Última horaManchester United pode provocar ‘terramoto’ no que diz respeito aos treinadores: eis o alvo dos red devils
Publicidade

Sporting CP | Os 10 melhores da década do futsal leonino

Romão Rodrigues · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A situação pandémica porá fim ao exercício das modalidades diferenciadas de cada clube. O futsal, infelizmente, não constitui uma exceção à regra – frase que, habitualmente, se diz/escreve e se traduz numa incongruência porque a existência de uma regra dispensa exceções – e o adeus é antecipado premeditadamente. Tardes e noites na sua boa companhia terminaram. Partidas eletrizantes e caracterizadas pela indecisão no placard final não ocupam – até ao prólogo de próxima época – qualquer emissão por intermédio de um posto televisivo. A alegria e a fuga à monotonia do quotidiano encontram-se, momentaneamente, em suspenso para os amantes de futsal. Aguarde uns meses…

Suprimindo a opinião pessoal expressa, o que se supracitou podia ser matéria representativa de um vídeo promocional – rasca, se quiser – ou um anúncio do Secretário de Estado do Desporto. Dá para os dois lados, escolha um. Mas o que me trouxe aqui não se cinge à divulgação da triste notícia: pretendo, sim, discorrer uma lista dos dez melhores e mais influentes profissionais do futsal que envergaram a camisola rubra em Portugal. Inclui guarda-redes e refere-se à década que, erroneamente, dão por findada. Aqui vai! (Ah, sou obrigado a estabelecer uma ordem, não quer dizer que a tenha de levar a sério).

As mágoas afogam-se com comida. Se seguir as sugestões do livro da minha mãe que destaco, pode sair da quarentena com alguma sanidade mental.

10.

Fonte: UEFA

Guitta – a definição perfeita de “muralha”. A experiência. A qualidade técnica. O posicionamento. A inteligência. A qualidade de passe. As defesas. Os golos. As assistências. Sinalizou, de certa forma, a mudança de rumo nas aspirações europeias pelo facto de ter trazido a confiança e o traquejo que urgia no balneário leonino. Agiganta-se frequentemente, é sempre um prazer observar o melhor do mundo da atualidade a confinar a proteção devida de que as redes verdes e brancas carecem. Sai um Cuscuz Paulista.

9.

Fonte: Bola na Rede

Alex – o primeiro brasileiro a despertar a minha atenção na modalidade. Alex, no panorama gastronómico, seria a refeição requintada, com pétalas de cereja e a disposição simétrica e geométrica dos ingredientes. Qualidade soberba em ambos os pés, golos com fartura, magia em quantidades avultadas e rins retirados a sangue frio. Ora, pro-nobis, portanto…

8.

Fonte: FPF

Pedro Cary – discrição parece-me a palavra mais apropriada. (E aqui surge o problema porque não reconheço essa característica a uma refeição). Cary era um leão de verdade e isso bastava. Determinação e foco no adversário, dificilmente induzido pelas trapeias do adversário e defensivamente astuto. Detentor de um remate portentoso, drible não veloz, mas objetivo e com capacidade de passe distinta. Mediante isto, uma cataplana de peixe originária de Faro.

7.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Dieguinho – letalidade. Finalização. Fim. Epílogo de uma trama. Toda essa resma que indica finitude. Instinto de avançado apurado, capacidade de decisão acima da média e prudente na postura defensiva. Uma mescla de samba do Rio com um jeito meio que desengonçado e cambaleante aquando da disputa de bola. Apaixonou os adeptos precocemente e foi preponderante na supremacia sportinguista edificada desde o início da modalidade. Sirvam-se de um Mexido de Minas Gerais.

6.

Fonte: Sporting CP

João Matos – é o símbolo do futsal leonino a par de João Benedito. Podiam dispensar-se palavras, mas convém dirigir-lhe sempre algo. E o que quero dizer é que, efetivamente, não existem palavras para devoção infinita que tem para com a instituição, pelo empenho demonstrado em cada lance, pelo respeito que exige ao adversário, pela defesa intransigente dos interesses leoninos, pelo contributo para o engrandecimento do Sporting Clube de Portugal. Todos os “obrigados” são em vão. Saem uns pastéis de Belém…

5.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Alex Merlim – a batuta em movimento desde a chegada a Alvalade. A verdadeira aceção da palavra magia. Golpes de génio, jogadas inventadas num ápice, passes de rutura onde aparentemente não existe rutura, golos de antologia… a enumeração, aprofundada o suficiente, não tem preço e seria dolorosa para um eventual leitor adversário. Quando chegar a hora da retirada, os sportinguistas vão querer continuar no mundo do ilusionismo. Disfrute de um tereré.

4.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Deo – “o pequeno, o anão, o inofensivo, o infantil”, achavam os inimigos. Os homens não se medem aos palmos. Os jogadores idem. O talento de Deo é contrastante com as suas características físicas. 16 anos e não sei quantos títulos ganhos, Deo é um intocável. Velocidade aliada a movimentações inesperadas, visão de jogo ampla e frieza na execução. Uma autêntica “carraça” defensiva, um baluarte para qualquer equipa técnica e uma alma petrificada de amor ao clube. Faça-se acompanhar de uma boa tapioca.

