Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia cede Korede Osundina a clube da Segunda Liga Turca

Após duas épocas em Rio Maior, Korede Osundina foi emprestado pelo Casa Pia ao Muglaspor, clube que compete na Segunda Liga Turca.

Neco Williams renova contrato com o Nottingham Forest: eis a duração

Neco Williams tem novo contrato no Nottingham Forest. Lateral de 25 anos assinou vínculo válido de quatro épocas até 2030.

Nico Mantl rescinde com o Arouca após duas temporadas em Portugal

O Arouca chegou a acordo com o guarda-redes Nico Mantl para a rescisão de contrato. Alemão alinhou em 39 jogos pelos lobos.

Filipe Luís reage à vitória do AS Mónaco em Paris e enaltece Luis Enrique: «Não é apenas o melhor treinador do mundo, é um...

O AS Mónaco ganhou em Paris com reviravolta na segunda parte. Filipe Luís reagiu ao jogo e deixou elogios a Luis Enrique.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique relembra derrota frente ao Sporting para explicar desaire na Ligue 1: «É o jogo típico em que és melhor do que o...

Luis Enrique utilizou a derrota em Alvalade para explicar o mau arranque de temporada do PSG, após escorregar frente ao AS Mónaco.

Bruno Pinheiro e o Gil Vicente x Académico de Viseu: «Queremos ir ganhar a Barcelos»

O Académico de Viseu vai a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente na Primeira Liga. Fica com declarações de Bruno Pinheiro.

Nuno Dias: «Queremos voltar a ganhar tudo aquilo que já conseguimos e tentar vencer o que não conseguimos no ano passado»

O Sporting vai enfrentar este sábado o Benfica na Supertaça de Futsal. Fica com declarações do treinador Nuno Dias.