Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

O Rio’2016 acabou e Portugal não teve uma grande prestação, a verdade é esta. Partiu-se com boas esperanças mas os resultados, em alguns casos, não foram os melhores, apesar de algumas boas surpresas como José Carvalho no K1 Slalom.

Estivemos perto das medalhas em vários casos mas o facto é que apenas trouxemos uma medalha do Rio’2016, quando o objetivo seria duas, segundo o contrato-programa existente, logo não podemos dizer que tenha sido positiva a presença no Brasil.

Em Londres’2012 Portugal conseguiu uma prata e nove diplomas, enquanto este ano, no Rio’2016, conseguiu um bronze e 10 diplomas, um resultado que para as entidades oficiais é melhor e que tendo a concordar, apesar da medalha conquistada ser de um nível inferior. No entanto, no final saímos do Brasil como entrámos, uma medalha por edição, o que é manifestamente pouco, muito pouco, para um país como Portugal. A desculpa de país pequeno não pega, esta não é razão para tão poucas medalhas na nossa longa história olímpica.

Portugal ficou em último no ranking de medalhas Fonte: Google
Portugal ficou em último no ranking de medalhas
Fonte: Google

O certo é que agora a sociedade critica tudo e todos por apenas uma medalha, os Desportistas criticam tudo e todos pela falta de condições mas na realidade ninguém faz nada para mudar esta situação.

As expectativas saíram defraudadas mais uma vez, como saíram em 2012, mas porquê? A maioria culpa a falta de condições de treino e de apoios monetários, são importantes, sim, mas não são únicas, são talvez apenas uma das partes mais visíveis do problema, que, infelizmente, penso que agora só voltará a ser levantado no pós Tóquio’2020, quando nos voltarmos a perguntar porque não obtivemos bons resultados, esquecendo que não fizemos nada enquanto sociedade para mudar os resultados.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fabian Schar renova pelo Newcastle por mais uma época

O internacional suíço Fabian Schar, de 34 anos, prolonga a sua ligação com o Newcastle, por mais uma época.

Bebeto renova por mais uma época com o Tondela

O defesa brasileiro Bebeto, de 36 anos, vai entrar na sétima temporada consecutiva no Tondela, apesar da descida à Liga 2.

Lateral-esquerdo associado a Benfica e FC Porto reforça clube saudita até 2029

O lateral-esquerdo marroquino Souffian El Karouani, que chegou a ser associado ao Benfica e ao FC Porto, foi oficializado no Al Qadsiah.

André Sousa despede-se do futsal com homenagem no Pavilhão da Luz

André Sousa colocou um ponto final na carreira de jogador aos 40 anos e foi homenageado no Pavilhão da Luz

PUB

Mais Artigos Populares

Manga Foe-Ondoa deixa Estoril Praia e ruma ao Monza

O Estoril Praia confirmou a transferência de Manga Foe-Ondoa para o AC Monza. O francês deixa os canarinhos após duas temporadas.

Reinaldo deixa o Santa Clara e reforça o Levski Sofia

O Levski Sofia, campeão búlgaro, confirmou a contratação do avançado brasileiro Reinaldo, proveniente do Santa Clara.

Portimonense anuncia saída de Tiago Fernandes do comando técnico da equipa

Tiago Fernandes deixou o comando técnico do Portimonense. O treinador despede-se após garantir a manutenção.