Paris 2024, Atletismo #7: No Triplo Salto, a três centímetros de repetir o ouro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal começa a ter tradição em grandes prestações olímpicas no triplo salto. Depois do ouro de Nelson Évora em Pequim 2008 e de Pedro Pablo Pichardo em Tóquio 2020, em 2024, o atleta luso-cubano era um dos candidatos a ganhar à competição olímpica.

Pichardo tinha bem estudado a lição para a final. No primeiro salto, chamada que poderia ter sido mais próxima da linha, fez logo o salto com maior comprimento que iria atingir, 17 metros e 84 centímetros. Contudo, também o espanhol Diaz Fortún atingiu a marca que lhe iria levar ao ouro olímpico, 17 metros e 86 centímetros.

Hernández conseguiu ainda em dois saltos atingir a melhor marca de Pichardo. 

De referir que Pedro Pablo Pichardo fez 17,98 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe permitiu chegar ao título olímpico. Aos 31 anos, será que o atleta estará já em declínio competitivo?

O que parece certo é que as várias polémicas em que se envolve, desde as questões contratuais com o clube, a polémica com o campeão olímpico nacional em triplo salto em 2008, Nelson Évora, ou a falta de apoio que sente do país, influenciam negativamente os desempenhos do atleta.

Falta alguma moderação a Pichardo, mas se conseguir ultrapassar algumas destas divergências, pode definitivamente marcar presença em Los Angeles 2028. Por último, tem de se destacar o facto de os medalhados masculinos no triplo salto serem todos cubanos naturalizados por países europeus. Algo que deve fazer pensar Cuba para a dificuldade em manter o talento nacional.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio por Jonathan Jesus acelera: Agente negoceia com o Benfica em Lisboa

O jornal Record avança que o agente de Jonathan Jesus vai reunir com Rui Costa e Mário Branco para discutir a possível transferência para o Benfica.

FC Porto: eis o tempo de paragem de Jan Bednarek

Jan Bednarek vai ficar de fora um mês. O defesa central está contas com um estiramento no ligamento lateral do joelho direito.

Marcelino Toral prepara-se para assumir o comando técnico do Al Ahli

O experiente técnico espanhol Marcelino Toral chegou a acordo com o Al Ahli para assumir a posição abandonada por Matthias Jaissle.

Missão (quase) cumprida: Benfica fecha composição de setor

O Benfica não vai reforçar o seu plantel com um novo ponta de lança, pese embora a provável saída de Franjo Ivanovic para o Hull City.

PUB

Mais Artigos Populares

Flensburg confirma contratação de 2 craques do Sporting para 2027/28

O Flensburg anunciou durante este domingo que assegurou as contratações de Martim Costa e Kiko Costa para 2027/28.

FC Porto: Jan Bednarek apresentou-se ao departamento médio e contou com companhia

Jan Bednarek apresentou-se no Olival durante este domingo, enquanto que os outros jogadores aproveitaram a folga.

Mateus Fernandes e o reencontro com Pedro Porro: «A maneira como falou comigo e com a minha família foi muito importante»

Mateus Fernandes falou sobre a importância do antigo colega no Sporting, Pedro Porro, para a concretização da transferência para o Tottenham.