Na antevéspera do arranque da 37.ª edição do campeonato europeu de sub-17, que se disputa em Correggio, Itália, foram realizados os sorteios das competições europeias para a temporada de 2018/2019.  

Começando pela Liga Europeia, as sortes das quatro equipas portuguesas em prova foram bastante diferentes. Vamos a uma análise grupo a grupo.

Grupo A: FC Barcelona, UD Oliveirense. Follonica Hockey e HC Dinan Quévert

A Oliveirense, equipa que já vem sendo construída desde a temporada passada com a entrada de Renato Garrido e que conta com quatro reforços, ficou inserida num grupo acessível. Contudo, o destaque vai para a presença do campeão europeu em título, o Barcelona. As partidas entre portugueses e espanhóis irão decidir os dois primeiros lugares do grupo, sendo que de forma natural, Barcelona e Oliveirense deverão não ter muitas dificuldades em superar o Follonica, história equipa italiana que está longe de ser a potência de outrora, mas, também, o Quevért, uma das melhores equipas francesas da atualidade.

Anúncio Publicitário

Grupo B: Sporting CP, HC Liceo, Forte dei Marmi e SK Germania Herringen

O Sporting, atual campeão nacional, ficou inserido num dos grupos mais complicados da edição de 2018/2019 da Liga Europeia. O Liceo não efetuou grandes alterações no seu plantel, mas acabou por perder César Carballeira, jovem jogador de muito valor, para o Reus Deportiu. Por seu lado, o Forte dei Marmi mexeu bastante, tendo perdido alguns jogadores importantes, mas que conseguiu, de alguma forma, substituir, com as contratações de Federico Ambrosio, Franco Platero e Jordi Burgaya. Todavia, o Sporting não só manteve o plantel que lhe fez alcançar o título nacional trinta anos depois da última conquista e chegar à Final-Four da Liga Europeia, como acrescentou dois jogadores de enorme qualidade. Gonzalo Romero, EX-Forte dei Marmi, e Raul Marín, EX-Reus Deportiu. Se em anos anteriores os leões poderiam acabar por ser eliminados em grupos deste tipo, não creio que este ano isso possa vir a acontecer, pois, a qualidade do plantel orientado por Paulo Freitas é bastante superior ao dos conjuntos espanhol e italiano. O segundo bilhete para os quartos de final deverá ser alcançado pelo Liceo. Em relação aos alemães do Germania Herringen podem aproveitar para fazer algum dinheiro na receção de três das principais equipas europeias.

Grupo C: Amatori Lodi, FC Porto, Reus Deportiu e SCRA Saint-Omer

O Porto, vencedor da Taça de Portugal da última temporada, ficou, igualmente, num dos grupos mais complicados da Liga Europeia de 2018/2019. Os seus principais adversários na luta pelo apuramento para os quartos de final serão o Amatori Lodi, atual bicampeão italiano e antiga equipa do jovem reforço azul e branco Giulio Cocco, e a sempre complicada formação do Reus Deportiu, que apesar ter perdido vários elementos nucleares, mantêm um plantel muito forte. Com maior ou menor dificuldade, o conjunto orientado por Guillem Cabestany deverá vencer o grupo. No entanto, derrotas em Espanha e Itália podem complicar as contas. Quem seguirá com o Porto? Sinceramente não sei. Porém, qualquer ponto conquistado fora será importante na definição da classificação final. 

Grupo D: SL Benfica, CE Noia, Roller Monza e Montreux HC

O Benfica foi a equipa portuguesa a ter sido mais bafejada pela sorte no sorteio da fase de grupos. Não terá de jogar contra nenhum dos principais tubarões, seja ele espanhol ou italiano, assim como defrontará a única equipa suíça na competição, que é um dos conjuntos mais fracos em prova, talvez apenas à frente dos alemães do Herringen. Nota para o regresso do Noia à principal competição europeia de clubes e para a estreia do Roller Monza na Liga Europeia. Equipa italiana orientada por Tommasso Colamaria, que é composta por vários jovens transalpinos de grande valor. As águias vencerão o grupo sem grandes dificuldades, sendo que devem ser acompanhadas pelo Noia. 

A primeira jornada da fase de grupos da Liga Europeia de 2018/2019 vai ser disputada no dia 20 de outubro. Os jogos das equipas portuguesas serão os seguintes:

Grupo A: UD Oliveirense vs HC Dinan Quévert

Grupo B: Sporting CP vs Forte dei Marmi

Grupo C: FC Porto vs SCRA Saint Omer

Grupo D: SL Benfica vs Roller Monza