da UEFA em Futsal, a menos que percam a final com o Benfica e o Sporting seja campeão europeu. Mas isso são contas de outro rosário e certamente que teremos oportunidade de voltar a falar neste tema.

Foto de capa: manchester futsal

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.