CE Lleida 2-8 FC Porto: Avalanche portista rumo à final

Na qualidade de bicampeão da Taça CERS – atual Taça World Skate Europe -, o CE Lleida vinha a Lisboa para lutar por um lugar na final da Taça Continental. Porém, do outro lado tinha nada mais nada menos do que o vice-campeão europeu, o FC Porto. Um jogo que podia cair tanto para os espanhóis como para os portugueses, mas o favoritismo estava do lado dos portistas.

O FC Porto começou muito melhor no jogo e isso tornou-se ainda mais evidente com um golo muito madrugador. Com apenas três minutos jogados, a jogada começa com Reinaldo Garcia, que simula que ia dar a volta à baliza, e acabou por fazer um grande passe para Di Benedetto. O número 19 portista apareceu bem na área para marcar o primeiro golo na partida. Era o 0-1 a favor do Porto.

Os portistas queriam resolver o jogo rapidamente e oito minutos foi resolver a questão “à bomba”. Gonçalo Alves do meio da rua, e muito longe da baliza, rematou com estrondo e a bola só parou mesmo lá dentro, sem hipóteses para o guarda-redes do Lleida. Estava feito o 0-2 para o FC Porto.

Pouco tempo depois foi de penalti que os azuis e brancos voltaram a marcar. Sergi Minas foi chamado a converter um castigo máximo e não vacilou, acabando por faturar na partida. Vantagem de três golos para os portistas, que tinham agora a possibilidade de gerir a partida. Porém, não se reparava isso no ritmo de jogo que era imposto pelos comandados de Cabestany.

Ao minuto 14, houve penalti para o Lleida por bola no patim de um jogador portista. Andreu Tomàs tentou pela primeira vez, mas o guarda-redes do FC Porto saiu antes do penalti ser batido e teve de ser repetido. À segunda vez, falhou completamente a baliza… a bola voltou para si, rematou e acabou por bater no ferro e depois nas costas do guarda-redes portista e entrou. Golo do Lleida, mas ainda havia 1-3 a favor dos azuis e brancos.

A faltar seis minutos para o final, o número sete do Lleida levou cartão azul após falta sobre Rafa e havia uma chance através de um livre direto para o Porto marcar novamente. Cocco perdeu oportunidade para aumentar a vantagem, mas eram os portistas que estavam em vantagem numérica. A equipa do Lleida conseguiu voltar a jogar com cinco e não sofrer golos.

Não foi com vantagem numérica, mas Reinaldo Garcia acabou por marcar. O argentino aproveitou uma bola perdida no meio campo adversário e à meia volta atirou com força para o fundo da baliza. Estava feito o 1-4 para a equipa portista e iam para o intervalo com um resultado muito confortável.

Ao intervalo, o FC Porto justificava a sua vantagem por três golos contra o CE Lleida e iam fazendo uma boa exibição. Recolhiam as duas equipas aos balneários e já se notava que os campeões nacionais portugueses eram agora ainda mais favoritos a marcar presença na final da Taça Continental.

O Porto teve uma primeira parte onde tudo correu bem e chegou ao intervalo com uma grande vantagem
Fonte: FC Porto

A segunda parte começou tal e qual como a primeira: com o FC Porto por cima do jogo. Ao minuto 4, foi Gonçalo Alves que começou a jogada pelo meio, rematou e a bola bateu num jogador do CE Lleida. Di Benedetto estava no sítio certo, apanhou a bola e bisou na partida. Era o 1-5 a favor dos campeões nacionais portugueses.

Ao minuto 11, surge um grande golo de Gonçalo Alves com um remate cruzado a meter a bola na baliza. Os espanhóis ainda reclamaram muito por uma alegada falta, mas a verdade é que os árbitros italianos assinalaram mesmo novo golo para o FC Porto. Era o sexto na partida para os portistas e mesmo com um ritmo baixo eram donos e senhores do jogo.

Na jogada seguinte, houve azul para um jogador do Lleida e novo livre direto para o FC Porto, que não desperdiçou. Di Benedetto a fazer uma boa finta e a marcar o sétimo golo na partida, enganando totalmente o guarda-redes espanhol. Era o hat-trick para o jogador do FC Porto que estabelecia o resultado em 1-7 a favor dos azuis e brancos.

Sensivelmente a meio da segunda parte, o FC Porto voltou a fazer novo golo. Gonçalo Alves foi de novo protagonista com mais uma bomba do meio da rua – como se diz na gíria – e a bola só acabou dentro da baliza do CE Lleida. Era o oitavo para os portistas.

A faltar nove minutos, houve penalti a favor dos espanhóis do CE Lleida. O castigo máximo acabou por ser convertido por Vives, que não deu hipóteses a Xavier Malián. Reduzida a vantagem dos espanhóis de sete para seis. O marcador ainda mostrava um resultado avassalador por 2-8 a favor dos portistas.

Com o jogo mais do que controlado, Cabestany deixou os jogadores menos utilizados jogarem os minutos que faltavam para terminar. A equipa espanhola não teve muitos mais lances de perigo à baliza de Xavier Malián. O FC Porto é a primeira equipa apurada, e a representante portuguesa, para a final da Taça Continental após derrotar o CE Lleida por 8-2. Espera agora adversário para o jogo decisivo, que será o campeão europeu, Sporting CP, ou Hockey Sarzana.

CINCO INICIAL:

CE Lleida – Lluís Tomàs (GR), Joan Cañellas, Oriel Vives, Andreu Tòmas e Marc Palazon

FC Porto – Xavier Malián (GR), Gonçalo Alves, Reinaldo Garcia, Rafa e Carlo Di Benedetto

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Nemanja Matic diz que assinou pela AS Roma devido a José Mourinho e atira: «Merecia mais respeito»

Nemanja Matic explicou finalmente os motivos que o levaram a deixar a AS Roma. O médio sérvio revelou ainda que assinou pelo clube italiano devido a José Mourinho.

Lenda da Juventus deixa elogios para Francisco Conceição

Alessandro Del Piero deixou elogios para Francisco Conceição. A lenda da Juventus falou do momento da equipa italiana.

Manuel Fernandes imortalizado em Sarilhos Pequenos

A pequena aldeia de Sarilhos Pequenos homenageou o eterno camisola 9 do Sporting, Manuel Fernandes, ao atribuir o seu nome a uma das ruas da terra onde nasceu.

AS Mónaco prepara-se para mudar de treinador nesta paragem de seleções

O AS Mónaco está prestes a despedir Adi Hutter do cargo de treinador, após uma série negativa de resultados e um desempenho aquém das expectativas desde o início da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Mundial de Sub-20: já estão definidos os oitavos de final

O Mundial de Sub-20, que decorre até dia 19 de outubro, vai entrar agora na fase a eliminar a já foi definida a chave do torneio.

Benfica muito perto de pagar mais 12 milhões de euros por Enzo Barrenechea

Enzo Barrenechea está a um jogo de se tornar jogador do Benfica em definitivo. Águias terão de pagar mais 12 milhões de euros.

Antony confirma ter sido abordado pelo Benfica no mercado de verão

Antony foi abordado pelo Benfica no mercado de verão. Extremo brasileiro trocou o Manchester United pelo Real Betis.