Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

- Advertisement -

É caso para dizer que neste «Sonho do Olimpo» “quem corre por gosto não cansa”. Seja pelos nossos atletas, e, consequentemente, os nossos personagens, seja por nós, que continuamos a dar o prazer da uma boa leitura sobre os acontecimentos dos Jogos Olímpicos. Foi a correr que a bandeira de Portugal subiu ao topo dos topos e «a Portuguesa» soou alto e a bom som. O asfalto norte-americano viu, sentiu e deu um ouro olímpico e uma futura campeã olímpica – uma medalha de ouro que chegou, quatro anos depois.

Uma viagem aos anos 80 que, no início da década, nos permitiu visitar o primeiro país comunista, União Soviética, a organizar os Jogos Olímpicos e, logo depois, fomos aos Estados Unidos capitalista para a edição seguinte. A incoerência, a disputa, a vontade de querer ser melhor a todo o custo, a divisão em dois blocos, tudo e mais alguma coisa. Uma reflexão sobre o Mundo na altura… Não há certo, nem errado, mas há uma certeza: que as competições não são para serem usadas por motivos políticos, mas sim desportivos.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Santos recorda conquista do Euro 2016: «Continuo a sentir o mesmo orgulho»

Fernando Santos recorda a conquista do Euro 2016. Portugal ganhou a competição há precisamente 10 anos.

Selecionador de Marrocos: «Queríamos ir mais longe e ganhar o Mundial, mas estamos desapontados e há que aceitar»

Mohamed Ouahbi, selecionador de Marrocos, reagiu à derrota contra França e lamentou a eliminação nos quartos de final do Mundial 2026.

Kylian Mbappé após passagem da França: «Só há uma maneira de relaxar… vencendo»

Kylian Mbappé reagiu ao França x Marrocos. Avançado marcou golo e fez assistência no triunfo de 2-0, que carimbou passagem.

Didier Deschamps: «Esta vitória perante uma grande seleção marroquina foi a confirmação do que temos feito até agora»

Didier Deschamps fez a análise ao França x Marrocos. Seleção francesa venceu por 2-0 e qualificou-se para as meias-finais do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal e o Mundial 2026: «Todo o mundo sabe quem é o Messi, mas ninguém esperava este nível tão alto»

Lamine Yamal deu uma entrevista antes do Espanha x Bélgica. Duelo ocorre esta sexta-feira pelas 20h00 e é para os quartos de final do Mundial 2026.

Benfica pode chegar aos 25 milhões de euros por João Palhinha: eis o que diz a imprensa nacional

O Benfica está interessado em contratar João Palhinha. Negócio é «completo» e pode chegar aos 25 milhões de euros, diz a imprensa nacional.

Jorge Andrade e os treinadores que já teve: «Jorge Jesus é 10 vezes melhor do que os outros todos»

Jorge Andrade fala sobre os treinadores que já teve e coloca Jorge Jesus no patamar mais alto. «10 vezes melhor do que os outros».