Antevisão Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Os portugueses em ação

    ANDEBOL

    Após sangue, suor e lágrimas, a Seleção de Andebol Portuguesa conseguiu um apuramento inédito para os Jogos Olímpicos. Ainda com a morte incompreensível de Quintana presente na mente de todos, Portugal venceu o jogo decisivo com a França, por um golo, e garantiu a presença em Tóquio.

    Para este torneio, o selecionador Paulo Pereira convocou 17 jogadores, sendo que, inicialmente, fora deste lote, o nome mais sonante era o de Gilberto Duarte; no entanto Alexandre Cavalcanti é baixa de última hora, devido a uma lesão no tornozelo. Deste modo, o Comité Olímpico de Portugal (COP) tentará substituí-lo por Gilberto.

    Ainda assim, Portugal conta com imensos jogadores talentosos, dos quais se destacam Miguel Martins (atualmente no Pick Szeged, da Hungria), André Gomes (Mt Melsungen, Alemanha) e Rui Silva (FC Porto), que será o capitão da Seleção.

    Nos Jogos Olímpicos, o torneio envolve doze seleções, dividas por dois grupos de seis, sendo que os quatro primeiros de cada grupo avançarão depois para os quartos-de-final.

    No seu grupo, Portugal evitará confrontos com conhecidos tubarões como Alemanha, França e Espanha, mas enfrentará tanto a Suécia como a Dinamarca, equipas que, no início deste ano, foram as finalistas do Campeonato do Mundo de Andebol (donde os dinamarqueses saíram vencedores).

    Os adversários de Portugal na fase de grupos serão: Bahrain, Dinamarca, Egito, Japão e Suécia. Para além dos duelos com as equipas nórdicas, o embate frente ao Egito também se afigura como um dos mais complicados.

    Portugal inicia a sua participação no dia 24 de julho, frente ao Egito, às 11:30. Jogará depois a cada dois dias, sendo o último jogo no dia 1 de agosto, contra o Japão, à 1:00. Todos os jogos serão transmitidos em direto na RTP2.

    Infelizmente, o sonho da Seleção Portuguesa de Andebol sofreu alguns problemas ainda antes de começar. A 11 mil quilómetros do destino final, a equipa sentiu na pele o impacto da greve da Groundforce no aeroporto de Lisboa, que resultou no cancelamento de centenas de voos.

    A solução do COP foi alugar um autocarro para transportar a comitiva (assim como o skatista Gustavo Ribeiro e os tenistas João Sousa e Pedro Sousa) até ao Algarve, onde apanharam um voo fretado até Paris, e da capital francesa partiram para Tóquio. Toda esta operação custou mais de 60 mil euros.

    Desde então, a equipa tem-se habituado à vida na Aldeia Olímpica sem, no entanto, terem muitas possibilidades de saírem da mesma ou de conviverem com atletas de outros países, devido às restrições impostas pela pandemia.

    Na preparação para estes Jogos, Portugal jogou frente ao Brasil (perdendo por 28-34) e a Espanha (vencendo por 32-31). Já em Tóquio, na madrugada do dia 21 de julho, Portugal venceu a Argentina por 31-28, naquele que foi o último teste antes da tão aguardada estreia nos Jogos Olímpicos.

    Esta é a melhor geração que Portugal já teve no Andebol; depois de participações bem conseguidas no Mundial e no Europeu, e de vitórias sonantes frente a seleções como França, Espanha e Suécia, não há dúvidas de que esta Seleção pode fazer frente a qualquer equipa do mundo.

    A nossa Seleção já alcançou muito, mas o melhor ainda pode estar por vir.

    Afonso Viana Santos

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.