FC Porto 6-3 Reus Deportiu: Porto garante primeiro lugar e ajuda Amatori Lodi

Num dos principais encontros da sexta e derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europeia, o Porto recebeu e venceu o Reus Deportiu por 6-3. Vitória que não só lhe garantiu a conquista do grupo C como ajudou os italianos do Amatori Lodi, que venceram o seu jogo, a seguirem para os quartos de final da competição.

A jogar em casa, mas já com o apuramento carimbado, o Porto começou melhor, procurando fazer uso da iniciativa de jogo cedida pelo Reus. Isto porque, apesar de precisar de vencer para ainda ter alguma chance de passar à próxima fase da competição, o conjunto espanhol apenas apresentou um jogador de cariz mais ofensivo no cinco inicial, Marc Julià. Assim, sempre com mais bola, os dragões iam pensando e pautando o jogo, estando sempre mais perto de chegar ao golo.

A primeira grande situação de perigo a favor do Reus surgiu por volta dos cinco minutos, através de uma situação de contra-ataque de três para dois, com Carles Grau a responder da melhor maneira a uma stickada fortíssima de Joan Salvat. 

De forma mais pensada, mas sem resultados, Guillem Cabestany mexeu, tirando Rafa para a entrada do italiano Giulio Cocco. O Reus, por seu lado, procurava criar oportunidades através de transições rápidas, pois, quando em posse, apenas circulava o esférico, sendo que raramente arriscava uma stickada à baliza portista. 

Com o Porto a não conseguir penetrar da melhor maneira na defensiva catalã, o Reus foi começando a ganhar ânimo e a tornar-se mais perigoso no ataque. Exemplo disso foram duas situações, por volta dos quatorze minutos, onde Grau negou o golo a Marc Julià. 

Sem construir lances de golo de forma coletiva, o Porto, por vezes, passou a arriscar stickadas de meia distância. Hélder Nunes, a cinco minutos da pausa, foi quem mais perto ficou de marcar, mas Ballart, com uma enorme intervenção, impediu o golo do capitão azul e branco. Mais tarde, foi a vez de Rafa fazer uso da sua meia distância, mas Ballard, desta feita com a máscara, voltou a brilhar. 

Chegado o intervalo, o marcador indicava um empate a 0-0 entre Porto e Reus. Resultado que se baseava num bom desempenho dos guarda-redes, apesar das poucas reais oportunidades de finalização, e de uma boa organização defensiva do conjunto espanhol, que esteve sempre bastante fechado e junto à sua baliza. Apesar de ter tido muito mais tempo a bola em sua posse, o Porto quase nunca conseguiu ter grandes oportunidades de golo através de jogo interior, enquanto que o Reus procurou sempre apanhar os dragões em contra-pé, mas raramente o conseguiu. Para além disso, sempre que foi chamado à ação, Carles Grau conseguiu fechar o caminho para as suas redes. Nesta altura, com esta igualdade, o Reus estava qualificado, embora o Lodi estivesse a vencer em casa o Saint Omer por 3-1. Contudo, um golo do Porto poderia alterar tudo.

Rafa foi um dos principais elementos do Porto, mas, apesar das várias oportunidades de que dispôs, apenas marcou um golo
Fonte: FC Porto Sports

No regresso dos balneários e após 25 minutos sem qualquer golo, somente foram necessários oito segundos para se ver um. Lançamento de Hélder Nunes, ressalto num jogador do Reus e Rafa, solto ao segundo poste, fez o 1-0. Todavia, momentos depois de Rafa ter ficado a centímetros de bisar, um passe precipitado de Hélder Nunes resultou num contra-ataque do conjunto espanhol que foi concluído por Alex Rodríguez, que, assim, apontou o 1-1.

Apesar dos dois golos em apenas 90 segundos terem passado a ligeira impressão de uma partida mais aberta, rapidamente foi fácil de concluir que tal não era verdade. Com o jogo a voltar à toada do primeiro tempo. 

Em cima da marca dos 32 minutos e meio de jogo, lance de insistência de Hélder Nunes e Gonçalo Alves, a meias com um patim de Alex Rodríguez, fez o 2-1. Novamente na frente, o Porto carregava na procura do terceiro tento na partida, mas o guardião do Reus continuava a dificultar a missão do conjunto português.

