Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho comenta transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma: «É um dos maiores talentos do futebol português e vai agradar muito aos...

José Mourinho falou sobre a transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma e destacou o médio como um dos maiores talentos do futebol português.

Alessandro Circati já está em Lisboa para reforçar o Benfica

Alessandro Circati já está em Lisboa para ser anunciado reforço do Benfica. O defesa australiano vai custar cerca de 20 milhões de euros.

José Mourinho rendido a jogador do Real Madrid: «Faz-me rir nos treinos porque é demasiado bom e está num nível estratosférico»

José Mourinho mostrou-se rendido às qualidades de Kylian Mbappé na primeira grande entrevista desde que assumiu o comando do Real Madrid.

José Mourinho explica a razão pela qual Rodri Hernández não rumou ao Real Madrid: «As dúvidas do Rodrigo fizeram-me duvidar também»

José Mourinho confirmou o interesse do Real Madrid em Rodri Hernández e explicou por que razão o médio não rumou aos merengues.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma anuncia contratação de Rodrigo Mora: médio já tem número definido para a temporada

A AS Roma anunciou a contratação de Rodrigo Mora. O médio português deixou o FC Porto e assinou contrato até 2031 com os italianos.

FC Porto oficializa transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma: eis os pormenores

O FC Porto confirmou a transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma. Os dragões divulgaram todos os pormenores do negócio em comunicado.

Luis Suárez admite deixar o Sporting, mas leões não abrem mão dos 80 milhões de euros da cláusula

Luis Suárez admite deixar o Sporting, mas os leões pretendem receber os 80 milhões de euros da cláusula de rescisão.