UEFA elege Kairat Almaty como organizador

Cabeçalho modalidadesSoube-se há dias que a organização da final four da UEFA Futsal Cup foi entregue ao Pavilhão do Kairat Almaty, no Cazaquistão, não sendo uma surpresa que tenha sido essa a proposta vencedora ao invés do pavilhão João Rocha, futura casa do Sporting CP.

Em primeiro lugar, porque a UEFA fez valer a regra que impõe que o pavilhão tenha no mínimo 5000 lugares, uma regra que à partida era o grande entrave na candidatura leonina, visto que a futura casa dos verde e brancos só alberga 3000 pessoas. Obviamente que o “covil” dos cazaques, acabado de inaugurar em Setembro deste ano, e com uma lotação bem superior ao que os leões ofereciam, com um total de 12.000 lugares, tinha tudo a seu favor para poder ganhar esta corrida.

Também o facto de o pavilhão João Rocha ainda não estar completo pode ter pesado na decisão, pese embora todas as garantias dos responsáveis leoninos de que as obras estariam completas a tempo, pois está prevista a inauguração para Março de 2017, perfeitamente a tempo de receber a competição em Abril do próximo ano.

Sporting e Kairat Almaty encontraram-se em 2011 Fonte: UEFA
Sporting e Kairat Almaty encontraram-se em 2011
Fonte: UEFA

Não vou por em causa a escolha da organização que tutela o futebol europeu, até porque os regulamentos são bem claros em relação à capacidade mínima do estádio, mas devo dizer que em Portugal a paixão pelo futsal é cada vez maior, naturalmente maior que no Cazaquistão, só que o único edifício com capacidade para acolher esta final – Meo Arena- não está disponível nesses dias. Até é verdade que é bastante mais fácil encher um pavilhão no nosso país que no Cazaquistão, mas tudo isto são meras opiniões e valem o que valem.

Por isso, é com pena que vejo a escolha da UEFA, mas não posso dizer que seja uma surpresa, pois face às duas candidaturas em questão, era mais ou menos óbvio qual é que eles iam escolher. É a primeira vez que o mesmo clube organiza esta prova por duas ocasiões, depois de já o ter feito em 2011, numa fase final que contou com duas equipas portuguesas, algo possível porque o SL Benfica era o campeão europeu em título e como tal abriu uma vaga ao Sporting, campeão português na época anterior. O Meo Arena/Pavilhão Atlântico já tinha acolhido esta competição em dois anos, mas organizado por clubes diferentes (Benfica em 2010 e Sporting em 2015).

Fonte: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim e os reforços do Manchester United: «Mbeumo e Matheus Cunha são jogadores de primeira linha. Diego tem alto potencial»

Ruben Amorim deixou elogios a Bryan Mbeumo, Matheus Cunha e Diego León. Técnico português aborda assim novas contratações.

Ruben Amorim antes do último jogo de pré-época do Manchester United: «Sentimo-nos uma equipa diferente»

O Manchester United vai enfrentar este sábado a Fiorentina no último jogo de pré-época. Eis a mensagem de Ruben Amorim.

Erik ten Hag e os tempos no Manchester United: «Cristiano Ronaldo nunca foi o problema»

Erik ten Hag garante que Cristiano Ronaldo «nunca foi o problema» no Manchester United. Declarações do técnico em Inglaterra.

Ederson já tem princípio de acordo com o Galatasaray e sabe-se o valor do possível salário

Ederson está mais perto de deixar o Manchester City. Guarda-redes brasileiro já tem princípio de acordo com o Galatasaray.

PUB

Mais Artigos Populares

Hugo Félix deve trocar Benfica por outro clube da Primeira Liga

O Benfica deverá emprestar Hugo Félix ao Casa Pia para a temporada 2025/26. Jovem de 21 anos prepara-se para novo desafio na carreira.

FC Porto tem 1 baixa para o jogo com o Vitória SC na estreia da Primeira Liga

O FC Porto vai enfrentar o Vitória SC na próxima segunda-feira em estreia da Primeira Liga 25/26. Francisco Moura falha jogo.

Kerem Akturkoglu não tenciona jogar contra o Benfica na Champions League

Kerem Akturkoglu deve trocar Benfica pelo Fenerbahçe nos próximos tempos. Champions League é o único detalhe a atrasar o negócio.