Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Joga pela França e respondeu a Lamine Yamal: «Pode dizer o que quiser… Não temos medo de ninguém»

Ibrahima Konaté respondeu a Lamine Yamal, com o França x Espanha no horizonte. É jogo das meias-finais do Mundial 2026.

Manchester United interessado em médio internacional francês que está no Mundial 2026

O Manchester United olha com interesse para Manu Koné. Internacional francês, que joga na AS Roma, encontra-se no Mundial 2026.

Illan Meslier é reforço do Arsenal

Arsenal oficializa a contratação de Illan Meslier ao Leeds. O guarda-redes francês assina contrato até 2028 com mais um ano de opção.

Fran García deixa Real Madrid de José Mourinho e tem novo clube

Real Betis anuncia a contratação de Fran García. O defesa lateral espanhol assina um contrato válido até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Paolo Maldini volta a seleção italiana

Federação italiana de futebol escolheu Paolo Maldini como novo diretor técnico. A seleção italiana não quer falhar o Mundial 2030.

André Horta assina em definitivo com UD Almería

UD Almería aciona opção de compra de André Horta. O médio português assina um contrato válido para as próximas três temporadas.

Sporting: Alexandre Brito assina em definitivo com o Pafos

Pafos oficializa a contratação de Alexandre Brito. O jogador...