Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Nicolás Otamendi deve ser convocado para a visita a Arouca apesar das limitações físicas

Nicolás Otamendi não tem sido poupado apesar das recentes limitações físicas e deve estar presente na convocatória para o encontro com o Arouca.

Imprensa espanhola aponta para o interesse do Barcelona em Pedro Neto

O Mundo Deportivo descreveu Pedro Neto como «um dos extremos da moda», avançando que o português atrai interesse do Barcelona pela sua polivalência.

Shai Gilgeous-Alexander atinge marco histórico na vitória frente aos Boston Celtics de Neemias Queta

Shai Gilgeous-Alexander tornou-se o primeiro jogador na história da NBA a chegar aos 127 jogos consecutivos a marcar pelo menos 20 pontos.

Souleymane Faye não desiste da eliminatória frente ao Bodo/Glimt: «Até ao fim, em casa tudo é possível»

Souleymane Faye fez uma publicação nas suas redes sociais, na qual mostrou o seu otimismo para a segunda mão dos oitavos-de-final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espirito Santo elogia português e deixa mensagem de apoio a Antonín Kinsky: «Espero que ele consiga recuperar. É definitivamente a posição mais solitária...

Nuno Espirito Santo abordou o caso de Antonín Kinsky e falou sobre a época do português, Mateus Fernandes.

Leonardo Jardim: «Engraçado que uma das primeiras coisas que me disseram é que o Lucas Paquetá pelo lado direito não funciona. Eu disse “vamos...

Leonardo Jardim em declarações à imprensa brasileira, abordou o desenho tático do Flamengo, especialmente o posicionamento de Lucas Paquetá.

Antigo selecionador da Ucrânia usa Georgiy Sudakov como exemplo para dizer: «Jogadores ucranianos não são adequados para as equipas de topo»

József Szabó referiu que jogadores ucranianos não têm a intensidade suficiente para jogar no futebol de topo europeu, usando os exemplos de Georgiy Sudakov e Illya Zabarnyi.