Disputados cerca de 36 minutos, Marc Julià, com uma excelente iniciativa individual, fez o 2-2 e voltou a colocar os espanhóis em zona de apuramento. Porém, momentos depois, Gonçalo Alves, com espaço, disparou um autêntico míssil e devolveu a vantagem aos dragões. Volvidos alguns instantes, Telmo Pinto viu um cartão azul após uma falta cometida sobre Joan Salvat. Marc Julià foi o escolhido para a conversão do livre-direto e com uma bela execução assinou o 3-3. 

Desta feita, o encontro ganhou mesmo outra intensidade e ritmo. Desta forma não é de estranhar que, numa situação de transição rápida, César Carballeira tenha feito falta para grande penalidade sobre Rafa, tendo ainda visto um cartão azul. Hélder Nunes, chamado à conversão do pénalti, acabou por stickar ao lado.

Em situação de superioridade numérica, o Porto foi colecionando oportunidades, mas acabou por ser através do stick de Hélder Nunes que surgiu o 4-3 para os azuis e brancos. Ballart ainda tocou no esférico, mas não foi o suficiente para impedir o quarto golo portista.

Com o final do encontro cada vez mais próximo, o Reus começou a subir na pista, defendo mais alto de forma a tentar recuperar o esférico o mais rápido possível. Mudança tática que abriu ainda mais a partida e tornou o perigo num elemento comum em redor de cada baliza. Na frente do marcador, o Porto começou a gerir a partida, circulando entre os seus jogadores, atacando mais pela certa. 

A faltar pouco mais de um minuto para o fim, contra-ataque rápido dos dragões e Hélder Nunes, com possibilidade de visar a baliza de Ballard, voltou a fazer uso da sua forte stickada e apontou o 5-3. Golo que praticamente acabou com as esperanças de apuramento do Reus. 

Mesmo com pouquíssimo tempo para se jogar, o Reus arriscou tudo apostando no cinco para quatro. Contudo, já com Càndid Ballard de regresso à baliza, Hélder Nunes, assistido por Reinaldo Garcia, fixou o resultado final em 6-3.

Terminado o encontro, o Porto venceu o Reus por 6-3 e conquistou o primeiro lugar do grupo C. Numa partida onde o conjunto espanhol procurou sobretudo defender, quando teve de arriscar para tentar manter o segundo lugar e o respetivo apuramento para os quartos de final, acabou por dar espaços na sua defesa e os dragões aproveitaram. Desta forma, com este desfecho, os azuis e brancos ajudaram ainda o Amatori Lodi, que venceu em casa os franceses do Saint Omer por 7-1, a seguir para próxima fase da Liga Europeia.

Nos outros grupos, começando pelo A, a Oliveirense recebeu e venceu o Follonica por 6-5 e carimbou o apuramento para os quartos de final. No grupo B, com tudo já definido, o Sporting rodou a equipa e goleou os alemães do Germania Herringen por 10-2. No grupo D, o Benfica recebeu e também goleou os suíços do Montreux igualmente por 10-2. No outro jogo do grupo, o Noia bateu o Monza por 7-2 e segue com as águias para os quartos.

Os encontros dos quartos de final, que se vão jogar nos dias 23 de março e 6 de abril, já estão definidos sendo os seguintes: 

  • CE Noia-FC Barcelona
  • Amatori Lodi-Sporting CP
  • Forte dei Marmi-FC Porto
  • UD Oliveirense-SL Benfica 

FC Porto: 1-Carles Grau (GR), 9-Rafa, 57-Reinaldo Garcia, 77-Gonçalo Alves e 78-Hélder Nunes (CAP.); Jogaram ainda: 5-Telmo Pinto, 7-Giulio Cocco e 18-Poka

Reus Deportiu: 1-Càndid Ballard (GR), 5-Joan Salvat (CAP.), 14-Tiago Rafael, 15-Marc Julià e 55-César Carballeira; Jogaram ainda: 2-Joan Escala, 17-Cristian Rodríguez, 27-Alex Rodríguez

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.