Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

- Advertisement -

É caso para dizer que neste «Sonho do Olimpo» “quem corre por gosto não cansa”. Seja pelos nossos atletas, e, consequentemente, os nossos personagens, seja por nós, que continuamos a dar o prazer da uma boa leitura sobre os acontecimentos dos Jogos Olímpicos. Foi a correr que a bandeira de Portugal subiu ao topo dos topos e «a Portuguesa» soou alto e a bom som. O asfalto norte-americano viu, sentiu e deu um ouro olímpico e uma futura campeã olímpica – uma medalha de ouro que chegou, quatro anos depois.

Uma viagem aos anos 80 que, no início da década, nos permitiu visitar o primeiro país comunista, União Soviética, a organizar os Jogos Olímpicos e, logo depois, fomos aos Estados Unidos capitalista para a edição seguinte. A incoerência, a disputa, a vontade de querer ser melhor a todo o custo, a divisão em dois blocos, tudo e mais alguma coisa. Uma reflexão sobre o Mundo na altura… Não há certo, nem errado, mas há uma certeza: que as competições não são para serem usadas por motivos políticos, mas sim desportivos.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Bétis oficializa a saída de três jogadores

O Real Bétis anunciou a saída de três jogadores do seu plantel. Ricardo Rodríguez, Chimy Ávila e Cédric Bakambu estão sem clube por enquanto .

FIFA confirma bola da final do Mundial

A FIFA anunciou a bola da final do Mundial 2026. A Trionda será preta, branca e dourada ao invés do azul, vermelho e verde.

Riyad Mahrez deixa o Al Ahli

Riyad Mahrez rescindiu contrato com o Al Ahli depois de três anos. O avançado argelino ainda tinha mais um ano de contrato com os sauditas.

La Liga: Carlos Corberán renova com o Valência até 2028

O Valência chegou a acordo para a renovação de Carlos Corberán. Técnico de 43 anos tem agora vínculo até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Queiroz deixa o Gana

Chegou ao fim a passagem de Carlos Queiroz pela seleção do Gana. O treinador português terminou contrato com os Black Stars.

Francesco Farioli não quer acelerar recuperação de jogador: «Não haverá atalhos»

Francesco Farioli falou sobre a recuperação de Samu Aghehowa. O ponta de lança lesionou-se de maneira grave em 2025/26.

PSG empresta guarda-redes ao CD Nacional

O CD Nacional oficializa a chegada de Renato Marín. O guarda-redes chega por empréstimo de uma temporada do PSG.