Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

O Rio’2016 acabou e Portugal não teve uma grande prestação, a verdade é esta. Partiu-se com boas esperanças mas os resultados, em alguns casos, não foram os melhores, apesar de algumas boas surpresas como José Carvalho no K1 Slalom.

Estivemos perto das medalhas em vários casos mas o facto é que apenas trouxemos uma medalha do Rio’2016, quando o objetivo seria duas, segundo o contrato-programa existente, logo não podemos dizer que tenha sido positiva a presença no Brasil.

Em Londres’2012 Portugal conseguiu uma prata e nove diplomas, enquanto este ano, no Rio’2016, conseguiu um bronze e 10 diplomas, um resultado que para as entidades oficiais é melhor e que tendo a concordar, apesar da medalha conquistada ser de um nível inferior. No entanto, no final saímos do Brasil como entrámos, uma medalha por edição, o que é manifestamente pouco, muito pouco, para um país como Portugal. A desculpa de país pequeno não pega, esta não é razão para tão poucas medalhas na nossa longa história olímpica.

Portugal ficou em último no ranking de medalhas Fonte: Google
Portugal ficou em último no ranking de medalhas
Fonte: Google

O certo é que agora a sociedade critica tudo e todos por apenas uma medalha, os Desportistas criticam tudo e todos pela falta de condições mas na realidade ninguém faz nada para mudar esta situação.

As expectativas saíram defraudadas mais uma vez, como saíram em 2012, mas porquê? A maioria culpa a falta de condições de treino e de apoios monetários, são importantes, sim, mas não são únicas, são talvez apenas uma das partes mais visíveis do problema, que, infelizmente, penso que agora só voltará a ser levantado no pós Tóquio’2020, quando nos voltarmos a perguntar porque não obtivemos bons resultados, esquecendo que não fizemos nada enquanto sociedade para mudar os resultados.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno preparado para o embate com o Benfica: «Vamos lá para competir e estou muito motivado»

João Nuno fez a antevisão ao encontro entre o Estrela da Amadora e o Benfica, no próximo domingo, num jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.

Portugal goleia Itália na abertura do Europeu de Futsal

Este sábado, no primeiro jogo do Europeu de Futsal, Portugal venceu Itália por 4-2, com um bis de Kutchy.

Benfica sobre o que se passou no Seixal: «Conversa decorreu num ambiente de enorme respeito, cordialidade e espírito construtivo»

O Benfica fez um comunicado oficial sobre a deslocação de cerca de 200 adeptos ao Benfica Campus. Eis a situação.

Onde ver o Benfica x Estrela Amadora para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber este domingo o Estrela Amadora na jornada 19 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: GD Chaves volta a pontuar após 3 derrotas consecutivas

O GD Chaves empatou 2-2 com o Lusitânia de Lourosa na jornada 19 da Segunda Liga. Foi o primeiro dos três jogos do dia.

Eddy Doué é primo de Désiré Doué e é reforço do Estrela da Amadora

Eddy Doué é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O jovem médio, primo do Golden Boy, Désiré Doué, chegou à Reboleira proveniente do PSG.

RB Salzburgo empresta Rocco Zikovic à UD Leiria até ao final da temporada

Nesta quarta feira, o União de Leiria anunciou o seu terceiro reforço neste mercado de transferências, Rocco Zikovic. O defesa central croata é mais um jogador para o eixo defensivo dos unionistas.