3.

futsal
Fonte: Sporting CP

Cardinal – Cardinal é, no reduto leonino, especial. Chegou, partiu, voltou e assentou. Não sei se é adepto do FC Porto, nem me interessa. Se o for, admiro o profissionalismo e a capacidade não mercenária. Constata-se que erigiu um sentimento muito forte pelo Sporting e isso é inegável. Adaptou-se a mentalidades, a estratégias, a pensamentos, a apanágios do clube. Através do seu olhar, pode contemplar-se orgulho em representar-nos no futsal. Quanto às aptidões, duas palavras: exímio e decisivo. Tripas à moda do Porto para a mesa 7.

2.

futsal
Fonte: UEFA.com

Divanei – podia ter sido mesmo um devaneio, uma fugacidade. Felizmente, há Divanei. Aquele inédito “eu amo o Sporting”, no seu português do Brasil e o vincar do símbolo com o dedo indicador. A entrega ao jogo mesmo quando as forças pareciam dissipar-se, a inteligência e o discernimento com que delineava cada jogada, os golos apontados sempre em direção à glória e a conquista de uma massa adepta que chorou a sua partida. Nós amamos o Divanei! Sai uma Coxinha.

1.

futsal
Fonte: Sporting CP

João Benedito – apenas uma menção para o que quero escrevinhar. Pesquisem no YouTube pelo seu nome apenas. O vídeo surgirá. Aí, entendem o porquê de não ser capaz de organizar uma simples frase. “Isto é o Sporting!”. Agora, encha-se de doces e contenha a emoção.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Romão Rodrigues

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

A ligação do Celtic à cidade de Lisboa e a rumaria ao Jamor (1967)

A edição 2026/27 da UEFA Europa League marca o regresso do Celtic a Portugal, em especial à cidade de Lisboa. Onde já foi feliz e conquistou o maior título do seu palmarés: a Taça dos Campeões Europeus 1966/67. O momento é ainda mais histórico quando se olha para o histórico dos bhoys no nosso país. O Celtic jogou no nosso país por 13 vezes (12 contra equipas portuguesas) e venceu por três ocasiões. Duas das mesmas foram contra equipas lusas, ao Boavista (1-0 em 2002/03) e Vitória SC (2-1 em 1998/99). Na capital foi sempre derrotado por Benfica (quatro vezes) e Sporting (duas vezes). A exceção foi mesmo no dia 25 de maio de 1967.   Perante um Portugal ainda assombrado pela ditadura do Estado Novo, mas ainda assim anfitrião da final da competição, foi no Estádio do Jamor que se presenciou uma das mais épicas finais de sempre da Taça dos Campeões Europeus. Frente a frente com o Celtic estava o Inter de Milão. O estatuto de ambos não podia ser mais diferente. Enquanto os escoceses estavam numa final da Taça dos Campeões pela primeira vez, os italianos já eram bicampeões (venceram a competição em 1964 e 1965). Tal como era a primeira vez que uma equipa britânica estava na final, em contraste com os italianos que já a tinham vencido por três vezes (AC Milan em 1963 além das duas eterno rival da mesma cidade).

Jorge Afonso · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Entrada à guerreiro na Dinamarca | FC Copenhaga x Braga

Tem início esta quinta-feira (dia 15 de outubro), a sexta edição da UEFA Conference League. Sinónimo de começo da caminhada da única equipa portuguesa na competição. O Braga desloca-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga. Duas equipas que têm um percurso semelhante na Conference League até ao momento. Ambas tiveram acesso à mesma através da passagem de três eliminatórias, os dois emblemas venceram quatro jogos e empataram dois e procuram agora entrar na competição com uma vitória. Se Copenhaga e Braga têm ambições a fazer um percurso europeu notável, o único aspeto que separa as duas equipas a nível interno. Se uma é já uma tradicional candidata ao título no seu país, a outra ainda está um patamar atrás dos tradicionais (três) candidatos. Entrar a ganhar na Conference League é muito importante para a equipa de Carlos Vicens começar um novo ciclo de bons resultados. Ocupando atualmente o sétimo lugar na Liga Portuguesa tendo mais jogos não ganhos (quatro) do que ganhos (três) e tendo tantos golos sofridos como marcados (oito cada), é relevante para os bracarenses reverter a situação o quanto antes. Dentro da própria equipa, a situação não aparenta estabilidade total. Se é verdade que o modelo tático é o mesmo desde a época passada e as próprias opções, que são múltiplas para cada posição, têm tido utilização regular, também é verdade que Vicens ainda não repetiu totalmente um onze de um jogo para outro. De jogo para jogo, tem existido praticamente uma alteração por setor, existindo sempre alguma incerteza nas opções e são poucos os que em condições normais são considerados "titulares indiscutíveis".

Jorge Afonso · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.