Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Moisés confirmado como reforço do Santos

Moisés foi oficializado como o mais recente reforço do Santos. A tentação de voltar a ser orientado por Juan Pablo Vojvoda pesou na decisão do jogador.

Jhonatan Siqueira está de volta ao Brasil para representar o Athletic

O Athletic confirmou a contratação de Jhonatan Siqueira. O guarda-redes chega proveniente do Pakhtakor do Uzbequistão e volta ao Brasil passado quase 10 anos.

Corinthians confirma a renovação de Fabricio Angileri até ao final da temporada

Corinthians acertou a renovação com Fabricio Angileri por mais uma temporada. O lateral estava sem clube e decidiu voltar ao Timão.

Geny Catamo: há novidades em relação ao seu futuro e treinador português esteve interessado nos seus serviços em janeiro

Geny Catamo transformou-se numa das peças mais importantes do Sporting e vai renovar o seu contrato até ao verão de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Sampaoli despedido do Atlético Mineiro

Jorge Sampaoli já não é mais treinador do Atlético Mineiro. O técnico deixou o galo, após o empate caseiro frente ao Remo.

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.