UEFA elege Kairat Almaty como organizador

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesSoube-se há dias que a organização da final four da UEFA Futsal Cup foi entregue ao Pavilhão do Kairat Almaty, no Cazaquistão, não sendo uma surpresa que tenha sido essa a proposta vencedora ao invés do pavilhão João Rocha, futura casa do Sporting CP.

Em primeiro lugar, porque a UEFA fez valer a regra que impõe que o pavilhão tenha no mínimo 5000 lugares, uma regra que à partida era o grande entrave na candidatura leonina, visto que a futura casa dos verde e brancos só alberga 3000 pessoas. Obviamente que o “covil” dos cazaques, acabado de inaugurar em Setembro deste ano, e com uma lotação bem superior ao que os leões ofereciam, com um total de 12.000 lugares, tinha tudo a seu favor para poder ganhar esta corrida.

Também o facto de o pavilhão João Rocha ainda não estar completo pode ter pesado na decisão, pese embora todas as garantias dos responsáveis leoninos de que as obras estariam completas a tempo, pois está prevista a inauguração para Março de 2017, perfeitamente a tempo de receber a competição em Abril do próximo ano.

Sporting e Kairat Almaty encontraram-se em 2011 Fonte: UEFA
Sporting e Kairat Almaty encontraram-se em 2011
Fonte: UEFA

Não vou por em causa a escolha da organização que tutela o futebol europeu, até porque os regulamentos são bem claros em relação à capacidade mínima do estádio, mas devo dizer que em Portugal a paixão pelo futsal é cada vez maior, naturalmente maior que no Cazaquistão, só que o único edifício com capacidade para acolher esta final – Meo Arena- não está disponível nesses dias. Até é verdade que é bastante mais fácil encher um pavilhão no nosso país que no Cazaquistão, mas tudo isto são meras opiniões e valem o que valem.

Por isso, é com pena que vejo a escolha da UEFA, mas não posso dizer que seja uma surpresa, pois face às duas candidaturas em questão, era mais ou menos óbvio qual é que eles iam escolher. É a primeira vez que o mesmo clube organiza esta prova por duas ocasiões, depois de já o ter feito em 2011, numa fase final que contou com duas equipas portuguesas, algo possível porque o SL Benfica era o campeão europeu em título e como tal abriu uma vaga ao Sporting, campeão português na época anterior. O Meo Arena/Pavilhão Atlântico já tinha acolhido esta competição em dois anos, mas organizado por clubes diferentes (Benfica em 2010 e Sporting em 2015).

Fonte: UEFA

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

FPF anuncia parceria com AVA CR7

A Federação Portuguesa de Futebol e a AVA CR7 têm agora uma parceria. Acordo é válido até ao final de 2026.

Real Betis mostra interesse em destaque do Estoril Praia

O Real Betis mostrou interesse em Yanis Begraoui. Avançado marroquino é uma das principais figuras do Estoril Praia.

Petit é o próximo treinador do Santa Clara

Petit vai suceder a Vasco Matos no Santa Clara. Técnico prepara-se para assinar contrato até ao final da próxima época.

Marco Silva critica arbitragem do Manchester United x Fulham: «Como a decisão foi tão má, encontraram uma falta diferente»

Marco Silva criticou a arbitragem do Manchester United x Fulham. Equipa londrina perdeu por 3-2 na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Tempestade em Barcelos: o Gil Vicente atropela um Famalicão sem resposta | Gil Vicente 5-0 Famalicão

A partir daí, o jogo inclinou-se de forma definitiva e o Gil Vicente construiu uma vitória avassaladora por 5-0, num dérbi minhoto que começou equilibrado e terminou em goleada histórica.

Casa Pia x FC Porto: eis os onzes prováveis da jornada 20 da Primeira Liga

O FC Porto e o Casa Pia medirão forças esta segunda-feira na jornada 20 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.

Rio Maior com recordes no horizonte | Casa Pia x FC Porto

O FC Porto regressa às lides do campeonato embalado por uma importante vitória na Liga Europa, triunfo esse que garantiu o apuramento direto para os oitavos de final da competição.